Autor Tópico: Quem sabe ensinar, sabe fazer?  (Lida 25950 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #60 Online: 02 de Março de 2010, 14:05:54
Recordando que agradeço a deus por ter sido sempre mau aluno, não consigo dissociar o ato de aprender do aluno.
Revendo a atitude de meus professores, percebo que os mais criticados geralmente são os que ensinam aquela coisa intangível que não faz parte da técnica.
Gostaria de enteder o por que disso. O Ivan me deu uma ótima visão da coisa ao falar da ingratidão. Será algo mais que isto?

O grande problema emocional é ser difícil ao homem valorizar aquilo que não tem, pois equivale a reconhecer uma falta em si. Quando mais maduro, isso pode ser transformado em admiração, uma boa alquimia de sentimentos, mas é comum esse sentimento de falta tranformar-se em uma espécie de raiva em relação a quem tem aquilo que a pessoa não tem.

Sob certo ponto de vista, isso é chamado de inveja, mas em um nível mais profundo é uma atitude de desvalorizar o que não possui e não tem força ou disciplina para obter. No modelo virtuoso, quando se nota outro ser humano saber algo não sabido por nós, procuramos obter conhecimento análogo, ou então somente admiramos. É facil admirar um grande jogador de futebol, pois não somos mesmo isso, mas é menos fácil admirar alguém que nos parece perto demais, cujos saberes misturam-se na área onde pensamos ter fluência.

Então, é mais comum ao perceber essa falta começar a buscar defeitos naqueles em quem identifica algo que não tem. Fulano é isso, mas... E é um mas atrás do outro, com o objetivo simples de diminuir o sentimento de falta. Por isso a gratidão é privilégio dos que sabem identificar em si a qualidade dos sentimentos, e sabem recusar em si os sentimentos negativos derivados da falta.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #61 Online: 02 de Março de 2010, 14:09:12
[--- Editado - Regra 2.1 e 2.5 ---]
[--- Editado - Regra 2.1 ---] Não comparei minhas fotos ou minha capacidade com a desse Terry. Comparei com as fotos do Sebastião Salgado e do Steve McCurry. Disse que esse estilo de foto que você gosta é um lixo pra mim. As fotos desse cara são muito feias. São horríveis. E daí se ele é bem pago pra isso e se é reconhecido? Pra mim e para milhões de fotógrafos, as fotos dele continuam sendo horrorosas. Porém, todo ramo de atividade encontra um nicho de mercado. Ele encontrou em você um de seus admiradores. Que bom para vocês. Isso não vai mudar minha vida também. Continuo admirando os fotógrafos que eu gosto e as fotografias que curto e você admira os teus.
[--- Editado - Regra 2.1 ---]

Tópico onde você nunca teve coragem de enunciar o verdadeiro propósito. Ficou de rodeios, de indeterminações, enfim, lhe faltou coragem para criticar diretamente, e se escondeu em tibiezas e dicções vagas.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 14:31:20 por Leo Terra »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #62 Online: 02 de Março de 2010, 14:12:20
Isso já virou desperdício de bit. :P


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #63 Online: 02 de Março de 2010, 14:17:52
Isso já virou desperdício de bit. :P

Também acho, aliás, é assim desde o início.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #64 Online: 02 de Março de 2010, 14:51:56
Quem sabe ensinar e um bom professor
Quem sabe fazer e um bom profissional.
Nao tem nada a ver uma coisa com outra,
porem ha variaveis.
Profissionais sem didactica nem pedagogia nenhuma, nao sabem ensinar.
Professores cheios disso so sabem teorizar
e por ai vai!!!!
Isto nao e questao da fotografia, se refere a todas as areas do conhecimento.
Abs.
Angelo.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 02 de Março de 2010, 14:52:55
[--- Editado - Regra 2.1 ---]
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 23:57:54 por Leo Terra »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #66 Online: 02 de Março de 2010, 16:58:06
[--- Editado - Regra 2.4 ---]
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 23:58:11 por Leo Terra »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 02 de Março de 2010, 17:16:28
Leo, vou pedir sua permissão para postar aqui sua mensagem que enviou-me no privado. Estou fazendo isso apenas para responder a você e a todos os ofendidos de uma vez só. Se quiser pode editar também. Na boa.

MP que o Leo Terra enviou-me:

Opa Guto, tudo bem?
Então, estava lendo lá aquela sua postagem e queria confessar que a princípio não havia postado nada por acreditar que tivesse sido dirigida a mim (para falar a verdade ainda acho). Mas percebi que vários outros usuários tiveram a mesma impressão (como o caso do Ivan). Não sei a quem você se referia, mas a palavra artigos deixou o grupo de usuários muito restrito. O que certamente fez com que este grupo se sentisse pessoalmente citado em sua postagem.
Não sei se foi sua intenção, mas acho válido que você considere esta questão ou até mesmo deixe-a mais clara, para evitar que as controversas se aprofundem. Já tive pedidos para exclusão do tópico, tive um bom trabalho editando ele para deixá-lo mais ameno, pois acho que a discussão já rendeu coisas bem interessantes.
Abraços, Leo.


Primeiro, quero lhe agradecer pela formato educado da sua mensagem. Isso só aumenta o respeito que tenho a você. Cortesia é algo interessante.  :ok:

Leo, lembrando agora que você administra um curso de fotografia, penso que você é o único aqui que poderia se sentir ofendido com meu post. Não conheço outros professores de fotografia aqui no fórum. Quando abri o post, não imaginava que existem tantos professores no fórum assim que poderiam se ofender com esse tema. Falo isso com sinceridade.
Fora você e o Ivan, gostaria de saber quem mais se ofendeu com o tópico e quem pediu para que ele fosse excluído? Se foram alguns pedidos (no plural), então foram várias pessoas. Gostaria de saber quem foram essas pessoas. Fico imaginando o motivo de excluírem esse tópico. O único motivo que vejo são as farpas trocadas com o Ivan que é um assunto à parte. Isso já foi editado. O resto é liberdade de expressão. Não citei nomes porque não há nomes. Apenas levantei uma questão para se debater. Há alguma restrição quanto aos assuntos criados?
Veja que na introdução do post dei exemplos de professores que tive no meu curso acadêmico de engenharia. Nunca tive professores de fotografia. O motivo que me levou abrir esse post foi minha curiosiade à respeito do assunto. Não tenho interesse algum em alfinetar ninguém. Não conheço o Ivan, não lhe conheço e respeito os dois. O problema entre o Ivan e eu parece que vai além do fórum porque ele é uma pessoa de personalidade forte e muito sensível.
Bem vou repetir aqui: Não direcionei esse tópico para o Ivan, você ou outro qualquer do fórum. Levantei uma questão polêmica. Novamente, parece que toquei na ferida de alguns. Quanto a isso não posso fazer nada. Vocês podem excluir o tópico mas acho bobagem. Não vou mais interferir nele. Tem coisas interessantes aqui, como você mesmo citou.
Desculpe-me pelos transtornos.
Abraços
Guto
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 17:20:21 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 02 de Março de 2010, 17:22:57
[--- Editado - Regra 2.4 ---]
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 23:59:11 por Leo Terra »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #69 Online: 02 de Março de 2010, 17:54:34
Só deixando claro que não pedi exclusão do tópico nem enviei nenhuma mensagem em PVT a nenhum moderador.

Quanto ao dito pelo Leo, é evidente que a redação de uma crítica com endereço indeterminado é uma forma de atacar a todos e depois dizer que não está atacando ninguém. Qualquer pessoa percebe isso, [--- Editado - Regra 2.1 ---]

Repito aqui minha outra opinião: atacar quem ensina é uma mistura de defesa da ignorância com sentimentos negativos que não têm coragem de se expressar diretamente. Depois de tanto escrever, sendo poucos os que aqui publicam artigos, já o autor do tópico afirma que não se referia a mim nem ao Leo, então, referia-se a quem? Se não era a ninguém, qual o sentido do tópico?

As motivações do tópico são confusas porque o autor não as explicita, mantendo-se protegido nessa ambiguidade que atinge a todos e depois esquivando-se e dizendo "mas não é com você". Assim é fácil. É um truque velho, é um truque que permite "dar uma sacaneadinha" e depois tirar o corpo fora.
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 00:01:28 por Leo Terra »


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 02 de Março de 2010, 18:18:40
Isto é arte fotográfica?
Paz pessoal. :ok:

 Vamos fotografar mais e falar menos.  :D
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 18:19:54 por Ricardo Leite »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #71 Online: 02 de Março de 2010, 18:20:18
Isto é arte fotográfica?

Seguramente não, mas foi um ataque indiscriminado feito pelo autor do tópico camuflado de arte fotográfica.

Não se deve questionar quem se defende de um ataque, mas quem ataca.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #72 Online: 02 de Março de 2010, 18:34:53
Pra mim já saturou, bye
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 18:37:40 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #73 Online: 02 de Março de 2010, 18:37:57
Post acima editado, esse não fez sentido. rs

Paz para todos, inclusive para os mais rabugentos.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 18:39:39 por dondon »


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #74 Online: 02 de Março de 2010, 18:43:50
Dondon, foi mal, editei pq preferi não alimentar uma conversa que não leva a nada
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE