Autor Tópico: Direitos do Freelancer (segundo fotografo)  (Lida 36741 vezes)

RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 23 de Março de 2014, 22:48:24
 :ok:
Eu sou fotógrafo de casamentos e deixo os freelas usarem as fotos, por alguns motivos:

1 - eles têm direito, isso é óbvio

2 - já fui freela e sei da importância do portfolio para quem deseja tornar-se fotógrafo de marca própria

3 - esse motivo é o que mais me motiva a não implicar com o uso: se eu proibir o fotógrafo de usar as imagens, qual motivação ele terá para ralar, para conseguir boas fotos? Já que ele não poderá usá-las depois? Se eu deixo o cara usar, ele dará o sangue para conseguir boas fotos para o portfolio dele, então o nível do trabalho todo aumenta.

Mas eu tenho alguns clientes mais "complicados/discretos/chatos", então nesse caso eu peço para os fotógrafos não divulgarem as fotos na internet. Mas são poucos casos.

Bom senso é tudo!

abs

Vini
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #61 Online: 23 de Março de 2014, 22:57:48
Eu sou fotógrafo de casamentos e deixo os freelas usarem as fotos, por alguns motivos:

1 - eles têm direito, isso é óbvio

2 - já fui freela e sei da importância do portfolio para quem deseja tornar-se fotógrafo de marca própria

3 - esse motivo é o que mais me motiva a não implicar com o uso: se eu proibir o fotógrafo de usar as imagens, qual motivação ele terá para ralar, para conseguir boas fotos? Já que ele não poderá usá-las depois? Se eu deixo o cara usar, ele dará o sangue para conseguir boas fotos para o portfolio dele, então o nível do trabalho todo aumenta.

Mas eu tenho alguns clientes mais "complicados/discretos/chatos", então nesse caso eu peço para os fotógrafos não divulgarem as fotos na internet. Mas são poucos casos.

Bom senso é tudo!

abs

Vini


Usar como portfólio é um direito garantido.  Acho que o que incomodou o autor do tópico é que o fotográfo assistente  distribuiu as fotos com a logomarca dele próprio,  dando a impressão de que quem fez o casamento, aquele que foi contratado pelos noivos foi o assistente.  É esse o ponto que parece que não foi compreendido. Se eu fui contratado como assistente eu tenho todo o direito do mundo de mostrar esse meu trabalho como assistente. Ninguém pode impedir isso. Eu não posso mostrá-lo com o intuito de me promover como o fotografo principal da jogada. 


Agora percebam como são as coisas.  Aqui foi dito por alguns que o assistente deve se submeter a tudo até abrir mão de sua autoria ou co-autoria (o que é inconstitucional). Porque o  mundo é assim mesmo, tem muito assistente querendo trabalhar etcc. Mas esse mesmo mundo é o mesmo do facebook e da internet livre que possibilita um assistente se passar como fotográfo principal como ele bem entender. Um mundo sem ética é isso. Se alguém se conforma com essa selva, ok. Agora é incoerente ter uma postura de selvagem e exigir do outro cavalherismo.
« Última modificação: 23 de Março de 2014, 23:03:52 por Bantunes »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #62 Online: 23 de Março de 2014, 23:38:51

Usar como portfólio é um direito garantido.  Acho que o que incomodou o autor do tópico é que o fotográfo assistente  distribuiu as fotos com a logomarca dele próprio,  dando a impressão de que quem fez o casamento, aquele que foi contratado pelos noivos foi o assistente.  É esse o ponto que parece que não foi compreendido. Se eu fui contratado como assistente eu tenho todo o direito do mundo de mostrar esse meu trabalho como assistente. Ninguém pode impedir isso. Eu não posso mostrá-lo com o intuito de me promover como o fotografo principal da jogada. 


Agora percebam como são as coisas.  Aqui foi dito por alguns que o assistente deve se submeter a tudo até abrir mão de sua autoria ou co-autoria (o que é inconstitucional). Porque o  mundo é assim mesmo, tem muito assistente querendo trabalhar etcc. Mas esse mesmo mundo é o mesmo do facebook e da internet livre que possibilita um assistente se passar como fotográfo principal como ele bem entender. Um mundo sem ética é isso. Se alguém se conforma com essa selva, ok. Agora é incoerente ter uma postura de selvagem e exigir do outro cavalherismo.

Concordo.

No começo um dos fotógrafos começou a publicar as fotos que ele fazia comigo como se fosse um casamento de cliente direto dele.

Tipo: "fotografei o casamento da X com o Y", foi bem legal, no espaço Z, vejam as fotos:"

Achei que não estava pegando bem, pois dava a entender que o cliente era dele e ele foi o fotógrafo principal/contratado.

Dei esse toque e hoje em dia o fotógrafo continua publicando as fotos, mas escreve: "casamento X com Y, espaço Z". E fala, nesse casamento eu fotografei como segundo fotógrafo do Vini Brandini, etc.

Assim fica tudo claro, sem omissões, do jeito mais honesto possível.

Ele coloca a marca d'água nas fotos dele, mas eu não ligo, até porque eu não coloco marca d'água nas fotos, acho que estraga/poluí as imagens.

abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #63 Online: 24 de Março de 2014, 00:14:35

Eu sou fotógrafo de casamentos e deixo os freelas usarem as fotos, por alguns motivos:

1 - eles têm direito, isso é óbvio

2 - já fui freela e sei da importância do portfolio para quem deseja tornar-se fotógrafo de marca própria

3 - esse motivo é o que mais me motiva a não implicar com o uso: se eu proibir o fotógrafo de usar as imagens, qual motivação ele terá para ralar, para conseguir boas fotos? Já que ele não poderá usá-las depois? Se eu deixo o cara usar, ele dará o sangue para conseguir boas fotos para o portfolio dele, então o nível do trabalho todo aumenta.

Mas eu tenho alguns clientes mais "complicados/discretos/chatos", então nesse caso eu peço para os fotógrafos não divulgarem as fotos na internet. Mas são poucos casos.

Bom senso é tudo!

abs

Vini

A opinião mais sensata dessas duas últimas páginas de tópico. Bom senso é tudo.  :)

Não entendo direito porque tem fotógrafos que não deixam os freelas usarem as fotos, mas se eu faço freela pra alguém assim, eu respeito a decisão dele. Existem dezenas de motivos diferentes pro fotógrafo não deixar os freelas usarem as fotos, e isso diz respeito somente à ele. No meu site e no meu facebook eu uso apenas fotos minhas. E também só de clientes meus, nada de freelas. No meu flickr, como quero mostrar casamentos mais completos, uso fotos dos meus freelancers, mas dou crédito a cada um deles nas respectivas fotos.

Eu deixo os meus freelas usarem as fotos que quiserem, do jeito que quiserem. Só tenho 2 exigências: que digam que o cliente era meu (pra evitar quaisquer problemas com o cliente) e que só divulguem as fotos na rede depois de eu entrega-las ao cliente. Respeitando essas 2 exigências (que acho extremamente razoáveis), pode usar até como capa do site que eu não ligo.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #64 Online: 24 de Março de 2014, 00:37:11
Concordo.

No começo um dos fotógrafos começou a publicar as fotos que ele fazia comigo como se fosse um casamento de cliente direto dele.

Tipo: "fotografei o casamento da X com o Y", foi bem legal, no espaço Z, vejam as fotos:"

Achei que não estava pegando bem, pois dava a entender que o cliente era dele e ele foi o fotógrafo principal/contratado.

Dei esse toque e hoje em dia o fotógrafo continua publicando as fotos, mas escreve: "casamento X com Y, espaço Z". E fala, nesse casamento eu fotografei como segundo fotógrafo do Vini Brandini, etc.

Assim fica tudo claro, sem omissões, do jeito mais honesto possível.

Ele coloca a marca d'água nas fotos dele, mas eu não ligo, até porque eu não coloco marca d'água nas fotos, acho que estraga/poluí as imagens.

abs.

Exato, como você disse, quando as coisas ficam claras, cada um recebendo o crédito que lhe é devido, todos ficam satisfeitos e valorizados. Parabéns pela sua postura profissional.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #65 Online: 24 de Março de 2014, 00:56:15
E eu, como cliente, normalmente não autorizo o uso das imagens pelo fotógrafo. Não me agrada a ideia de imagens de um evento privado meu ficarem expostas por aí.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #66 Online: 24 de Março de 2014, 06:58:29
Prezados,

Com absoluto respeito a cada uma das opiniões gostaria de fazer o seguinte exercício, imaginem um fotografo recém chegado (daqueles que não sabem nem pra que lado esta ventando  :hysterical:) falando assim para o dono da empresa que esta dando uma oportunidade dele fotografar um casamento como terceiro fotografo (isso mesmo, terceiro, afinal não se espera muito dele ainda, certo? Ou vai dizer que você mandaria ele para o carro, um Rolls Royce bem antigo, que o aluguel custou o olho da cara, para fotografar a noiva e você ficaria la dentro da igreja esperando ela entrar? olha que não estou nem falando das fotos do altar - aliança, beijo, etc):

- Parceiro, o negocio é o seguinte, como voce sabe, a lei estabelece que a autoria da imagem é minha entao, para voce postar as minhas fotos como sendo de sua empresa voce tera que me pedir autorização por escrito. Ah, detalhe, em todas os tipos de postagem, caso voce ponha a sua logo devera deixar bem clara a minha autoria.

O que voces acham que o dono da empresa dira?

a) tudo bem, voce é quem manda, artista é sempre exigente mesmo,
b) entao vamos ali no meu escritório para voce fazer um contrato de cessão de direito de imagem especificando onde eu poderei usar a sua imagem e o tamanho da sua logo,
c) Ah, parceiro, acabei de saber que o padre é muito exigente e não permite mais de dois fotógrafos na igreja, e nunca mais te liga, isso se não falar "bem" de voce.

Particularmente, eu nao marcaria nenhuma das alternativas acima, desejaria uma boa sorte para ele e o dispensaria falando "na lata" o porque da dispensa.

Vejam, antes que me julguem, eu sou o cara que faz o freela, não sou o dono da empresa.

Como eu disse, sou MUITO grato pela oportunidade que tive, em especial com o Adam, que hoje me recebe em sua equipe, e faço o máximo para ele querer me chamar novamente.

Penso assim, quanto melhor eu trabalhar mais ele vai precisar de mim, mais ele vai querer me pagar bem, mais ele vai publicar que as fotos são minhas.  Eu duvido que uma empresa que contrata um freela fod@ (eu eu ainda NAO me incluo nesse clube mas um dia chego la) vai ficar tratando ele mal, passando ele para trás, e amarrando mixaria.

Duvido.

Agora, fotografo ruim tem aos litros (e por favor não me entendam mal, mas tem gente que fotografa ha anos e faz a mesma foto chapada e sem expressão, com o fotografado no centro do quadro, para não dizer mais. Acredite, tem até os que publicam livros - credo, nem a minha mulher aguentou as fotos daquele autor - jamais direi o nome, mas é brasileiro, e não fotografa ha pouco tempo não, ja teve anos e anos para aprender). Esses, se não acordarem para a realidade da fotografia hoje (ao menos a que eu vejo, ja pensei em abrir um post sobre isso para discutir, comparando as fotos de casamento de 15 anos atras e as de hoje, mas isso é para outra hora) tem mais é que na conseguir nem ser chamados para carregar bagagem.

Enfim, eu penso assim, produza e o reconhecimento uma hora vem. Não precisa ficar brigando com quem não precisa, especialmente se esse alguém vai te dar oportunidade.

é o que eu penso e espero, DE VERDADE, que ninguém se ofenda.

Um abraço.

 :ok: :ok:
As pessoas tem direitos e a lei nao muda de acordo com a qualidade do trabalho ou experiencia do cidadao.

E seu exemplo nao faz sentido algum. Se o terceiro fotografo eh tao ruim assim, pq a empresa/fotografo faz tanta questao de usar as fotos (ruim) dele? Faz tanta questao em nao dar creditos a ele mas sim associar as fotos (ruim) feitas por ele a empresa? Pq faz tanta questao em nao pagar o baixo valor de acordo com a qualidade (ruim) das imagens dele e experiencia dele? Se o fotografo principal ja tem as fotos, para que precisa usar as fotos (ruim) do assistente para se auto promover?

Simplesmente nao faz sentido a nao ser que tais fotografos/empresas estejam com medo de ter que competir com seus proprios assistentes.

Como o Pope ja exemplificou, tem lugares ai precisando de fotografos, e tem muita gente disposta a aceitar um fotografo sem experiencia trabalhando de graca por nao ter dinheiro para contratar um profissional. Casamento simples, pequenos sem correrias onde da para aprender muito e ainda esta ajudando pessoas mais simples, no lugar de se submeter a fotografos/empresas que compeetem com seus proprios assistentes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #67 Online: 24 de Março de 2014, 07:24:35

Usar como portfólio é um direito garantido.  Acho que o que incomodou o autor do tópico é que o fotográfo assistente  distribuiu as fotos com a logomarca dele próprio,  dando a impressão de que quem fez o casamento, aquele que foi contratado pelos noivos foi o assistente.  É esse o ponto que parece que não foi compreendido. Se eu fui contratado como assistente eu tenho todo o direito do mundo de mostrar esse meu trabalho como assistente. Ninguém pode impedir isso. Eu não posso mostrá-lo com o intuito de me promover como o fotografo principal da jogada. 

Eu nao tinha entendido que era o assistente que estava usando as proprias fotos para se promovendo como fotografo principal. Isso eh foda tambem.

Pelo que parece o mercado brasileiro virou um ninho de cobras. Nao que nao tenham mentirosos pelo mundo afora, mas eh no brasil que vejo tais casos com mais frequencia e mais reclamacoes de que o outro fotografo eh uma fraude.

Outros casos de fraude que ja vi:

- Fulano abre um site com fotos de paisagens e rua de diferentes paises dizendo que eh um profissional com experiencia de trabalho no pais X, Z e Y. Mas na verdade ele nunca fotografou profissionalmente e todas as fotos do site dele sao na verdade fotos de passeios que ele fez nas ferias. (Conheco 2 caras pessoalmente que fazem isso).

-Fulano vai a NY ou Paris, contrata modelos e aluga roupas de casamento, fotografa um casamento encenado na frente de algumas igrejas famosas e cartoes postais dessas cidades, e volta para o Brasil apresentando as fotos como se fosse de um casamento de verdade, dizendo ser um fotografo de casamento de alto padrao internacional. (Um cara me disse que o amigo dele fez isso e me sugeriu fazer o mesmo).

-Fulano manda fotos de ensaios que fez com amigas e manda para o site da Vogue Italia, e assim se vende dizendo que ja fotografou para a Vogue Italia.

-E o classico: Fulano nunca fez um trabalho profissional e se diz profissional.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #68 Online: 24 de Março de 2014, 09:30:09
Espera um pouco...
Tem um outro ponto importante aqui...
A Cessão do direito de imagem.
Quando eu contrato alguém para fotografar um evento meu, o contrato é específico para aquela ocasião
e não há autorização para a divulgação fora deste fim específico.
Com isso o contratado pode ser processado por conta de um desejo de um sub contratado montar um portfólio...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #69 Online: 24 de Março de 2014, 10:28:19
Espera um pouco...
Tem um outro ponto importante aqui...
A Cessão do direito de imagem.
Quando eu contrato alguém para fotografar um evento meu, o contrato é específico para aquela ocasião
e não há autorização para a divulgação fora deste fim específico.
Com isso o contratado pode ser processado por conta de um desejo de um sub contratado montar um portfólio...

Nesse caso eh valido. As fotos sao somente para tal ocasiao e o assistente e nem ninguem pode usar as fotos para outro proposito, tudo acordado em contrato.

A minha implicancia aqui eh com fotografo usar as fotos do assistente para se promover (ser dar os devidos creditos ou pagamento pelo uso do material) e nao permite que o assistente use as proprias fotos para fazer o mesmo (o que eu tinha antendido que era o problema antes).


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #70 Online: 24 de Março de 2014, 13:29:29
E eu, como cliente, normalmente não autorizo o uso das imagens pelo fotógrafo. Não me agrada a ideia de imagens de um evento privado meu ficarem expostas por aí.

Eu cobro o dobro de clientes que não permitem que eu utilize as fotos para divulgação do meu trabalho.

Eu dependo dessa divulgação para conseguir novos clientes.

99,9% dos clientes que eu atendo, conheceram o meu trabalho pois viram alguma foto em algum lugar, especialmente no meu site/blog/fanpage.

Não faz sentido eu fotografar e não poder divulgar. Se a pessoa insiste, eu dobro o valor para cobrir uma parte do retorno que eu teria divulgando as fotos, mas que não terei...

abs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #71 Online: 24 de Março de 2014, 13:33:08

Eu cobro o dobro de clientes que não permitem que eu utilize as fotos para divulgação do meu trabalho.

Eu dependo dessa divulgação para conseguir novos clientes.

99,9% dos clientes que eu atendo, conheceram o meu trabalho pois viram alguma foto em algum lugar, especialmente no meu site/blog/fanpage.

Não faz sentido eu fotografar e não poder divulgar. Se a pessoa insiste, eu dobro o valor para cobrir uma parte do retorno que eu teria divulgando as fotos, mas que não terei...

abs

Curioso isso, nunca peguei um cliente que não quisesse a divulgação das fotos. Eu já coloco em contrato que as fotos serão utilizadas para divulgação pessoal, tanto on-line como impressa. E também coloco que o uso comercial depende da autorização deles. Não sei o que faria, acho que também cobraria um preço muito mais alto se não pudesse divulgar as fotos...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #72 Online: 24 de Março de 2014, 17:48:31
Há mercado para todos, para quem quer (e precisa) formar portfólio, e para quem já faz bastante evento e um a mais não vai fazer falta no portfólio.

Tenho certeza que a maioria das pessoas não se importa em ter suas fotos divulgadas na internet, ainda mais se forem de bom gosto e qualidade. E não são poucas as pessoas que simplesmente não têm paciência ou interesse em ler os contratos que assinam.

Sempre prezei muito a privacidade, os profissionais que escolhi já tinham muito trabalho para mostrar. E se eu tivesse contratado alguém para registrar o nascimento da minha filha, ou o "pós-casamento", ou retratos sensuais da minha esposa? Aí vale o bom senso do profissional de não publicar esse tipo de coisa, diriam vocês. Mas confiar no bom senso alheio é garantia de decepção. Prefiro confiar no que foi acordado e registrado por escrito.

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #73 Online: 25 de Março de 2014, 08:43:59
Parece que confundem um pouco portfólio com publicação em massa nas redes sociais pra divulgação.

Freelancer usar foto que fez trabalhando pra outro fotógrafo como porfólio, acho que nem precisa perguntar se pode! é direito dele e acabou!

Agora, publicar em massa no facebook é outra história. Portfólio não precisa ser impresso somente, pode sim ser publicado, mas não é a mesma ideia que colocar dezenas de fotos de cada evento que fizer. Isso não é portfólio!!

E fotógrafo que dá o cartão de memória pro freelancer antes do evento e leva tudo embora no final é contra a lei. Se é prática do mercado tem que ser combatida! Ninguém pode fazer isso e achar que é normal.
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 08:46:20 por Luciano.Queiroz »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #74 Online: 25 de Março de 2014, 09:12:18
Freelancer usar foto que fez trabalhando pra outro fotógrafo como porfólio, acho que nem precisa perguntar se pode! é direito dele e acabou!
...

E fotógrafo que dá o cartão de memória pro freelancer antes do evento e leva tudo embora no final é contra a lei...

Cê tá trollando né?

 :hysterical: :hysterical: