Autor Tópico: Direitos do Freelancer (segundo fotografo)  (Lida 36738 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #75 Online: 25 de Março de 2014, 09:19:41
de jeito nenhum.. vc acha certo??



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #76 Online: 25 de Março de 2014, 09:30:38
da Lei de Direitos Autorais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm):

-----------

Capítulo I

Das Obras Protegidas

Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

----------------

Capítulo IV

Da Utilização da Obra Fotográfica

Art. 79. O autor de obra fotográfica tem direito a reproduzi-la e colocá-la à venda, observadas as restrições à exposição, reprodução e venda de retratos, e sem prejuízo dos direitos de autor sobre a obra fotografada, se de artes plásticas protegidas.

§ 1º A fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor.

-------------

ou seja, se você CRIOU é seu! Se alguém usar precisa indicar o autor.



« Última modificação: 25 de Março de 2014, 09:31:09 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #77 Online: 25 de Março de 2014, 09:33:47
Freelancer usar foto que fez trabalhando pra outro fotógrafo como porfólio, acho que nem precisa perguntar se pode! é direito dele e acabou!

Não é bem assim, Luciano. Existem dezenas de motivos para o fotógrafo não querer que o freelancer use as fotos, nem mesmo como portfolio. Alguns motivos são bem razoáveis, outros nem tanto. Um desses motivos é justamente o que o RafaZ falou, ele prefere que as fotos pessoais dele e da esposa não sejam divulgadas por aí. E, acredito eu, está no direito dele.

Como já foi dito por aí, tudo questão de bom senso. Eu sempre pergunto ao casal se posso divulgar as fotos e, se permitido, deixo isso em contrato. E sempre quando eu faço freela, eu pergunto ao fotógrafo principal se eu posso usar as fotos.  :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #78 Online: 25 de Março de 2014, 09:35:18
eu também concordo que tudo é questão de bom senso... e que tudo pode ser acordado antes....

mas sinceramente, eu acho ridículo alguém se sujeitar a trabalhar como disseram aí.. quando o fotógrafo contratante empresta o cartão e leva tudo embora no final! O freelancer tem o direito dessas fotos, que não seja pra usar, pra pelo menos analisar o trabalho que fez pra poder melhorar! Se isso é regra do mercado está errado e como disse tem que ser combatida! Não dá pra aceitar como normal!
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 09:37:19 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #79 Online: 25 de Março de 2014, 09:42:39
mas sinceramente, eu acho ridículo alguém se sujeitar a trabalhar como disseram aí.. quando o fotógrafo contratante empresta o cartão e leva tudo embora no final! O freelancer tem o direito dessas fotos, que não seja pra usar, pra pelo menos analisar o trabalho que fez pra poder melhorar! Se isso é regra do mercado está errado e como disse tem que ser combatida! Não dá pra aceitar como normal!

Sim, aí é outro ponto, não é sobre o que eu comentei acima. Isso eu acho errado, fiz apenas um freela assim e não gostei. O fotógrafo ainda prometeu entregar as fotos já tratadas pra mim, mas no fim não entregou nada... Nunca mais fiz freela pra ele e acho que não faria pra ninguém mais que não deixasse eu usar as fotos depois.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #80 Online: 25 de Março de 2014, 09:51:10
o que alguns não entendem é que se a prática de mercado manda uma coisa como dizem, a lei manda outra.

O dia que começarem aparecer freelancers reivindicando seus direitos na justiça e fotógrafos tendo que pagar indenizações por assinar fotos que não foi ele quem fez, por não dar crédito ao segundo fotógrafo, etc, a coisa muda...

Em nenhum momento eu disse que o freelancer tem direito de fazer o que quiser com as fotos simplesmente porque foi ele quem fez. Até mesmo porque existem direitos de terceirtos envolvidos, que são os fotografados.

Sinceramente, esse papo de ser agradecido pela oportunidade não cola!

« Última modificação: 25 de Março de 2014, 09:52:05 por Luciano.Queiroz »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #81 Online: 25 de Março de 2014, 09:52:24
de jeito nenhum.. vc acha certo??

Luciano, como eu disse lá atrás, casamento não é palco de artista, não é uma fotografia de rua, de natureza, ou de qualquer outra coisa que se pode fotografar e reveria, é um trabalho prestado por um empresa a um cliente, com contrato e normas, e ética de quem presta esse trabalho ao cliente.

Freelance que acha ter direito sobre a fotografia de um casamento está fadado a ficar em casa pensando em quando um fotógrafo vai contrata-lo.
Imagina um casamento onde os noivos não querem que publiquem suas fotos, e o freelance publicar por que é o "DONO" da obra artística e fod*-se o contratado com o seu cliente. Como é que fica a situação.


Uma breve historinha que lembrei.

Certa vez um bom fotógrafo, porem não da área de casamentos me adicionou no facebook e me disse que estava querendo fazer alguns freelances e bla bla bla. Como eu sabia que o cara mandava bem na fotografia, até pensei em dar uma força, mas no decorrer da conversa ele me disse que não entregaria o RAW, apenas o JPG tratado por ele, eu questionei o por que, ele me disse exatamente o que se debate aqui, "Sou o autor da foto e tenho direito sobre ela, e o RAW vai me garantir isso", isso já faz muito tempo, até hoje ele não fotografou um casamento e tá sempre choramingando isso no facebook pra mim.

O conselho que dou continua o mesmo.
Quer fazer freelance, esqueça esse negocio de "Autor da Obra".
Se o seu contratante liberar as fotos para você usar, ótimo. Se não liberar ótimo também.
Acredite, se trabalhar "certinho", um dia você vai ter tanta foto de casamento no seu HD que nem vai saber o que usar.

E só para constar, eu nunca proíbo meus freelas de usarem fotos dos meus eventos.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #82 Online: 25 de Março de 2014, 09:55:09
Vamos supor que eu faça um evento privado com o Roberto Dellano, combinei tudo e no final do evento eu autorizo a ele divulgar algumas fotos do evento, que não foram utilizadas no álbum! O Roberto chama o Humberto para auxilia-lo e o Humberto publica as fotos que ele tirou no Facebook! Por um acaso do destino eu vejo uma foto do meu evento, que eu não autorizei o Roberto a divulgar na rede; minha atitude:
Processar o Roberto full power, com uso indevido de imagem e quebra de contrato com todas a penalidades previstas em contrato, o Roberto perde a grana do trabalho e ainda paga uma indenização! Sinceramente, não é um risco que eu queira correr e portanto freela faz o trabalho, recebe a recompensa em dinheiro e se quiser fazer portfólio, faz por conta própria!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #83 Online: 25 de Março de 2014, 10:12:21
Esse exemplo do Pope é bem ilustrativo. Acima da relação entre o fotógrafo e o freelancer, está a relação entre o fotógrafo e o cliente, o casal. Não sei o que diz a lei, mas na minha opinião, o que foi acordado com o casal tem prioridade sobre o que quer que seja. Isso pra mim já é uma das razões que justificam que o freela não pode fazer o que bem entender com as fotos.

Um dos últimos casamentos que fiz ano passado, o casal quis sentar comigo e escolher as fotos pro álbum e as fotos que a gente poderia divulgar, usar como portfolio. No meu entender, eles estão totalmente no direito deles. Além das fotos que eles permitiram divulgar, eu pedi autorização para mais algumas, tudo ok. Passei essa informação para o meu 2° fotógrafo e ele está ciente disso, acredito que só vá divulgar as fotos autorizadas pelo casal. Certo, Dellano? Rsrs...

Como eu disse, tem dezenas de motivos pra não deixar o freelancer usar as fotos. Ainda assim, eu deixo usarem quaisquer fotos que quiserem, desde que autorizado previamente pelo casal (inclusive em contrato).

Abraços


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #84 Online: 25 de Março de 2014, 10:23:36
Contrato é tudo!
Cliente - empresa, empresa-prestadores!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 25 de Março de 2014, 10:37:11
Luciano, como eu disse lá atrás, casamento não é palco de artista, não é uma fotografia de rua, de natureza, ou de qualquer outra coisa que se pode fotografar e reveria, é um trabalho prestado por um empresa a um cliente, com contrato e normas, e ética de quem presta esse trabalho ao cliente.

Freelance que acha ter direito sobre a fotografia de um casamento está fadado a ficar em casa pensando em quando um fotógrafo vai contrata-lo.
Imagina um casamento onde os noivos não querem que publiquem suas fotos, e o freelance publicar por que é o "DONO" da obra artística e fod*-se o contratado com o seu cliente. Como é que fica a situação.


Uma breve historinha que lembrei.

Certa vez um bom fotógrafo, porem não da área de casamentos me adicionou no facebook e me disse que estava querendo fazer alguns freelances e bla bla bla. Como eu sabia que o cara mandava bem na fotografia, até pensei em dar uma força, mas no decorrer da conversa ele me disse que não entregaria o RAW, apenas o JPG tratado por ele, eu questionei o por que, ele me disse exatamente o que se debate aqui, "Sou o autor da foto e tenho direito sobre ela, e o RAW vai me garantir isso", isso já faz muito tempo, até hoje ele não fotografou um casamento e tá sempre choramingando isso no facebook pra mim.

O conselho que dou continua o mesmo.
Quer fazer freelance, esqueça esse negocio de "Autor da Obra".
Se o seu contratante liberar as fotos para você usar, ótimo. Se não liberar ótimo também.
Acredite, se trabalhar "certinho", um dia você vai ter tanta foto de casamento no seu HD que nem vai saber o que usar.

E só para constar, eu nunca proíbo meus freelas de usarem fotos dos meus eventos.

Eu tava aqui, coçando pra escrever isso!
 :clap: :clap: :clap:

Vamos supor que eu faça um evento privado com o Roberto Dellano, combinei tudo e no final do evento eu autorizo a ele divulgar algumas fotos do evento, que não foram utilizadas no álbum! O Roberto chama o Humberto para auxilia-lo e o Humberto publica as fotos que ele tirou no Facebook! Por um acaso do destino eu vejo uma foto do meu evento, que eu não autorizei o Roberto a divulgar na rede; minha atitude:
Processar o Roberto full power, com uso indevido de imagem e quebra de contrato com todas a penalidades previstas em contrato, o Roberto perde a grana do trabalho e ainda paga uma indenização! Sinceramente, não é um risco que eu queira correr e portanto freela faz o trabalho, recebe a recompensa em dinheiro e se quiser fazer portfólio, faz por conta própria!

 :clap: :clap: :clap:

Agumas páginas pra trás o Pope falou uma grande verdade: "Tem muito casamento comunitário por aí", e além disso, em todos os cartórios tem aquele edital de proclamas, onde ficam os dados das pessoas que vão casar, etc... Se conversar com jeito, o pessoal libera o telefone. Eu sei porque já fiz isso.
Aí é só ligar, e dizer que quer montar portfólio, blablabla...

"Ah, mas esses casamentos comunitários são muito feios, geralmente é de povo quebrado, nem dindim pra decoração bacana vai ter"
E daí, eu fiquei 5 meses com um portfólio feio, de igreja tosca, por causa disso.

Pessoal quer montar portfólio com imagem do melhor buffet da cidade, na igreja "cartão-postal" da cidade, pra pagar de gatão, que pega os eventos da high society? Nem a pau, Juvenal.

Comece como todo mundo, fazendo portfólio simples, em chácara cheia de pernilongo, comendo churrasco frio, aí sim, vá fazendo seu nome.

É difícil? Claro que é. Ninguém quer começar se lascando. Todo mundo gosta das coisas boas. Mas a vida é isso. Eu passei por isso. E olha que eu sou um zé ruela que fotografa de cropadinha, então, se eu consigo, qualquer um consegue.
Só pra ilustrar:
O primeiro 15 anos que peguei por conta própria:

Mike_Castro - GABRIELLE 15 anos - 001 por mikecastrofotografia, no Flickr
Hoje tá mais ou menos nesse padrão:

IMG_0004 por mikecastrofotografia, no Flickr

Claro, não que eu seja o afuderoso das galáxias, mas meu padrão de eventos subiu, como sobe o de todo mundo que trabalha direito e se esforça.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #86 Online: 25 de Março de 2014, 10:38:04
Vamos supor que eu faça um evento privado com o Roberto Dellano, combinei tudo e no final do evento eu autorizo a ele divulgar algumas fotos do evento, que não foram utilizadas no álbum! O Roberto chama o Humberto para auxilia-lo e o Humberto publica as fotos que ele tirou no Facebook! Por um acaso do destino eu vejo uma foto do meu evento, que eu não autorizei o Roberto a divulgar na rede; minha atitude:
Processar o Roberto full power, com uso indevido de imagem e quebra de contrato com todas a penalidades previstas em contrato, o Roberto perde a grana do trabalho e ainda paga uma indenização! Sinceramente, não é um risco que eu queira correr e portanto freela faz o trabalho, recebe a recompensa em dinheiro e se quiser fazer portfólio, faz por conta própria!

Exatamente isso.

Um dos últimos casamentos que fiz ano passado, o casal quis sentar comigo e escolher as fotos pro álbum e as fotos que a gente poderia divulgar, usar como portfolio. No meu entender, eles estão totalmente no direito deles. Além das fotos que eles permitiram divulgar, eu pedi autorização para mais algumas, tudo ok. Passei essa informação para o meu 2° fotógrafo e ele está ciente disso, acredito que só vá divulgar as fotos autorizadas pelo casal. Certo, Dellano? Rsrs...

Certíssimo, e as palavras que ouvimos da cerimonialista no ultimo evento (casal amigo do casal de dezembro) é fruto desse respeito pelo cliente.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #87 Online: 25 de Março de 2014, 10:48:05
Dellano e Pope, acho que vcs estao pulando ou ignorando a parte que foi dito pelo Queiroz.

Ele deixou claro que se foi acordado que as imagens do evento privado nao pode ser expostas publicamente, obviamente eh algo a ser considerado e respeitado. Afinal de contas esta se prestando umservico para o cliente e nao para si mesmo.

Outra coisa eh impedir que o autor das imagens nao tenha acesso aos arquivos originais.
Se a empresa nao cofia que o funcionario respeitara o contrato, procura por outro freelancer mais confiavel, no lugar de pegar qualquer um e ficar desconfiado.

Obviamente tudo pode ser acoordado. E se a empresa quiser comprar as imagens para divulgacao associando a empresa, ela tem que comprar as imagens se o freelancer nao quiser fazer caridade.

Eu tambem entendo que algumas empresas querem o arquivo raw para padronizar a edicao das fotos. Eu, quando procuro fotografar para alguem eles dizem que tipo de portifolio eles esperam dos fotografos, para sacer se esses ja fotografam e editam as fotos de acordo com a linguagem visual da empresa. E os fotografos interessados vao atras de montar um portfolio de acordo com a linguagem visual da marcada que querem trabalhar para.

Eh isso que fotografos de casamento deveriam estar fazendo, contratar freelancers com portifolio que ja demonstre que o resultado esta de acordo com a linguagem visual da empresa, e aqueles sem portfolio nao fotografam, apenas carregam e montam material, seguram rebatedores e flash, etc. Isso seria o correto.

Mas muitos fotografos de casamento e ate algumas empresas nao fazem isso pq contratar fotografo com portfolio e experiencia eh mais caro. Pagar para se apropriar da imagens de alguem experiente eh mais caro e tentar tomar deles eh mais danoso. Ja pegar alguem sem experiencia eh mais barato, eh mais facil de convencer de que ele tem que entregar suas fotos e que vc pode usar para fins proprios como se vc fosse o dono delas e nao ele.

Por isso eh conveniente fotografos falarem para feelances de que eh assim mesmo e tem que fazer parte da corrupcao para entrar na jogada, afinal de contas eh eles que estao ganhando com isso. E eh verdade que em geral, em certos mercados, vc tem que se corromper para ter mais acesso ao jogo, mas nao eh regra (vide o exemplo do Mike Castro tambem ja citado anteriormente elo Pope).

Eu mesmo ja perdi muitas oportunidades (na vida em geral) por nao puchar saco de chefe, por nao puchar tapete de colegas de trabalho, ou simplesmente por nao contar aquelas mentirinhas a meu favor (se vender bem como dizem), mesmo as pessoas me dizendo que eh assim mesmo que tem que ser para suceder. E eu reclamo mesmo. Da mesma forma que as pessoas reclamam dos politicos corruptos mesmo repetindo que eh dificil ser politico sem se corromper. E mesmo sabendo disso as pessoas reclamam pq sabem que o meio esta errado. Ja aqueles que se beneficiam vao querer perpetuar o que eh vantajoso para eles, mesmo sendo errado (corrupcao).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #88 Online: 25 de Março de 2014, 10:57:56
Contrato é tudo!
Cliente - empresa, empresa-prestadores!
Exatamente, e ser profissional tambem eh contratar prestadores profissionais, e nao qualquer um para economizar dinheiro e depois ficar de jogo com medo de que o fulano sem nocao de nada va quebrar o contrato.

Nao adianta o restaurante servir a melhor refeicao da cidade em prato mal lavado.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #89 Online: 25 de Março de 2014, 15:01:19
E quanto ao "autor da obra", qual a opinião de vocês: Outro dia eu queria umas fotos minhas com a minha filha de 9 meses, porque obviamente só tenho fotos da minha mulher com ela. Armei um "cirquinho", como diz a patroa, com flash e rebatedor, acertei a potência, distância é direção do flash, acertei a exposição na câmera pelo método lusitano, fiz o foco, botei uma fita crepe no chão, falei pra ela ficar no ponto exato e não mexer no anel de zoom. Expliquei como era pra enquadrar e disse pra ela sentar o dedo. Caso ela descubra a grana que eu gasto em equipamento para compensar a falta de talento e resolva me largar, quem vai ser considerado o autor da obra, quando formos fazer a partilha dos bens?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube