Autor Tópico: Direitos do Freelancer (segundo fotografo)  (Lida 36738 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #90 Online: 25 de Março de 2014, 15:29:14
E quanto ao "autor da obra", qual a opinião de vocês: Outro dia eu queria umas fotos minhas com a minha filha de 9 meses, porque obviamente só tenho fotos da minha mulher com ela. Armei um "cirquinho", como diz a patroa, com flash e rebatedor, acertei a potência, distância é direção do flash, acertei a exposição na câmera pelo método lusitano, fiz o foco, botei uma fita crepe no chão, falei pra ela ficar no ponto exato e não mexer no anel de zoom. Expliquei como era pra enquadrar e disse pra ela sentar o dedo. Caso ela descubra a grana que eu gasto em equipamento para compensar a falta de talento e resolva me largar, quem vai ser considerado o autor da obra, quando formos fazer a partilha dos bens?
Fizeram essa discussão com aquele selfie do Oscar! De quem é a autoria daquela foto?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #91 Online: 25 de Março de 2014, 15:30:08
E quanto ao "autor da obra", qual a opinião de vocês: Outro dia eu queria umas fotos minhas com a minha filha de 9 meses, porque obviamente só tenho fotos da minha mulher com ela. Armei um "cirquinho", como diz a patroa, com flash e rebatedor, acertei a potência, distância é direção do flash, acertei a exposição na câmera pelo método lusitano, fiz o foco, botei uma fita crepe no chão, falei pra ela ficar no ponto exato e não mexer no anel de zoom. Expliquei como era pra enquadrar e disse pra ela sentar o dedo. Caso ela descubra a grana que eu gasto em equipamento para compensar a falta de talento e resolva me largar, quem vai ser considerado o autor da obra, quando formos fazer a partilha dos bens?

o autor da obra é você, ela só apertou o botão...

justamente por isso que normalmente em fotografia publicitária dificilmente o fotógrafo tem direito sobre sua obra, porque nesse caso ele fez algo que já estava pensado, produzido. A foto pra ser criada já passou por toda uma equipe até chegar na execução.

da Lei de Direitos Autorais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm):

-----------

Capítulo I

Das Obras Protegidas

Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;


O Autor é quem cria!

Mais ou menos assim, se um poeta começa a compor e pede pra alguém ir anotando tudo no papel. O autor continua sendo quem criou, não quem escreveu.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #92 Online: 25 de Março de 2014, 15:47:02
o autor da obra é você, ela só apertou o botão...

Será mesmo? Há uns anos atrás surgiu essa discussão em um grupo de fotografia do orkut (!!!), e lá o consenso era de que o autor da foto era quem apertou o botão... Confesso que na época achei isso meio tosco e não concordei, mas não tenho a menor ideia de como deve ser interpretada a lei nesses casos.

Expandindo um pouco pro tema do tópico. Em alguns casamentos eu já levei freelas bem iniciantes (não recomendo!!!), para os quais eu tive que dizer que configurações da câmera usar, como e onde rebater o flash, que tipo de enquadramento fazer e quando dar os cliques. Será que nesse caso daria pra dizer que fu eu quem criou as fotos, e o freela só apertou o botão? Daria pra dizer que eu sou o autor? Onde fica o limite entre a autoria e o aperto do botão?

São duvidas sérias mesmo, não tenho a menor ideia de como ficaria nesse caso....  :ponder:
« Última modificação: 25 de Março de 2014, 15:47:20 por Humberto Teté »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #93 Online: 25 de Março de 2014, 16:00:59
E quanto ao "autor da obra", qual a opinião de vocês: Outro dia eu queria umas fotos minhas com a minha filha de 9 meses, porque obviamente só tenho fotos da minha mulher com ela. Armei um "cirquinho", como diz a patroa, com flash e rebatedor, acertei a potência, distância é direção do flash, acertei a exposição na câmera pelo método lusitano, fiz o foco, botei uma fita crepe no chão, falei pra ela ficar no ponto exato e não mexer no anel de zoom. Expliquei como era pra enquadrar e disse pra ela sentar o dedo. Caso ela descubra a grana que eu gasto em equipamento para compensar a falta de talento e resolva me largar, quem vai ser considerado o autor da obra, quando formos fazer a partilha dos bens?
Quem emvisionou e dirigiu. Ou podem ser ambos autores.

Um dos meus auto retratos feito na rua na verdade foi alguem que segurou a camera e apertou o botao. Mas esse alguem so fez o que eu mandei e apertou o botao. Eu que planejei a foto, o enquadramento, a minha pose, as configuracoes e tudo mais. Eu criei a foto, eu sou o autor.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 25 de Março de 2014, 16:02:51
E quanto ao "autor da obra", qual a opinião de vocês: Outro dia eu queria umas fotos minhas com a minha filha de 9 meses, porque obviamente só tenho fotos da minha mulher com ela. Armei um "cirquinho", como diz a patroa, com flash e rebatedor, acertei a potência, distância é direção do flash, acertei a exposição na câmera pelo método lusitano, fiz o foco, botei uma fita crepe no chão, falei pra ela ficar no ponto exato e não mexer no anel de zoom. Expliquei como era pra enquadrar e disse pra ela sentar o dedo. Caso ela descubra a grana que eu gasto em equipamento para compensar a falta de talento e resolva me largar, quem vai ser considerado o autor da obra, quando formos fazer a partilha dos bens?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É quase a mesma coisa do freelancer, po!

Eu pago aluguel do estúdio, imposto, anuncio, funcionário, gasto um monte em portfólio, tenho que aturar as promoters e assessoras,  atendo o casal, aguento a choradeira no preço e o financiamento, fecho o contrato cheio de responsabilidade, faço o ensaio, trato as fotos, mando revelar poster, entrego, fotografo o civil, o making of, o evento até de madrugada, faço backup, o copião, trato as fotos escolhidas, diagramo o álbum, aprovo junto com o cliente, mando encadernar, entrego, aguardo a recomendação dos parentes e amigos pra começar tudo de novo...

Aí vem o féla dizer que é dono do serviço?

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Abraço


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #95 Online: 25 de Março de 2014, 16:07:32
Será mesmo? Há uns anos atrás surgiu essa discussão em um grupo de fotografia do orkut (!!!), e lá o consenso era de que o autor da foto era quem apertou o botão... Confesso que na época achei isso meio tosco e não concordei, mas não tenho a menor ideia de como deve ser interpretada a lei nesses casos.

Expandindo um pouco pro tema do tópico. Em alguns casamentos eu já levei freelas bem iniciantes (não recomendo!!!), para os quais eu tive que dizer que configurações da câmera usar, como e onde rebater o flash, que tipo de enquadramento fazer e quando dar os cliques. Será que nesse caso daria pra dizer que fu eu quem criou as fotos, e o freela só apertou o botão? Daria pra dizer que eu sou o autor? Onde fica o limite entre a autoria e o aperto do botão?

São duvidas sérias mesmo, não tenho a menor ideia de como ficaria nesse caso....  :ponder:
O limite esta em quem criou a obra e nao em quem executou. Se vc deu tudo pronto mas o cara com o equipamento visionou e criou livremente, ele eh o autor.

Se o fotometro me diz qual eh o setting para a luz do meu flash e para controlar a luz ambiente, isso nao quer dizer que o fotometro eh o autor da obra. Da mesma forma que camera man nao sao os autores das obras, mas sim dirigidos pelo diretor. E nem os atores sao os autores dos personagens. Eles apenas usam os conhecimentos e habilidades para executar bem o que sao dirigidos a fazer e interpretar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #96 Online: 25 de Março de 2014, 16:09:37
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É quase a mesma coisa do freelancer, po!

Eu pago aluguel do estúdio, imposto, anuncio, funcionário, gasto um monte em portfólio, tenho que aturar as promoters e assessoras,  atendo o casal, aguento a choradeira no preço e o financiamento, fecho o contrato cheio de responsabilidade, faço o ensaio, trato as fotos, mando revelar poster, entrego, fotografo o civil, o making of, o evento até de madrugada, faço backup, o copião, trato as fotos escolhidas, diagramo o álbum, aprovo junto com o cliente, mando encadernar, entrego, aguardo a recomendação dos parentes e amigos pra começar tudo de novo...

Aí vem o féla dizer que é dono do serviço?

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Abraço
Nao, o dono do servico eh vc, o que nao quer dizer que eh o dono da obra. A nao ser que vc tenha dirigido e preparado o assistente para fotografar o que vc visiona.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #97 Online: 25 de Março de 2014, 16:11:47
Caramba, então é por isso que eu recebo uns 2 e-mails por semana, de fotógrafos iniciantes, perguntando:

"Olá Vini, eu queria uma ajuda: como faço para começar?"

Eu sempre respondo: "procure ser assistente/terceiro/segundo fotógrafo e aos poucos monte um portfolio. E aos poucos divulgue esse portfolio. E aos poucos, os clientes vão te procurar".

Mas desse jeito que o pessoal trabalha: entregando o cartão para o freela fotografar e depois "tomando" o cartão ou achando certo proibir o freela de divulgar as fotos, fica quase impossível começar mesmo.

Será que é medo da concorrência?

Que pena.  :no:

Sorte que eu tive sorte.  :)

Em tempo 1: vou acrescentar nas minhas dicas que envio para iniciantes: "recuse trabalhos com fotógrafos que te proibem de acessar/divulgar as fotos que você fez. Ou cobre o dobro, já que não trará outro retorno, a não ser o financeiro imediato".

Em tempo 2: eu tenho sim alguns clientes mais reservados ou chatos. Nesses casos, eu peço gentilmente para os freelas não postarem na internet, mas libero o uso no escritório/reuniões, aliás eu nem precisaria liberar isso. Mas são poucos casos. A maioria eu libero a divulgação na internet, sem erro.

abs

Vini


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #98 Online: 25 de Março de 2014, 16:13:50
O limite esta em quem criou a obra e nao em quem executou. Se vc deu tudo pronto mas o cara com o equipamento visionou e criou livremente, ele eh o autor

Mas aí é que está, o que eu disse é que eu expliquei tudo pra eles, inclusive quando e como dar os cliques, o tipo de enquadramento, etc. No final, as fotos ficaram bem do jeito que eu pedi e imaginei, ou seja, o freela não visionou, eu sim. Mas ele estava lá na hora certa, dando os cliques na hora certa. Mas também não criou muito. Percebe como o limite fica bem mais tênue?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #99 Online: 25 de Março de 2014, 16:18:22
Mas aí é que está, o que eu disse é que eu expliquei tudo pra eles, inclusive quando e como dar os cliques, o tipo de enquadramento, etc. No final, as fotos ficaram bem do jeito que eu pedi e imaginei, ou seja, o freela não visionou, eu sim. Mas ele estava lá na hora certa, dando os cliques na hora certa. Mas também não criou muito. Percebe como o limite fica bem mais tênue?
Se foi algo planejado por vc logo vc eh o autor. Nao ha misterio nisso.

O negocio eh que quem executa eh quem tem o material na mao e por isso fica facil de dizer que fo ele que criou. Mas se vc tiver o storyboard do projeto vc pode provar que eh vc o autor e o assistente apenas o executor.

O fato eh que as vezes vc pode ter tudo na mao, o ambiente, o setting, etc... Mas se foi vc que criou a narrativa com o que foi dado, vc eh o autor e nao quem proveu a informacao e material.

Sebastiao Salgado nao imprimiou as proprias fotos para o livro dele. Mas a criacao das impressoes foram todas dirigidas por ele e por isso eh ele o criador.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #100 Online: 25 de Março de 2014, 16:27:37
O fato eh que as vezes vc pode ter tudo na mao, o ambiente, o setting, etc... Mas se foi vc que criou a narrativa com o que foi dado, vc eh o autor e nao quem proveu a informacao e material.

Entendido, valeu!  :ok:


Caramba, então é por isso que eu recebo uns 2 e-mails por semana, de fotógrafos iniciantes, perguntando:

"Olá Vini, eu queria uma ajuda: como faço para começar?"

Eu sempre respondo: "procure ser assistente/terceiro/segundo fotógrafo e aos poucos monte um portfolio. E aos poucos divulgue esse portfolio. E aos poucos, os clientes vão te procurar".

Mas desse jeito que o pessoal trabalha: entregando o cartão para o freela fotografar e depois "tomando" o cartão ou achando certo proibir o freela de divulgar as fotos, fica quase impossível começar mesmo.

Será que é medo da concorrência?

Que pena.  :no:

Sorte que eu tive sorte.  :)

Em tempo 1: vou acrescentar nas minhas dicas que envio para iniciantes: "recuse trabalhos com fotógrafos que te proibem de acessar/divulgar as fotos que você fez. Ou cobre o dobro, já que não trará outro retorno, a não ser o financeiro imediato".

Em tempo 2: eu tenho sim alguns clientes mais reservados ou chatos. Nesses casos, eu peço gentilmente para os freelas não postarem na internet, mas libero o uso no escritório/reuniões, aliás eu nem precisaria liberar isso. Mas são poucos casos. A maioria eu libero a divulgação na internet, sem erro.

abs

Vini

É bem como eu penso também, Vini. Aqui estou dando uma de advogado do diabo, pra mostrar o outro lado também. Mas eu mesmo montei portfolio acompanhando fotógrafos que sempre deixaram eu usar as fotos pra isso (será que dei sorte também?). E, até um pouco por conta disso, eu permito que todos os meus ajudantes usem as fotos pra portfolio.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #101 Online: 25 de Março de 2014, 16:46:40
Acho que se deve aprender sendo assistente en como funciona o mercado, o negocio, o ramo, vendo como o profissional trabalha e te instrui, e se for um bom fotografo observando os resultados dele, e nao para montar portfolio propriamente dito. Mas eh bom ter as suas fotos com vc para ver o que vc esta acertando e errando, e acompanhar a propria evolucao. E se chegarem em um nivel bom para ser usado como portfolio, otimo. Mas vc sempre pode achar um jeito de montar seu portfolio independentemente.

Muitos fotografos de moda foram requisitados por pessoas que viram as fotos de rua e gostaram da maneira que ele fotografa. Muitos fotografos de casamento podem sem requisitados mostrando apenas fotos de retratos publicitarios ou de rua tambem. O cliente gostando na maneira que vc fotografa e vc garantindo que conhece como funciona o ramo que esta entrando, mesmo sem portfolio, vc consegue trabalho normalmente pequenos, mas as vezes grandes tambem. De pende da "qualidade" do seu cliente. ;)

Eu so fotografei 1 casamento por conta propria e recusei outro, vc acha que eu tinha portfolio de casamento para apresentar? Eu tinha apenas algumas fotos meia boca (como ainda tenho ate hoje). Mesmo assim gostaram da maneira que eu fotografo baseados em outro tipo de fotos que tenho.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #102 Online: 25 de Março de 2014, 16:54:11
Expandindo ainda mais a discussão, que está em altíssimo nível:

Qual é a criação artística do fotógrafo? Um arquivo RAW ou um álbum produzido, tratado, com conteúdo uniforme e imagens selecionadas que compõem uma narrativa?

Deixando bem claro que de forma alguma sou contra o uso de imagens por um freelancer para compor um portfólio, contanto que seja previamente acordado entre todas as partes envolvidas. E sendo a palavra final daquele que é a razão de haver uma imagem em primeiro lugar, o cliente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #103 Online: 25 de Março de 2014, 17:11:40
Expandindo ainda mais a discussão, que está em altíssimo nível:

Qual é a criação artística do fotógrafo? Um arquivo RAW ou um álbum produzido, tratado, com conteúdo uniforme e imagens selecionadas que compõem uma narrativa?

Deixando bem claro que de forma alguma sou contra o uso de imagens por um freelancer para compor um portfólio, contanto que seja previamente acordado entre todas as partes envolvidas. E sendo a palavra final daquele que é a razão de haver uma imagem em primeiro lugar, o cliente.
Eu nao sei, ou talvez eu nao tenha entendido.

Vou aproveitar para me mandar que ja passou da minha hora...  :D

Muitos ja devem estar cancados das besteiras que eu posto aqui...  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #104 Online: 25 de Março de 2014, 17:25:34
Qual é a criação artística do fotógrafo? Um arquivo RAW ou um álbum produzido, tratado, com conteúdo uniforme e imagens selecionadas que compõem uma narrativa?

Pra mim é a foto tratada, finalizada. Não importa se vai ser publicada digitalmente ou impressa (embora eu tenha ampla preferência de que seja impressa, claro!).