Autor Tópico: 24 saida fotocultura (centro antigo de São Paulo)  (Lida 5821 vezes)

xandezanata

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:47:56
As primeiras fotos foram do incêndio que ocorreu em frente ao teatro municipal no domingo(05/02/12) (http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/6417-bueiro-pega-fogo-no-centro-de-sao-paulo) as outras fotos foram as primeiras fotos que eu editei do passeio , que contou com mais de 220 fotógrafos entre amadores e profissionais.

1-

2-

3-

4-

-------------------------------------------------------------------------------------------------

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:57:49
Bela série Alexandre!!  (ô nome bonito que esse menino tem!!  rsrsrsrs)

Aqueles dados de exif na moldura é uma funcionaliodade do flickr ou faz em algum programa??

Parabéns pelas fotos :ok:


xandezanata

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:05:43
Obrigado Xará, eu uso o programa FastStone Image Viewer para criar a moldura e o próprio programa coloca os dados da EXIF na borda se vc quiser, se não me engano tem ele para baixar no site do Baixaqui gratuito.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:52:51
Somente a primeira me diz alguma coisa. O vapor do fogo com o fundo rosa ficou excelente. Pena o restante das fotos me dizerem que foi apenas obra do acaso. A foto 9 seria boa se o enquadramento fosse melhor e se ela estivesse ajustada. O restante não me diz absolutamente nada
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 23:01:30 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:59:38
1, 4 e 8
Me amarrei no angulo! Ficaram muito bem colocados!
Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 23:52:32
Gostei da composição da 2 e do tratamento da 11, mas eu não me sentiria à vontade de fazer uma foto de um mendigo... :ponder: sei lá, parece uma forma de se aproveitar da condição...

Um abraço!
fkuhne.tumblr.com


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:20:44
Minha preferidas são a 8 e a 11, isso como gosto mesmo, deixo os comentarios tecnicos pra galera expert!  :D



Gostei da composição da 2 e do tratamento da 11, mas eu não me sentiria à vontade de fazer uma foto de um mendigo... :ponder: sei lá, parece uma forma de se aproveitar da condição...

Um abraço!

Algumas famosas fotografias foram tiradas assim "se aproveitando da situação" e acho que não tem muito como fugir disso, óbvio que pra tudo tem um limite que parte de cada um e do bom senso. Um exemplo é a famosa foto do Kevin Carter, onde um Urubu espreita uma criança faminta, por este e por outros motivos o mesmo cometeu suicídio cerca de um ano depois, ao menos foi o que eu li.
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:32:50
Minha preferidas são a 8 e a 11, isso como gosto mesmo, deixo os comentarios tecnicos pra galera expert!  :D



Algumas famosas fotografias foram tiradas assim "se aproveitando da situação" e acho que não tem muito como fugir disso, óbvio que pra tudo tem um limite que parte de cada um e do bom senso. Um exemplo é a famosa foto do Kevin Carter, onde um Urubu espreita uma criança faminta, por este e por outros motivos o mesmo cometeu suicídio cerca de um ano depois, ao menos foi o que eu li.
Situaçoes diferentes, contextos diferentes, fotografias diferentes, fotógrafos diferentes. Nesse caso, trata-se apenas de exploração gratuita de uma situação subumana.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:40:24
Situaçoes diferentes, contextos diferentes, fotografias diferentes, fotógrafos diferentes. Nesse caso, trata-se apenas de exploração gratuita de uma situação subumana.

Tirar uma foto, espantar o urubu que certamente voltou depois, virar as costas e ir embora, não é exploração de uma situação sub-humana? Ajudar um mendigo na rua é mais fácil que ajudar uma criança na áfrica? não sei não..
Por exemplo em uma outra foto famosa, da criança nua correndo na guerra no vietnã, de Nick Ut, segundo o que consta, ele fez a foto e depois levou as crianças ao hospital.
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:53:47
Tirar uma foto, espantar o urubu que certamente voltou depois, virar as costas e ir embora, não é exploração de uma situação sub-humana? Ajudar um mendigo na rua é mais fácil que ajudar uma criança na áfrica? não sei não..
Por exemplo em uma outra foto famosa, da criança nua correndo na guerra no vietnã, de Nick Ut, segundo o que consta, ele fez a foto e depois levou as crianças ao hospital.
A foto serviu pra muita coisa não é mesmo? Quantas pessoas foram, de alguma forma, sensibilizadas por ela?

E essas daqui? Servem pra que? Pra postar num forum de fotografia e receber comentários?

Sem contar que uma foto não tem nada a ver com a outra. Aqui só vejo um morador de rua em situação dificil. Essa foto não sensibilizará ninguem. Aliás, isso é visto em qualquer cidade do mundo todos os dias.

p.s. A penultima foto além ser de muito mal gosto, chega a ser patética.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2012, 01:02:38 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 07:25:30
A foto serviu pra muita coisa não é mesmo? Quantas pessoas foram, de alguma forma, sensibilizadas por ela?

E essas daqui? Servem pra que? Pra postar num forum de fotografia e receber comentários?

Sem contar que uma foto não tem nada a ver com a outra. Aqui só vejo um morador de rua em situação dificil. Essa foto não sensibilizará ninguem. Aliás, isso é visto em qualquer cidade do mundo todos os dias.

p.s. A penultima foto além ser de muito mal gosto, chega a ser patética.

Que coisa hein ?  :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:  :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:  :shock: :shock: :shock: :shock:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 07:31:03
Quer dizer que uma foto tirada por um fotografo famoso sensibiliza as pessoas e outra foto tirada do mesmo contexto não? Se a foto de Kevin Carter ou Nick Ut tivesse sido tirada por um militar não teria o mesmo efeito chocante?

Não entendo o pessoal do fórum aqui, tem hora que somos tão hipócritas, por isso o pessoal vai saindo do fórum com as mesmas reclamações, florzinha, laguinho, gatinho, peixinho e outras coisinhas que sempre aparece por aqui.

Não to falando que a foto foi boa mas dái a falar que o cara ta explorando a imagem do outro, o fórum ta pagando alguém pelas fotos? Se for assim vamos começar a escanear fotos de revistas e investigar se foram pagas devidamente.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 07:41:57
(...)Não to falando que a foto foi boa mas dái a falar que o cara ta explorando a imagem do outro, o fórum ta pagando alguém pelas fotos? Se for assim vamos começar a escanear fotos de revistas e investigar se foram pagas devidamente.


 :shock: :shock: :shock:

O fórum não me paga para eu moderar e ser obrigado a ler um monte de coisa, imagina se vai pagar para ter fotos expostas por aqui?!?!?  :hysterical: :hysterical:

Vocês viajam nos argumentos quando querem sustentar um determinado ponto de vista...

A foto é ruim. Muito ruim e pronto. O cut out é péssimo. O enquadramento é péssmio. A exposição é ruim. A conversão é ruim. A narrativa é ruim. A exploração da imagem alhei em situação díficil é ruim. A foto não sensibiliza (se sentiu sensibilizado? Vá lá e ajude o cara. Ou vá a um abrigo e ajude outras pessoas), por conta dessa foto eu não me dou o trabalho de levantar da cadeira. Em resumo: EMHO, é uma nada fotográfico.

Serve como exercício? Sim, evidente. Mas nada além disso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 07:48:58
:shock: :shock: :shock:

Serve como exercício? Sim, evidente. Mas nada além disso.


Avalie a foto pelo exercício e não pelo contexto social então!
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 07:57:15
Avalie a foto pelo exercício e não pelo contexto social então!

Quem tem que fazer essa avaliação é o fotógrafo. Eu já disse: "É nada". Daí ele tire a conclusão dele.
Já você pode estar dizendo (na interpretação interna do fotógrafo), já que o debate poderia proporcionar essa interpretação: "É muito". Daí ele tire a conclusão dele.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova