Autor Tópico: Corredor polonês ou palácio das invejas?  (Lida 9099 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:15:14
Ichi! Estao usando meu nome em vão. :D
Minha fase de carrasco é passado. Agora eu verei bom moço.  ;)
Nem entro no corredor polones porque lá eu teria que criticar o trabalho dos colegas, mas como eu prefiro elogiar eu acesso mais a galeria.  :assobi:

Drops, talvez essa mesma foto (foto que nao vi) faria o maior sucesso na galeria. O corredor polones é feito para criticas. Nao vejo porque haveria alguma teoria da conspiração contra voce. Eu dei uma olhada aqui rapidamente e voce nem está na lista negra da moderação.  :hysterical:

Também nao concordo com a estrutura e regras do CR. Por mim ele nem existiria. Nao concordo com esse tipo de avaliação. Mas se voce resolver frequentar essa parte do forum esteja preparado para porradas.

Quando eu entrei no forum eu achava que o CR era composto de um juri cheio de gurus da fotografia. Com o tempo percebi que se tratava de iniciantes julgando fotos de iniciantes. Todos os foruns funcionam dessa forma. Pra voce selecionar o que presta e o que nao presta tem que conhecer um pouco de fotografia, ou melhor, saber mais ou menos o que está fazendo, e até mesmo conhecer um pouco sobre cada um dos membros dos foruns que criticam as suas fotos. Por exemplo, se eu posto uma foto de arquitetura, eu sei que o dondon poderá me ajudar a melhorar nessa area, se posto retratos talvez a Aria possa me ajudar mais nessa questão, e assim por diante.
Voce so tem duas alternativas, ou aprende a conviver com as criticas ou cai fora.
Espero ter ajudado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:24:35
P.S. : Agora que reparei no título do seu post. Palácio das invejas, tá se achando em Bresson Cartier.

Foi exatamente o que me chamou a atenção no post do cara. Faturou, teve a foto colocada em jornais, e vem aqui chorar porque recebeu críticas no Corredor Polonês, que existe exatamente para isso?  :doh:

Me passou a nítida impressão que colocou a foto lá em busca do elogio fácil, já que a considerava "um sucesso", e quando não obteve (e nunca obteria, naquele local) achou que o pessoal ficou com "invejinha". Francamente...
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2012, 21:56:01
rsrsrs...

Tô meio sem paciência com certas coisas, então só vou linkar para uma resposta que já dei no passado sobre a dinâmica do Corredor. Nem tudo o que falei lá se aplica aqui, mas muita coisa pode ser apreendida: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=71309.0

E se o Bresson coloca essa aqui eu critico. Até porque não acho que exista foto perfeita, exceto, talvez, um black frame.  :assobi:




____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2012, 23:01:23
Sou da seguinte opnião: se não quer críticas às suas fotos, não poste-as aqui.

No caso da foto em questão, poste-a em um fórum de MMA e todos elogiarão afinal é um bom momento captado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #19 Online: 04 de Outubro de 2012, 00:02:07
Confesso que entendo o colega e ao mesmo tempo a moderação.

Quando entrei aqui, entrei todo empolgado, por estar oficialmente começando a estudar fotografia e pelo fórum ser o maior de lingua portuguesa, mas com o tempo a minha empolgação foi passando, diminuindo, e hoje acabo me restringindo ao bate-papo, e eventualmente a galeria de fotos quando quero ter algum feedback de fotografias que tirei..... mas confesso que só algumas vezes que fiquei feliz com os feedbacks. Não no sentido de receber tapinhas nas costas, e sim no sentido de ter de fato uma crítica acerca daquela foto, e do que ela é. QUASE sempre as críticas são pautadas em dogmas da fotografia, regra de terços, estar sub ou super exposta e etc., quando as vezes, a idéia da fotografia é justamente explorar essas situações de maneira criativa. Fotografia é arte e criação humana, se for pra ser um manual a ser seguido nem camera no celular faria questão de ter. Pra mim isso fica tão claro que a maioria das vezes uma foto externa é tratada como uma foto de estúdio, como se o fotografo fosse um deus e tivesse todo o controle de luz do mundo para fazer a foto perfeita, mas "opta" por fazer a "errada" (tem comentários que dá vontade de responder "e se você acha que se eu pudesse fazer isso, não teria feito?"). Acho que pior do que isso, é só uma crítica gratuita baseada em gosto pessoal. Pra mim ao criticar qualquer coisa, é importante tentar se colocar na situação em que aquilo existe e criticar o que foi possível dentro daquela situação. Um Cartier-Bresson não nasceu um fotógrafo genial, e sim se tornou um, em partes pelo trabalho, e em partes por uma construção crítica adequada acerca do que ele produziu.

Enfim, devo ter postado umas duas vezes no corredor polonês e lembro que a experiência de lá não foi das piores, e é até uma área que acho simpática, e mais útil que algumas do fórum, como a arena fotográfica.


E entendo também a resposta do Hyde, e do meu ponto de vista, a moderação do fórum sempre foi muito legal, o que as vezes fica mais chatinho


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #20 Online: 04 de Outubro de 2012, 00:20:51
Bom, Em primeiro lugar não to acusando e nem citando ninguém em especifico, e sim usando um espaço que é de direito de todos usuários para comentar e relatar coisas que vejo e que pelo jeito todos veem e não tem coragem de dizer!!

emfim não vou responder a ninguém em especifico mesmo tendo concordado com muitas das opiniões postadas aqui, e vou fingir que nem li algumas provocações pq não foi com esse intuito que postei, e sim com o intuito de intender e talves dar uma luz a quem posta criticas destrutivas e algumas sem fundamentação num espaço que sim é para criticas mas acredito que o criador do mesmo imaginou pessoas postando sendo criticadas e saindo do mesmo pensando poxa olha onde errei e não olha que %¨#* nada disso era importante e não me acrescentou nada ou muito pouca coisa!!!

Não me acho nada nem ninguém nem tão pouco pretendo me achar, pago minhas contas e amo o que faço e por um acaso isso se chama fotografia....

Não fiz o post direcionado a ninguém e não levei nenhum comentário do corredor ou daqui pro pessoal, mesmo pq tenho idade o suficiente pra escutar de um tudo e sobreviver!!!


Mais uma vez salientando, acho injusto alguns comentários, não em minhas fotos mas no geral, e como não podemos censurar o que cada um pensa e posta dentro das regras, gostaria que ao menos esse post service pra quem não sabe o que ta dizendo não critique, ou avalie corretamente pois vc pode estar frustando alguém que vai levar seu comentário muitas vezes errado a serio!!!

Emfim, so uam resposta direta aqui!!!Rafagnomo, nada contra mesmo!!! e não posto fotos aqui sem logo e sem borda pq não teria tempo e paciência pra achar todas elas pois muitas que posto são antigas e tratar novamente e por na web somente para postar aqui!!! emfim já vi que nunca vão deixar de criticar isso, na ultima mesmo ninguém percebeu que não era vinheta nas fotos e sim o alambrado aparecendo nos cantos da foto, pois estava tirando fotos atravez dele!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #21 Online: 04 de Outubro de 2012, 00:26:08
Faltou dizer algo, qdo a gente escreve cada um lê na conotação que quer!!

To postando tudo aqui na maior calma, sem Stress e rindo de muitas coisas que vejo e até escrevo, então leve em conta isso na hora de ler, ja que pedir que leiam uma foto a partir de uma pre sugestão que seria a sua ideia não adiantaaa, aqui quem sabe melhora o clima!!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 04 de Outubro de 2012, 01:03:02
Citar
QUASE sempre as críticas são pautadas em dogmas da fotografia, regra de terços, estar sub ou super exposta e etc., quando as vezes, a idéia da fotografia é justamente explorar essas situações de maneira criativa. Fotografia é arte e criação humana, se for pra ser um manual a ser seguido

Tenho uma posição sobre isso: pra você saber o que faz, quebrando as ditas "regras da fotografia" vc tem que saber aplicá-las e muito bem.

A regra dos terços não vem da fotografia e sim das pinturas (é antiga pacas). Se ela existe, um contexto e um estudo teórico e prático existe.

Quando falam pra mim que minha foto não está legal por conta dessas coisas, repenso o que fiz errado pra não fazer na próxima. É assim que se aprende.

Outra coisa (não queria tocar nesse assunto, pq vai gerar mais polêmica): estou aqui como usuário comum do fórum, não como moderador. A moderação não tem poder pra julgar o trabalho de ninguém e se mostrar superior em momento algum. Apenas fazemos valer as regras do fórum afinal, uma convivencia em sociedade precisa de regras e de alguém que as faça serem cumpridas.

Continue postando suas e esteja aberto as críticas e aos feedbacks que poderá receber.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Outubro de 2012, 01:15:47
As poucas fotos que postei no Corredor Polonês foram para receber críticas, não para ser elogiado. Sabia que seria criticado, mas o fiz para saber onde errei e onde posso melhorar.

Se não aguenta críticas, não publique nesta sessão.

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #24 Online: 04 de Outubro de 2012, 01:17:03

Outra coisa (não queria tocar nesse assunto, pq vai gerar mais polêmica): estou aqui como usuário comum do fórum, não como moderador. A moderação não tem poder pra julgar o trabalho de ninguém e se mostrar superior em momento algum. Apenas fazemos valer as regras do fórum afinal, uma convivência em sociedade precisa de regras e de alguém que as faça serem cumpridas.

Dimi, é isso que to tentando dizer, ninguém tem poder de julgar certo ou errado, e sim mostrar caminhos diferentes, nem um juiz de direito pode sentenciar a proibição de algo, e sim pode se fazer entender através das regras e punir o não cumprimento delas, mas cada um faz o que quer, certo ou errado... e dentro de tudo isso entra o bom senso que sinto que falta em tomar devidos cuidados com o que se posta as vezes!! pois repetindo o que disse, para muitos é apenas um comentário e um filtro de leve na leitura resolve, mas muitas pessoas podem realmente desanimar ou achar que são realmente ruins qdo apenas precisam de pequenos toque!!!

Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #25 Online: 04 de Outubro de 2012, 01:20:12
As poucas fotos que postei no Corredor Polonês foram para receber críticas, não para ser elogiado. Sabia que seria criticado, mas o fiz para saber onde errei e onde posso melhorar.

Se não aguenta críticas, não publique nesta sessão.

peço que leia os post por completo (se ta com preguiça parte pra um que tenha apenas figuras) antes de postar principalmente antes de criticar alguém tão especificamente!!!

eu to falando no geral, leia o post anterior ou volte e leia todos!!!

 :no: :ponder:
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #26 Online: 04 de Outubro de 2012, 01:58:50
(se ta com preguiça parte pra um que tenha apenas figuras)
Calma né velho, vamos manter o respeito. Esse tipo de post não leva a nada.


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #27 Online: 04 de Outubro de 2012, 07:43:25
Acho que aqui vale a sabedoria popular: "Quem tá na chuva é pra se molhar."
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #28 Online: 04 de Outubro de 2012, 12:59:00
Nunca postei no corredor polones e nunca postarei. A mesma galera q aparece sentando o pau na Galeria detonando uma foto ruim, eh a mesma q fica caladinha quando vc posta uma boa foto. Jah saquei isso e tô fora do Corredor e na Galeria posto muito pouco jah sabendo o q vai rolar ( visto minha armadura psicológica quando vou rever o meu topico! ). Salvo as almas puras de coraçao que se dao ao trabalho de postar criticas construtivas e bem embasadas, isso fica de aviso pra galera da panelinha.

Interessante como mensalmente um forista decepcionado com o Corredor e/ou Galeria aparece por aqui desabafando. Isso eh sinal q as coisas precisam mudar!

« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 13:00:18 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 04 de Outubro de 2012, 13:33:59
panelinha é problema de quem tá fora dela  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX