Autor Tópico: Vocês saem com suas câmeras na rua?  (Lida 7976 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #60 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 08:18:49
Citar
Sobre a questão da segurança na europa nem é tanto assim, eu mesmo tenho conhecidos que foram assaltados/furtados e presenciei uma tentativa de furto DENTRO de um restaurante em londres há umas duas semanas

Esse é o ponto... lá não há violência...vc não vai ser assaltado por alguém armado. Na europa em geral o pessoal é mais malandro que brasileiro. Se vc piscar some suas coisas. Mas ser assaltado com mão armada...quando acontece vira até assunto dos jornais...rs

Nós que somos Brasileiros, já estamos acostumados a não dar bobeira, mesmo assim, já ouvi muita gente falar que foi "furtada" lá...



Kong

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.901
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 11:11:43
Nas cidades pequenas q eu costumo fotografar, até a compacta chama atenção..

Mas como não costumo fotografar durante a noite nunca tive essa ansiedade pelo medo de ser roubado  :) e praticamente só fotografo natureza... dificilmente tem algum cidadão ao redor pra ficar levantando suspeitas...
Sony DSC-HX1, Nikon D90 e Gambiarras / Projeto de fotógrafo amador


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 18 de Fevereiro de 2013, 11:27:54
Esse é o ponto... lá não há violência...vc não vai ser assaltado por alguém armado. Na europa em geral o pessoal é mais malandro que brasileiro. Se vc piscar some suas coisas. Mas ser assaltado com mão armada...quando acontece vira até assunto dos jornais...rs

Nós que somos Brasileiros, já estamos acostumados a não dar bobeira, mesmo assim, já ouvi muita gente falar que foi "furtada" lá...

Tá faltando informação aí para fazer uma afirmação dessa. Primeiro que o "lá" é muito relativo pq cada país europeu tem seus índices e isso varia muito de um país para o outro. E segundo, como eu falei, ponto turístico é outra história. Normalmente são áreas mais policiadas e tal. O dia a dia do cidadão local não está nos pontos turísticos. Pode ter certeza que existe violência sim. Claro que em um nível muito menor que o nosso mas que existe, existe.


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 10:23:28
Um cara perdeu R$ 40.000,00 de material fotografico assim:

Recebeu um telefonema de "um dono de haras" q queria fotos suas e da esposa, ambos montados em seus cavalos. Ofereceu carona pro cara e marcou as 11:00. Perguntou se o fotografo tinha almoçado e este disse q nao. Ofereceu um almoço num restaurante elegante dizendo q era melhor almoçarem antes de pegar estrada ateh o haras. O fotografo aceitou. No meio da refeiçao recebe uma ligaçao a respeito de um numero de conta bancaria. Na ligaçao, disse q tal numero tava anotado num papelzinho no carro, q ia agora pegar. O cara foi ao carro, ligou e deu no pé com a mochila fotografica do cara, enquanto este almoçava. Fez isso com varios fotografos ateh ser pego.

varios deles abandonaram a profissao pq nao tinham seguro e nem como repor o material para continuar trabalhando. Nada foi recuperado de material fotografico!!!!! :(

Que horror!!!


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 10:27:25
Aqui na minha cidade, não muda tbm. Quando saio para fotografar no centro de Porto Alegre, sempre acabo convidando mais pessoas
pra irem comigo, geralmente um primo e um amigo...
Sair sozinho ou só com a pessoa que será fotografada é complicado.
E ainda assim você tem que estar com um olho no fotografado e outro em tudo que acontece na volta.
E nos finais de semana o risco aumenta, pois as ruas estão mais vazias... polícia nem se vê no centro de Porto Alegre!
É bucha!


danieldaserra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #65 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:35:03
Fui assaltado em Maceió, às 18:40, a mão armada, a um quarteirão da praia de Ponta Verde, próximo do calçadão lotado, a 10 ou 20 metros de dois hotéis grandes. Levou minha Canon T3, lente Canon 55 - 250 mm IS II, bolsa, pequeno tripé e 4 filtros (polarizador, close up, densidade neutra gradual e UV). Nordeste com dslr, nunca mais. Em um ou outr local a que pretendo ir na região, somente pequenas digitais compactas!


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #66 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:55:23
Eu peguei minha primeira DSLR faz 2 meses e até agora só tive coragem de ir no Parque Villa Lobos aqui em SP, porque ia com mais 3 pessoas e porque tem estacionamento dentro. Mas ainda assim andei com a câmera camuflada na mochila. É triste a situação do nosso pais. Comprei a câmera em Miami, e lá andei com ela a mostra o tempo todo e sem medo.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #67 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:15:09
Que bom que o tópico foi ressucitado!

Também tenho bastante medo de colocar meu equipamento na rua, não foi nada fácil juntar dinheiro pra comprar tudo. O negócio é mesmo fazer seguro e ficar muito esperto por onde anda.

Como ainda não tenho seguro eu deixo de aproveitar muitas oportunidades pelo medo de assalto. Dá raiva ter que viver em um lugar destes. Assim que der eu me mudo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:43:55
O problema do assalto nem é o valor do equipamento é mais o risco de morte. Por isso não saio com meu equipamento principal na rua, pois já presenciei vários assaltos.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 14:49:14 por Claudio Rombauer »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:51:30
O grande motivo de ter abandonado as DSLR com marcas Canon e Nikon foi o risco de roubo em cidades grandes fora do país e em qualquer lugar aqui no Brasil.

Fiz algumas viagens para lugares famosos por roubos com GF3, GX1 e OMD EM5, ninguém deu muita bola pra mim nas ruas, foi bem tranquilo.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #70 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:30:31
Fui assaltado em Maceió, às 18:40, a mão armada, a um quarteirão da praia de Ponta Verde, próximo do calçadão lotado, a 10 ou 20 metros de dois hotéis grandes. Levou minha Canon T3, lente Canon 55 - 250 mm IS II, bolsa, pequeno tripé e 4 filtros (polarizador, close up, densidade neutra gradual e UV). Nordeste com dslr, nunca mais. Em um ou outr local a que pretendo ir na região, somente pequenas digitais compactas!

pô cara...mas em maceio roubam até tekpix...não dá pra sair com dslr lá não.. :no:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:30:56
O grande motivo de ter abandonado as DSLR com marcas Canon e Nikon foi o risco de roubo em cidades grandes fora do país e em qualquer lugar aqui no Brasil.

Fiz algumas viagens para lugares famosos por roubos com GF3, GX1 e OMD EM5, ninguém deu muita bola pra mim nas ruas, foi bem tranquilo.

Eu também me sinto melhor sem aquela parafernalha monstro que é uma FF com uma objetiva cavalar.
Voce se mistura com a turistada e suas compactas.

Mesmo em relação a uma OMD, uma Rebel + Objetiva Kit é muito maior e chamativa.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #72 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:43:49
Caras, ando com a D800 tranquilamente nas ruas de Goiânia :ok:

Quando vou a parques chego a levar D800 + D7100 e nunca tive nenhum pronlema.

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:57:10
Caras, ando com a D800 tranquilamente nas ruas de Goiânia :ok:

Quando vou a parques chego a levar D800 + D7100 e nunca tive nenhum pronlema.

Curitiba é bem mais complicado. Já estive no meio de uns 3 assaltos, mas não me roubaram nada. Em um deles entrei numa relojoaria pra buscar 8 relógios que deixei pra trocar bateria e estava ocorrendo um assalto na mesma hora, se eu tivesse chegado um pouco antes ia perder tudo.

O importante é entregar o equipamento sem reagir. E acredito que a maioria das pessoas não seja assaltada, é algo que ocorre com a minoria, então, estatísticamente, você pode sim perambular com sua câmera pra cima e pra baixo que você tem boas chances de não ser assaltado.

E a mesma coisa com o carro, nunca bati, nunca me roubaram nenhum, mas por algum motivo (ou burrice) faço seguro todo ano dos dois carros.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 16:02:55 por Claudio Rombauer »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:27:51
Eu também me sinto melhor sem aquela parafernalha monstro que é uma FF com uma objetiva cavalar.
Voce se mistura com a turistada e suas compactas.

Mesmo em relação a uma OMD, uma Rebel + Objetiva Kit é muito maior e chamativa.

Estive em alguns bairros famosos em Barcelona por assaltos de tudo (não só câmeras!) com a EM5 e a 14 mm, ninguém deu bola pra mim, e olha que passei em cada boca... Estive também em Pisa, na Itália, com uma GF3 e uma compacta Sony, lá é muito famoso por assaltos de câmeras, fomos avisados no estacionamento para não mostrar as câmeras antes da Torre em hipótese alguma, e correu tudo bem também.

Em alguma viagens anteriores com uma Rebel XS, havia ocasiões que eu ficava intimidado com os olhares, mesmo em locais onde não tinha tantas ocorrências, sempre achava mal-encarados que não tiravam o olho da câmera.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/