Autor Tópico: Seguro de Equipamentos fotográficos. Onde fazer ? Alguém já fez na Kertzmann ?  (Lida 72714 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #225 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 13:32:31
Comigo funcionou muito bem e estou extremamente satisfeito. Ganhei até algumas coberturas adicionais que não estavam previstas originalmente, acredito que pelo volume total da apólice.

Comigo também sempre funcionou bem até em janeiro desse ano quando precisei renovar (de novo) ... a novidade esse ano é que me impuseram depreciar tudo em 15% ao ano, desrespeitando o valor de mercado (se eu aceitasse, uma lente de R$1000,00 por exemplo, em 4 anos estaria valendo R$522,00 ).. mandei eles pra PQP e fiz na Liame..
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 13:33:09 por Luciano.Queiroz »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:20:47
O entendimento que tive foi que se a pessoa quiser colocar um seguro de R$10.000,00 em uma lente que vale R$1.000,00 o seguro será calculado como percentual dos R$10.000,00, mas em caso de sinistro o valor indenizado é o valor de mercado. O valor especificado torna-se um teto da indenização, que é sempre feito baseado no valor de mercado. Deste modo, o ideal é o valor ser o mais próximo do valor de mercado possível, para que o valor pago pela cobertura seja minimizado. Neste contexto não vejo razão para exigirem uma depreciação de 15% no valor segurado. Se o valor estiver exagerado simplesmente pagarás mais do que seria necessário... Só poderei relatar por experiência própria, entretanto, em novembro próximo, quando da renovação da apólice...
JVc.


Isa2013

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #227 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:12:14
Olá Pessoal!!

Através do fórum fiz o ano passado com a Kertzmann o seguro da minha câmera uma Canon T4i, que ganhei de presente, foi tudo feito através de fotos, porém ao receber a apólice percebi que em nenhuma cláusula falava sobre fotos e sim NOTA FISCAL, já tinha feito e nada ocorreu.

Bom, este ano eles entraram em contato pra renovar, porém com depreciação de 15%, o meu problema que a câmera T4i saiu de linha e pra comprar uma nova o valor dito por eles não pagaria a sucessora T5i e questionei que na apólice pra receber o seguro e necessário NOTA FISCAL, nenhum dos e-mails ficou claro se realmente posso em caso de Sinistro fazer com foto, achei eles muito enrolados e qdo eu questionei sobre esta cláusula abaixo:

5.2.1 Tabela de Limitação Prévia para Contratação do LMI (Limite Máximo de Indenização).
Idade do equipamento a contar da data Percentual de dedução do valor
de emissão da Nota Fiscal. do equipamento conforme nota fiscal.
De 0 a 6 meses Não há redução.
De 6 meses e 1 dia a 14 meses 15%.
De 14 meses e 1 dia a 26 meses 30%.
De 26 meses e 1 dia a 38 meses 45%.
De 38 meses e 1 dia a 50 meses 60%.
De 50 meses e 1 dia em diante 70%.

5.2.2 As máquinas fotográficas e filmadoras não sofrerão ajuste de LMI (limite máximo de Indenização) no momento da
contratação. A Importância Segurada ficará limitada ao valor do equipamento conforme disposto em sua Nota Fiscal.
5.3 Em caso de sinistro, os equipamentos segurados poderão ser depreciados conforme regra disposta no item 18.2.


18.2 Em qualquer caso, a indenização ficará limitada ao valor atual do bem no estado de novo, a preços correntes
na data imediatamente anterior a ocorrência do sinistro deduzido a depreciação pelo uso, idade e estado de conservação.
Fica a critério da Porto Seguro a aplicação do método de Ross-Heidecke.
 
Bom, não souberam me explicar deixando bem claro que na renovação seria depreciado 15%.

Enfim, através do fórum e pelos depoimentos acredito que farei com a Liame, não sou profissional, apenas quero ter seguro de algo que se eu ficar sem não poderei repor, mas fiquei bastante insegura este ano com a Kertzmann, tb não ficou claro em caso de saída de linha de uma câmera, qual valor seria posto, dúvidas e mais dúvidas e eu tô quase nem colocando no seguro, o ruim como saio muito com ela em passeios, reuniões familiares tenho medo, mas vc pagar quase 1 parcela de uma câmera nova, e depois não estar assegurada e triste, pq eles não deixam claro isso.

Agradeço à todos, este fórum tem me ajudado muito.
Canon EOS Rebel T4i + EF 50mm f/1.8 II + EF-S 18-55mm + Tamron AF18-270mm


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #228 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:22:45
Teu seguro foi pela Porto Seguros. No meu caso optei pela RSA. Não vi este tipo de cláusula na minha apólice (obviamente que por ser de outra seguradora a apólice é distinta). Pergunta a eles se podes migrar da Porto Seguros para a RSA... Pela RSA a apólice custava cerca da metade do valor pela Porto Seguros e a cobertura era parecida (muda franquia e afins). Será esta uma cláusula da Porto Seguros?

No caso de sinistro a idéia não é que possas comprar o novo modelo que substituiu a câmera, mas que compres a mesma câmera em estado similar ao da câmera original. A idéia é repor o bem, não resultar em benefício financeiro...
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 20:24:28 por jauvane »
JVc.


Isa2013

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #229 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:36:08
Teu seguro foi pela Porto Seguros. No meu caso optei pela RSA. Não vi este tipo de cláusula na minha apólice (obviamente que por ser de outra seguradora a apólice é distinta). Pergunta a eles se podes migrar da Porto Seguros para a RSA... Pela RSA a apólice custava cerca da metade do valor pela Porto Seguros e a cobertura era parecida (muda franquia e afins). Será esta uma cláusula da Porto Seguros?

No caso de sinistro a idéia não é que possas comprar o novo modelo que substituiu a câmera, mas que compres a mesma câmera em estado similar ao da câmera original. A idéia é repor o bem, não resultar em benefício financeiro...

Oi Jauvane.

Sim meu seguro foi pela Porto Seguro e já recebi resposta do Leandro da Liame, o valor sai apenas R$30,00 mais barato. No meu caso a T4i saiu de linha, e eles vão repor no limite já depreciado da apólice, acho que seria isso, exatamente pelo fato de reposição que coloquei o valor na cotação mínima de pesquisa feita na internet, só que com a depreciação não reponho minha câmera, qto mais ter benefício financeiro.

Não perguntei a Kertzmann, assim como muitos estão dizendo no fórum o atendimento esta péssimo, eles simplesmente em cada resposta enrolam não respondem as dúvidas, entendeu.

Agradeço!!!

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 21:00:51 por Isa2013 »
Canon EOS Rebel T4i + EF 50mm f/1.8 II + EF-S 18-55mm + Tamron AF18-270mm


Safer Corretora

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
    • Seguro Para Equipamentos Fotográficos | Safer Corretora
Esclarecendo algumas informações dos últimos comentários, sobre o seguro equipamentos portáteis da Porto Seguro;

DEPRECIAÇÃO

A Porto Seguro atualmente, divide o seguro de equipamentos portáteis em duas categorias;
Equipamentos Fotográficos: Câmeras fotográficas e Filmadoras + acessórios.
Equipamentos Portáteis: Notebooks, Tablets e Smartphones + acessórios.

A regra utilizada para aplicar a depreciação no ato da indenização do seguro, é diferente para cada grupo;
Para o Seguro Equipamentos Fotográficos; a seguradora utiliza o menor valor de mercado, com o objetivo de repor o bem segurado.
No **MODERADO**; a Porto Seguro utiliza a tabela conforme citada pela Isa, incluindo em específico para Smartphones; participação obrigatória de 20% da indenização. 
5.2.1 Tabela de Limitação Prévia para Contratação do LMI (Limite Máximo de Indenização).
Idade do equipamento a contar da data Percentual de dedução do valor
de emissão da Nota Fiscal. do equipamento conforme nota fiscal.
De 0 a 6 meses Não há redução.
De 6 meses e 1 dia a 14 meses 15%.
De 14 meses e 1 dia a 26 meses 30%.
De 26 meses e 1 dia a 38 meses 45%.
De 38 meses e 1 dia a 50 meses 60%.
De 50 meses e 1 dia em diante 70%.

Essa é a regra atualmente utilizada pela Porto Seguro na **MODERADO**. Não diria que seja impossível de ocorrer, mas seria no mínimo muito difícil; que haja uma regra diferente neste quesito para cada corretora. Espero ter ajudado!

3.10. É terminantemente proibida a publicação SPAM nas áreas públicas e privativas do fórum ou o uso de dados de usuários para tal, sendo esta ação passível de banimento imediato e pagamento da multa contratual de até 1000 vezes o valor do maior pacote de publicidade disponível no fórum.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 16:49:59 por dimigobbo »


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Mandei o email para a Kertzmann há duas semanas e para a Liame há uma semana. Hoje já estou segurado pela RSA via Liame. Porque preferi a Liame? Não preferi, a Kertzmann simplesmente não respondeu!!! Também tentei meu corretor tradicional, mas ele não conseguiu. Se eu fosse fotógrafo profissional com nota de tudo ele conseguiria, mas amador não.
Daniel

Instagram: @danacqua


L Machado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Olá! Acabei de solicitar à corretora **MODERADO** a abertura de sinistro pela Porto Seguro pois minha câmera caiu e quebrou o visor. Não tenho nota fiscal e essa corretora também faz o seguro com a apresentação de fotos. Vou informando aqui o andamento do processo.

3.10. É terminantemente proibida a publicação SPAM nas áreas públicas e privativas do fórum ou o uso de dados de usuários para tal, sendo esta ação passível de banimento imediato e pagamento da multa contratual de até 1000 vezes o valor do maior pacote de publicidade disponível no fórum.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 16:56:24 por dimigobbo »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Tópico trancado para análise da moderação.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Tópico reaberto.

Para conhecimento: os posts moderados foram considerados SPAM pois o dominio fotoseg.com.br esta no nome de Luiz Machado Pereira Filho (L Machado).

Abcs
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 17:03:57 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


stella.pizarro@pizarroseg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Sou da Pizarro Corretora de Seguros e somos especializados em seguro para equipamentos fotográficos.
O que negociamos com a seguradora é a não apresentação da Nota Fiscal, em substituição, solicitamos a relação dos equipamentos com marca, modelo, numero de serie e valores. Fotografar o equipamento e armazenar as fotos, pois em um eventual sinistro poderá ser solicitada.
Nossa taxa incluiu coberturas para:
- Roubo e/ou furto qualificado;
- Queda, quebra e amassamento;
- Danos Elétricos, e
- Tumultos

Espero ter ajudado.
Estou  a disposição para eventuais duvidas.
Stella




ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Olá a todos,

Vi no fórum que muitas pessoas possuem dúvidas sobre o seguro de equipamentos fotográficos e gostaria de ajudá-los a entender um pouco mais sobre o assunto.

Meu nome é Afonso Chagas e sou especializado, há mais de 15 anos, em seguros para produções e equipamentos audiovisuais, inclusive fotográficos, através de minha corretora AHC Seguros para Entretenimento.

O seguro de equipamentos cobre quaisquer perdas ou danos decorrentes de causa externa, incluindo ROUBO (assalto com emprego de violência ou intimidação), FURTO QUALIFICADO (arrombamento do local de guarda dos bens, com vestígios), QUEDA E QUEBRA (se provocado por acidente) e DANOS ELÉTRICOS (surto ou oscilação de tensão), enquanto estiverem sendo usados em externas ou guardado, em todo território nacional, incluindo traslados.

O seguro também cobre viagens ao exterior, mediante aprovação prévia.

O seguro não cobre FURTO SIMPLES, que é o desaparecimento do bem sem explicação ou sem emprego de violência ou intimidação, ou quebra de barreiras. Exemplo: A pessoa deixa o equipamento numa bancada, sai do local, volta e o equipamento sumiu. O seguro não cobre, portanto não tire os olhos de seus equipamentos.

O seguro também não cobre equipamentos deixados no interior de veículos, sem a presença do condutor.

Franquia para a cobertura básica: 10% dos prejuízos apurados, num mínimo de R$ 500,00.

Franquia para a cobertura de danos elétricos: 10% dos prejuízos apurados, num mínimo de R$ 1.500,00.

A franquia só é aplicada em caso de perda parcial (conserto ou reparo). Não é aplicada em caso de perda total. A franquia é por evento, ou seja, se mais de um equipamento sofrer perdas ou danos, a franquia é aplicada apenas uma vez e não por equipamento.

Em caso de sinistro, a seguradora irá solicitar um comprovante de pré-existência do equipamento. Pode ser nota fiscal, recibo de compra ou invoice de importação. Se não houver tais documentos, o que é comum, temos um acordo onde a seguradora aceita fotos aparecendo os números de série, previamente enviadas ao corretor.

Espero ter ajudado a entender melhor este tipo de seguro e qualquer outra dúvida, terei o prazer de atender.

Grande abraço e sucesso a todos.

Afonso Chagas


marcosobral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
Faço sempre pela Kertzmann, antes tinha Porto Seguro e há uns 8 anos atrás tive sinistro e eles depreciaram muito o equipamento. Sendo que todo ano renovavam pelo mesmo valor. Hj  fiz tb pela Kertzmann, o da Royal, pois é bem mais barata. Nunca tive sinistro.


1Dx, 8-15, 16-35, 35 f/1.4, 50 f1.2, 24-70, 24-105, 70-200 f/2.8 IS II


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Conseguiste ainda fazer pela Royal recentemente? Se for verdade é boa notícia, pois mês que vem é hora de renovar minha apólice :D
JVc.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Comigo também sempre funcionou bem até em janeiro desse ano quando precisei renovar (de novo) ... a novidade esse ano é que me impuseram depreciar tudo em 15% ao ano, desrespeitando o valor de mercado (se eu aceitasse, uma lente de R$1000,00 por exemplo, em 4 anos estaria valendo R$522,00 ).. mandei eles pra PQP e fiz na Liame..
Mas aí você está querendo enriquecer a seguradora, não é assim que se faz.

Se você tem 20mil em equipamentos, mas nunca sai com mais de 10mil em equipamentos pra um evento, obviamente você não precisa fazer uma apólice com valor de 20mil, mas sim 10mil incluindo todos seus equipamentos. O mesmo vale pra seguro de veículos: a maioria dos seguros é feito em cima do valor 100% da fipe, sendo que (1)  se você fosse vender pra um particular dificilmente conseguiria o valor da fipe, se entregasse em uma revenda receberia 10 - 25% abaixo da fipe, e (2) seu veículo vai desvalorizando muito ao longo do ano, vc segura por 50mil no final do ano a fipe dele já está em 44 sendo que você não conseguiria vender por mais de 40 para um particular, ou seja, deveria ter segurado por um valor menor e aproveitado o desconto no seguro, pois senão seria mais vantajoso dar PT num carro do que vender. Outra coisa, cada um tem de saber o seu fator de risco. Um senhor que mora em uma cidade de 5mil habitante no interior de SC não tem a mesma necessidade de cobertura e valor de franquia de alguém que more em SP/SP e utilize o carro 5 horas por dia. Em cima dessa falta de critérios dos clientes é que as seguradoras lucram.