Autor Tópico: Seguro de Equipamentos fotográficos. Onde fazer ? Alguém já fez na Kertzmann ?  (Lida 72696 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Cobre tudo o que a apólice diz que cobre.

Essa discussão de com ou sem nota já rendeu muito no tópico e, acho, na MINHA opinião, está superada. É só dar uma olhada no histórico do debate.

Pelo menos que eu lembre (e posso estar velho e esquecido) não há menção a ninguém que não teve um sinistro pago por falta de nota.

Pode acontecer da seguradora NÃO ACEITAR fazer o seguro sem Nota. Mas se aceitar, baseada nas parcerias diferenciadas com certas corretoras, tem que pagar.

Abs!
« Última modificação: 29 de Julho de 2015, 12:03:57 por fernandomaues »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Eu não arrisco, pois o documento da própria Porto Seguro (CONDIÇÕES GERAIS PORTO SEGURO EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS SUSEP 15414.002547/2012-05) diz SER PRECISO TER:
"17.9- Documentos Necessários em caso de Sinistro
...
f) Nota Fiscal de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados e/ou Recibo de Compra e Venda (desde que conste a data de aquisição do equipamento) com reconhecimento de firma em cartório e/ou Invoice e/ou Declaração de Importação (A declaração deve ser feita em papel timbrado e/ou conter carimbo de CNPJ da importadora com a descrição e valor do equipamento) e/ou Cupom fiscal;

Esse conflito deve ser esclarecido, pois lá na frente pode ser usado para negar o pagamento do seguro.  ;)

Isso já foi esclarecido milhões de vezes aqui....

VIA DE REGRA as seguradoras colocam a informação de que precisa ter Nota Fiscal Brasileira. Mas, para alguns corretores, ela isenta essa cobrança.

Então, não tenham medo, fiquem tranquilos!!
Depois que o corretor te passa a cotação e você faz o pagamento toda seguradora tem um prazo (normalmente 15 dias) para aceitar ou não o risco de segurar sua apólice! Se ela aceitar, não tem como pedir documento que não pediu no momento do contrato... MAS, ela pode e provavelmente vai pedir vários documentos que comprovem o sinistro ocorrido, como boletim de ocorrência, carta descrevendo o sinistro, pode "interrogar" testemunhas, etc... Provas concretas que você não está tentando um golpe, mas nunca vai se negar a pagar porque ela não pediu Nota Fiscal antes e agora você não tem.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Isso já foi esclarecido milhões de vezes aqui....

"Esclarecer" significa "fazer ficar claro", e o que foi feito aqui "milhões de vezes" foi tentar deixar obscuro/nebuloso/sujeito a interpretações o que está claramente determinado no produto do seguro... :shock:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
"Esclarecer" significa "fazer ficar claro", e o que foi feito aqui "milhões de vezes" foi tentar deixar obscuro/nebuloso/sujeito a interpretações o que está claramente determinado no produto do seguro... :shock:

EFilho, "está claramente determinado" na SUA apólice. Não se pode generalizar sua desconfiança.

Reproduzo postagem do colega Jauvane que, acho, também está "claramente determinado no produto do seguro" DELE:

Renovei a pouco meu seguro com a Kertzmann, agora pela AIG, uma vez que a RSA saiu deste segmento do mercado. A quem interessar possa, a observação abaixo consta na apólice:
"Em caso de sinistro, fica dispensada a nota fiscal de todos os equipamentos incluidos na apólice, desde que seja apresentada foto com o respectivo número de série seja do equipamento, invoice ou qualquer outro documento que comprove a existência do bem. É obrigatório que o número de série do equipamento impresso na apólice seja igual ao número da respectiva foto."

Tirando de modo definitivo a dúvida que volta e meia persiste.

EFilho, entendo perfeitamente que teu interesse é de ajudar, questionar, tentar evitar que os colegas do fórum sofram com problemas. Eu, sinceramente,  :clap: a iniciativa e te admiro por isso. Mas acho que a postagem do Jauvane e a inexistência, até onde eu saiba, de pagamento de sinistro negado por falta de nota são bastante esclarecedores e tampouco convém procurar pelo em ovo.

O dano que se pode causar é que grande parte do povo aqui, que não tem Nota, deixe de fazer seguro e o prejuízo pode ser bem maior.

Lembro de relatos aqui de gente que recebeu do seguro SEM nota fiscal:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93523.0

Mas não lembro do contrário.

Abração!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
EFilho, entendo perfeitamente que teu interesse é de ajudar, questionar, tentar evitar que os colegas do fórum sofram com problemas.

Apenas isso, portanto é bom os colegas lerem suas apólices cuidadosamente... :ok:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Agregando mais uma experiência.

Hoje recebi cotação da Kertzmann para seguro do meu equipamento. Opções: AIG (mais barata) e Porto. No orçamento com as cláusulas,  lê-se:

"DADOS NECESSÁRIOS DOS EQUIPAMENTOS

Descrição, modelo, marca, nº de série. OPÇÕES DE DOCUMENTOS: nota fiscal ou  cupom fiscal, ou recibo de compra, ou certificado de garantia ou fotos com nº série.
"

Mais adiante: "Em caso de sinistro, fica dispensada a nota fiscal de todos os equipamentos incluidos na apólice, desde que seja apresentada foto com o respectivo número de série seja do equipamento, invoice ou qualquer outro documento que comprove a existência do bem. É obrigatório que o número de série do equipamento impresso na apólice seja igual ao número da respectiva foto."

Abs!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Neste tema vi esta notícia/propaganda no blog da Editora Photos:
http://photos.com.br/seguro-de-equipamentos
JVc.


magnoaquino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • aprendendo..
    • magno aquino fotografia
Neste tema vi esta notícia/propaganda no blog da Editora Photos:
http://photos.com.br/seguro-de-equipamentos

A matéria corrobora com o que entendemos aqui, não há necessidade de Nota Fiscal para fazermos seguro dos nossos equipamentos; boa dica de leitura..


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Ressuscitando o tópico: alguém notou um aumento considerável no valor do prêmio?
Eu faço pela Kertzmann há 10 anos. Sempre ficava em torno de 12% considerando IOF etc. Neste ano está em quase 16%.
Resultado, não renovei.
Quanto está sendo o prêmio de vocês (prêmio efetivo + IOF + taxas)/valor do equipamento:

Citar
Ramo: RD – RISCOS DIVERSOS.

Âmbito de cobertura : TERRITÓRIO NACIONAL.

Valor total de Equipamentos: R$ 5.000,00.

Valor do seguro é de R$ 795,07 poderá ser pago sem juros nas opções débito em conta corrente ou cartão de crédito em até 4x de R$ 198,77.

4% de 5 mil são 200 reais. Estou achando que estão metendo a mão...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Ressuscitando o tópico: alguém notou um aumento considerável no valor do prêmio?
Eu faço pela Kertzmann há 10 anos. Sempre ficava em torno de 12% considerando IOF etc. Neste ano está em quase 16%.
Resultado, não renovei.
Quanto está sendo o prêmio de vocês (prêmio efetivo + IOF + taxas)/valor do equipamento:

4% de 5 mil são 200 reais. Estou achando que estão metendo a mão...
Eu sempre coto mais de uma seguradora, anos atrás eu parei de fazer com a Kertzman, pois encontrei melhores condições com a Ellege.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Lindsay, a Kertzmann acabou de enviar outra proposta. De quase 800,00 passou para 300,00. Ou seja, se eu não reclamasse, provavelmente não veriam o erro.

Citar
Camera Canon EOS 7D SERIE 147081xxxx VALOR 3.000,00
lente Canon 24-105mm SERIE  208xxxx VALOR 2.000,00
TOTAL 5.000,

a forma pagto. correta - a vista 314,46 ou 4x sem juros
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 14:49:37 por Leo.Amaral »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Lindsay, a Kertzmann acabou de enviar outra proposta. De quase 800,00 passou para 300,00. Ou seja, se eu não reclamasse, provavelmente não veriam o erro.
Caramba??? Será que foi um erro mesmo ou um SPV (*se passar vai assim mesmo).

A minha apólice foi intermediada pela Ellege pela seguradora AIG.
Conhecimento importa mais que equipamento.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Minha apólice pela Kertzmann (AIG) me custa exatos 4,295% do total segurado.
JVc.


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Acho que uma vez tentei cotação nessa Ellege  e não consegui. Não lembro o motivo.

Jauvane, considerando IOF + taxas ou apenas o prêmio? No meu caso deu 6,29% considerando tudo..
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 16:15:49 por Leo.Amaral »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Aproveitando a ideia ai acima do Jauvane, a minha custou 4,0804% do valor segurado, tbm pela AIG, ou seja, estou pagando R$ 404,04 em 4x sem juros, para um valor total dos equipamentos R$ 10 mil.


Conhecimento importa mais que equipamento.