Autor Tópico: Seguro de Equipamentos fotográficos. Onde fazer ? Alguém já fez na Kertzmann ?  (Lida 73045 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Talvez a limitação seja da Porto Seguros?

Não, como disse no post, ele consultou outras seguradoras, especificamente (além da própria Porto que o indicou): AIG, Zurich e mais outra.

Como vc citou a AIG, eis a resposta dessa seguradora: "Boa Tarde xxxxx, Não estamos operamos com apólices individualizadas de equipamentos  fotográficos. Agradecemos a consulta e esperamos poder atende-los em uma nova oportunidade. At. yyyy".

Todas as consultas meu corretor mandou cópia para mim e a pergunta era simples, tipo "meu cliente sabe que vcs fazem isso para outros, fazem mesmo?" e a resposta era invariavelmente ou não faziam esse seguro ou faziam desde que a NF ou invoice estivesse em poder da pessoa quando do sinistro...  ;)

 :ok:
 
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 17:25:13 por efilho »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Antes de fazer meu seguro,conversei com um corretor amigo meu aqu no Rio. Ele me indicou que este tipo de seguro é melhor fazer com seguradoras especializada, pois o percentual cobrado de corretoras não especializadas é bastante alto (por conta do pequeno volume). me recordo que uma quotação que ele fez para mim custava 20% do valor dos bnes segurados, o que era um absurdo... Pela Kertzmann, exatamente uam especializada, que pelo volume tem condições especiais das seguradoras, o custo era de pouco mais de 3% do valor dos bens segurados. Uma diferença absurda! Sinto-me extremamente seguro pelo fato de que a própria apólice emitida pela própria seguradora indica clara e inequivocamente que as notas não são necessárias. Na verdade, tenho nota de tudo o que possuo, com exceção de uma lente 100 f2.8L que comprei de uma colega de curso de estúdio 2, de quem esqueci de pegar a nota original, mas fiz o seguro sem usar as notas porque era mais simples. A própria apólice indica que as notas não são necessárias. Não entendo qual e´a tua dúvida ainda. A diferença é que se o seguro for por uma corretora miúda (neste segmento) nenhum dos benefícios extras de grandes contratos se aplicaria á tua apólice, o que no meu caso resultaria em um custo de 20% do valor segurado (que no meu caso seria absolutamente inviável, dado o montante segurado bastante elevado).

Em resumo. Se tentares fazer o seguro elo teu corretor de costume, podes esquecer, pois o custo será exagerado, e ainda assim a apólice terá muitas restrições, como a exigência da nota, etc. Para este segmento, precisas escolher uma das grandes seguradoras, como a Liame, Kertzmann e umas poucas outras, que tem contratos diferenciados com as seguradoras. No meu caso, com a Kertzmann, a própria apólice indica o tratamento diferenciado, que não é disponível através de uma corretora miúda (neste segmento, mesmo que seja gigantesca em outros segmentos).

Antes de fazer meu seguro (que tem um custo considerável, pesquisei bastante aqui no forum e com colegas. Aqui mesmo no MF encontras vários relatos de pessoas que tiveram sinistros, não possuiam nota, e receberam o reembolso sem estresse. Eu mesmo, podes encontras em tópicos antigos, insistia muito sobre a questão de notas fiscais e afins. Só quando efetivamente fiz o seguro é que vi que o que muitos relatavam, de ser sim possível fazer sem as notas, confirmou-se. Sendo repetitivo mais uma vez, inclusive com menção explícita sobre isso na própria apólice.

Não sei o que mais pode ser dito para tranquilizar quem deseja fazer o seguro. Se ainda assim não te sentes satisfeito para fazer a apólice. Fica sem mesmo! Espero que nunca precises dela. Eu não tinha seguro até 2013, quando acabei concordando com alguns que indicavam que era muito melhor ter um seguro e não precisar que precisar e não ter. Hoje me sinto a vontade para andar com equipamento por aí, pois absolutamente tudo está na minha apólice (foi quando fiz a apólice inclusive que vi o quanto tenho investido no hobby... Apesar de ter o seguro, continuo evitando locais que considero perigoso. Não me soa razoável abusar só porque o seguro existe...
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
....Não entendo qual e´a tua dúvida ainda... Se tentares fazer o seguro elo teu corretor de costume, podes esquecer, pois o custo será exagerado, e ainda assim a apólice terá muitas restrições, como a exigência da nota, etc...
Para este segmento, precisas escolher uma das grandes seguradoras ... que tem contratos diferenciados com as seguradoras....
Não sei o que mais pode ser dito para tranquilizar quem deseja fazer o seguro. Se ainda assim não te sentes satisfeito para fazer a apólice. Fica sem mesmo! Espero que nunca precises dela.

Meu amigo, depois dessa explicação não resta dúvida nenhuma sobre esse tipo de coisa...  ;)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Alguém já ouviu falar nessa empresa?

http://www.ahcseguros.com.br/

Já fez seguro com eles ou algo?


FABIO ALEXANDRE SANTOS CA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #289 Online: 15 de Maio de 2015, 18:12:50
Fiz seguro dos meus equipamentos fotográficos com a SAFER CORRETORA DE SEGUROS, me aconteceu um roubo geral onde acabei perdendo tudoooooo, todos meus equipamentos que tinha levado ao evento, mas, quem está assegurado está seguro e a SAFER não mediu esforços... recomendo a todos...pura agilidade na resolução $$$ do meu problema.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Fiz uma cotação com a kertz e foi pela porto seguro... O provlema é que o valor foi o dobro de outras duas corretoras.

To na dúvida cruel


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Fiz uma cotação com a kertz e foi pela porto seguro... O provlema é que o valor foi o dobro de outras duas corretoras.

To na dúvida cruel

Pede a eles uma quotação pela AIG...
JVc.


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Alguém tem algum email (atual) de corretor para indicar?    ;) ;)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Pede a eles uma quotação pela AIG...

Me esqueci de responder... Fiz a cotação pela AIG, e fechei com a Kertz. Foi mais em conta.

Obrigado pela dica!


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
A Fernanda da Kertzmann tá me atendendo, mas não estou gostando do atendimento (Também fiz cotação pela FotoSeg, porém ficou bem mais caro), estou com alguns problemas em minhas notas Fiscais (Por total culpa das Casas Bahia), então ao relatar o problema ela pediu as NF's e fotos dos equipamentos para que fossem analisados, enviei e em seguida ela solicitou os dados do meu cartão de crédito alegando que só analisaria a documentação com os dados do meu cartão de crédito para já fechar o seguro, questionei que se ela ainda iria analisar se seria possível ou não me fazer um seguro o pagamento deveria ser realizado só após a resposta positiva para a questão anterior, aí ela parou de me responder... Alguém indica algum corretor?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Faço pela Porto Seguro via KEF Corrretora, mas só com nota fiscal ou "invoice" em meu nome, caso contrário a seguradora não aceita...  ;)


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Faço pela Porto Seguro via KEF Corrretora, mas só com nota fiscal ou "invoice" em meu nome, caso contrário a seguradora não aceita...  ;)

Recebi a proposta da FotoSeg que usa a Porto Seguro como seguradora. Eles me enviaram orçamento dizendo que NÃO PRECISO TER AS notas fiscais. Estou interessado nesse seguro deles mas ainda estou vendo as minhas pos$ibilidades.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Já tinha feito uma vez e agora estou fazendo de novo na Liame. Antes era pela RSA, mas essa empresa parou de trabalhar com produtos fotográficos. O seguro agora é pela Cia Argo Seguros, com sede nos USA, parece ser muito sólida. Não precisa de NF, mas precisa ter prova de que tinha o equipamento. Por exemplo caixa com número de série, manuais e até foto serve, pelo que disseram.

www.liame.com.br
leandro@liame.com.br


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Eles me enviaram orçamento dizendo que NÃO PRECISO TER AS notas fiscais...

Eu não arrisco, pois o documento da própria Porto Seguro (CONDIÇÕES GERAIS PORTO SEGURO EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS SUSEP 15414.002547/2012-05) diz SER PRECISO TER:
"17.9- Documentos Necessários em caso de Sinistro
...
f) Nota Fiscal de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados e/ou Recibo de Compra e Venda (desde que conste a data de aquisição do equipamento) com reconhecimento de firma em cartório e/ou Invoice e/ou Declaração de Importação (A declaração deve ser feita em papel timbrado e/ou conter carimbo de CNPJ da importadora com a descrição e valor do equipamento) e/ou Cupom fiscal;

Esse conflito deve ser esclarecido, pois lá na frente pode ser usado para negar o pagamento do seguro.  ;)


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Eu não arrisco, pois o documento da própria Porto Seguro (CONDIÇÕES GERAIS PORTO SEGURO EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS SUSEP 15414.002547/2012-05) diz SER PRECISO TER:
"17.9- Documentos Necessários em caso de Sinistro
...
f) Nota Fiscal de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados e/ou Recibo de Compra e Venda (desde que conste a data de aquisição do equipamento) com reconhecimento de firma em cartório e/ou Invoice e/ou Declaração de Importação (A declaração deve ser feita em papel timbrado e/ou conter carimbo de CNPJ da importadora com a descrição e valor do equipamento) e/ou Cupom fiscal;

Esse conflito deve ser esclarecido, pois lá na frente pode ser usado para negar o pagamento do seguro.  ;)

Posso estar errado, mas no orçamento que me enviaram foi este o item que mais me chamou a atenção para fazer. Obviamente que é necessário sim tem as imagens de todos os equipamentos listados juntamente com seus números de série constando nas fotografias.

E na proposta tem os seguintes campos para preenchimento:

Descrição | Marca Modelo | Valor | Nº de Série.

"FAVOR ENVIAR:
Documentos: Nota fiscal, INVOICE, recibo (caso possua) (Com destaque em vermelho)
Solicitamos o envio de fotos de TODOS os equipamentos a serem segurados, com ênfase na marca, modelo e número de série. (Enviado via https://www.wetransfer.com/ para seguro@fotoseg.com.br)"

Diz isso no arquivo que deve ser enviado para eles. Estou com dúvida justamente em quais os casos esse seguro cobre.  :ponder:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."