Autor Tópico: Qual o melhor flash "ching ling" para Canon?  (Lida 12851 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #45 Online: 19 de Setembro de 2013, 16:33:12
Moçada, só uma observação. A luz auxiliar de AF não faz a medição da distância. Ela apenas cria um padrão de linhas verticais e horizontais para que os pontos de AF possam ter contraste suficiente para fazer o foco. Tanto que, nos flashes da Canon, o padrão de linhas muda de acordo com o ponto de AF que estamos utilizando, para otimizar o foco. Já nos flashes da YN, a luz auxiliar é otimizada apenas para o ponto de AF central.

Abraços


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:08:15
Moçada, só uma observação. A luz auxiliar de AF não faz a medição da distância. Ela apenas cria um padrão de linhas verticais e horizontais para que os pontos de AF possam ter contraste suficiente para fazer o foco. Tanto que, nos flashes da Canon, o padrão de linhas muda de acordo com o ponto de AF que estamos utilizando, para otimizar o foco. Já nos flashes da YN, a luz auxiliar é otimizada apenas para o ponto de AF central.

Abraços

Até onde sei, a do corpo da câmera faz sim, Humberto, mas a do flash realmente é apenas para criar contraste no alvo.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #47 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:40:05
O que ocorre é que algumas lentes informam à câmera a distância de foco, e esta informação é utilizada tanto pelo sistema de medição quanto pelo sistema TTL do flash para fazer um "ajuste fino" ao calcular a exposição ou a potência com que o flash será disparado. Mas isso só ocorre quando usamos o flash direto, já que obviamente com o flash rebatido a distância percorrida pela luz é variável e não tem nada a ver com a distância do assunto ao plano focal.

PS: Nunca tinha reparado que o padrão dos leds muda radicalmente para os pontos de foco laterais :)




« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 17:46:22 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:52:07
O que ocorre é que algumas lentes informam à câmera a distância de foco, e esta informação é utilizada tanto pelo sistema de medição quanto pelo sistema TTL do flash para fazer um "ajuste fino" ao calcular a exposição ou a potência com que o flash será disparado. Mas isso só ocorre quando usamos o flash direto, já que obviamente com o flash rebatido a distância percorrida pela luz é variável e não tem nada a ver com a distância do assunto ao plano focal.

PS: Nunca tinha reparado que o padrão dos leds muda radicalmente para os pontos de foco laterais :)

Pois é, fui ler sobre isso e parece que largaram de mão tecnologias pra descobrir a distância e dar um ponto inicial pra objetiva começar a trabalhar no ajuste fino. Usavam infra-vermelho e até ondas de som pra isso, mas pelo jeito tá valendo mais a pena mandar a objetiva correr da distância mínima de foco até o infinito que fazer toda essa gambiarra pra descobrir a distância.

Também não sabia que mudavam os LEDs. Sempre que usei o AF Assist estava no ponto central (porque achei que só funcionava lá mesmo).


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #49 Online: 19 de Setembro de 2013, 18:20:46
Pois é, fui ler sobre isso e parece que largaram de mão tecnologias pra descobrir a distância e dar um ponto inicial pra objetiva começar a trabalhar no ajuste fino. Usavam infra-vermelho e até ondas de som pra isso, mas pelo jeito tá valendo mais a pena mandar a objetiva correr da distância mínima de foco até o infinito que fazer toda essa gambiarra pra descobrir a distância.

Na realidade, a lente não corre. Pelo sistema de AF por fases a câmera já sabe exatamente quanto tem que mover a lente para colocar no ponto certo e mais ainda, sabe se o ponto de foco está para trás ou para frente. É como se fosse um sistema de despolido, que mostra o quanto uma área está fora de foco através do desencontro entre os bi-partidos, só que eletrônico.

Isso é essencial no foco-servo e é a grande diferença para os sistemas de AF puramente por contraste. Este sim tem que fazer a lente correr até encontrar o ponto de maior contraste.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 18:21:57 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 20 de Setembro de 2013, 09:57:10
Na realidade, a lente não corre. Pelo sistema de AF por fases a câmera já sabe exatamente quanto tem que mover a lente para colocar no ponto certo e mais ainda, sabe se o ponto de foco está para trás ou para frente. É como se fosse um sistema de despolido, que mostra o quanto uma área está fora de foco através do desencontro entre os bi-partidos, só que eletrônico.

Isso é essencial no foco-servo e é a grande diferença para os sistemas de AF puramente por contraste. Este sim tem que fazer a lente correr até encontrar o ponto de maior contraste.

Sim, no AF "normal" nota-se que a lente não anda toda a sua extensão, apenas uma grande movimentação inicial e, em algumas situações, alguns pequenos ajustes depois disso. Apenas no foco pelo live-view, que é este por contraste que tu comentou por último. :ok:

Eu quis dizer que até o pior dos casos que temos atualmente, que é o foco por contraste (trabalhoso e lento), é melhor que utilizar as tecnologias antigamente usadas como as ondas de som e o infra-vermelho. :)
« Última modificação: 20 de Setembro de 2013, 10:00:42 por lestevaos »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:22:05
Desenterrando o tópico mais uma vez, resolvi largar mão e encomendei um Meike MK580 pra mim. Ainda deve demorar um pouco pra chegar, mas tenho muita curiosidade de testar um flash desses desde que foi lançado, e sei que muita gente aqui também tem. Alguém precisava ser a cobaia da turma, então encaro um pouco como um serviço de utilidade pública, rsrs, depois que chegar e eu testar, volto aqui pra postar as minhas impressões iniciais.

Abraços
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 14:22:29 por Humberto Teté »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #52 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:32:17

Desenterrando o tópico mais uma vez, resolvi largar mão e encomendei um Meike MK580 pra mim. Ainda deve demorar um pouco pra chegar, mas tenho muita curiosidade de testar um flash desses desde que foi lançado, e sei que muita gente aqui também tem. Alguém precisava ser a cobaia da turma, então encaro um pouco como um serviço de utilidade pública, rsrs, depois que chegar e eu testar, volto aqui pra postar as minhas impressões iniciais.

Abraços
Grande Humberto, ficarei na expectativa também. Tem ideias e quando terás em mãos?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 18 de Novembro de 2013, 14:37:13
Grande Humberto, ficarei na expectativa também. Tem ideias e quando terás em mãos?
Comprei faz poucos dias, ainda está no caminho. Como eu não dou tanta sorte no eBay quanto você, ainda deve demorar bem uns 40 dias...


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 18 de Novembro de 2013, 15:24:40
comprei um 565ex e um difusor branco pra ser meu primeiro flash no ebay com o dzone2, pra hobby e aprendizado me pareceu suficiente, agora é esperar, dando tudo certo com o flash a próxima aquisição provavelmente será a tamron 17-50, alguém ten vendedor no ebay que venda as eneloop xx originais?
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #55 Online: 18 de Novembro de 2013, 18:38:08
Ah, só uma coisa, a Meike já lançou no mercado o flash MK600, que difere do MK580 por possuir HSS.  :ok:
Obviamente, o preço é um tanto mais caro também, por ser só uma experiência, eu optei por pegar o mais barato mesmo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #56 Online: 18 de Novembro de 2013, 20:55:59
Humberto, quanto pagastes no seu flash?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 18 de Novembro de 2013, 20:59:46
Humberto, quanto pagastes no seu flash?


US$140. Não lembro exatamente quanto deu em R$, mas foi mais do que eu gostaria de ter pago pra fazer apenas uma experiência, rsrs. Agora fico na torcida pra que ele seja bom e confiável. Certamente vou fazer vários testes, inclusive em trabalhos, pra ver se ele aguenta bem o tranco.


 :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:33:03
E hoje chegou o flash Meike MK580 aqui em casa. A princípio me parece muito bom, tudo funcionando. A construção dele passa a impressão de ser mais frágil que o Canon 580EX II mesmo, como era de se esperar, mas ainda assim é bastante sólido.

Adorei o fato dele ter a presilha da sapata igual à do 580EX II, não curto o esquema de parafuso do YN565EX. E também adorei o fato da cabeça girar 180° pros dois lados, isso pra mim era o maior limitante do YN565EX. Ele funciona muito bem como master e como escravo, sem observações nessa parte.

Uma grande desvantagem é o fato dele não ter todas as funções personalizadas, só tem 2, que nem podem ser controladas pelo menu da câmera, meio chato isso. Outra coisa é que ele é bem mais fraco que o 580EX II, o n° guia é 42m em 105mm, enquanto que o 580EX II é 58m em 105mm. Dá pra notar uma boa diferença em alguns casos.

Mas enfim, pra ser meu 3° flash, acho que foi uma boa compra, bom preço. Agora posso deixar meus 580EX II guardadinhos em casa quando for só passear ou viajar.

Abraços


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 17 de Janeiro de 2014, 14:22:53
chegou meu 656ex tbm, recomendo muito a quem ainda não tem um flash, mesmo ja sabendo que a construção era bem robusta, eu ainda me surpreendi quando peguei ele na mão. agora resta aprender a usar hehe.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli