Autor Tópico: Comparativo Sigma 35 1.4 Art vs Canon EF 35 2.0 IS USM  (Lida 21960 vezes)

Lucas Estêvão

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Resposta #90 Online: 04 de Outubro de 2013, 14:56:58
Isso, antes de fotografar, vc escolhe a posição de bokeh (o anel tem 11 posições mostradas em uma das fotos do http://fstoppers.com/the-best-portrait-lens-youve-never-heard-of-the-nikon-135mm-f2), e foca depois
(Mas está é uma lente dificil de usar, feita para fotografos de estudio mesmo. Como o colega explica, em casamentos não dá pra ficar escolhendo isso. Por exemplo, em fotos contra o sol, vc não deve usar F2..hora não se faz fotos contra o Sol em F2..esta é uma lente de 1990, tem que usar como tal...o cara fala que F2.8 já nao da problema. Eu usaria, de F4 pra cima..bem que seja.... hoje em dia, as pessoas querem lentes aperta botao e faz tudo. Fazem testes de aberraçao cromatica em 100% das aberturas...usando sempre luz. Se estiver em F2 e o sol atras de VC nao tem chrimatic aberration nela. Mas é aquilo, hoje querem testar em laboratorio e nao na pratica....Nesta lente vc deve saber evitar uma série de problemas, porque ela "brinca" com optica e apresenta como CA em certas aberturas se estiver em certas situações (coisa que qualquer fotografo de estudio sabe e pode evitar...e que todo carinha expert em youtube reclama quando nao sabe usar. Por isso, se lê certas criticas absurdas sobre esta lente. E outras elogiam. Enfim ela tem 11 tipos de bokeh "para cara foto" e é para brincar com optica. Claro que, em algumas situações, os 11 tipos não se aplicam ou ficam iguais, em outras situações, alguns dos 11 bokeh vão gerar problemas opticos como CA, afnal vc esta brincando com optica). Vê o que o cara fez com o rosto da menina aqui http://digiforum.com.br/viewtopic.php?p=1395468 (e os 3 bokehs de uma foto acima..que achei fraquinho mas serve pra mostar)

Na verdade ela tem 9 posições de DC, neutro + 4 pra cada lado (frontal e traseiro). Esses DCs não devem ser usados assim de qualquer forma, nem mesmo devem ser configurados antes de se fazer o foco. O procedimento correto é fazer o foco e só depois informar o DC desejado no anel específico pra isso, caso contrário o sistema de AF vai compensar essa diferença e não terá o efeito aplicado.

O valor de DC setado no anel DC deve ser um número menor ou igual ao número da abertura sendo usada na objetiva. Por exemplo, se tu vai fazer um retrato em f/2.8, só deve usar DC neutro, f/2 ou f/2.8 (tanto pra F quanto pra R). Se usar DC f/4 estando com a abertura em f/2.8 tudo o que vai conseguir é uma foto desfocada, o mesmo que conseguiria se focasse na frente ou atrás do assunto e não exatamente no assunto. O que o DC faz é empurrar algum(ns) dos elementos internos pra frente ou pra trás, só que isso deve ser usado com um limite, do contrário não terá aumento no bokeh, mas sim uma foto fora de foco, como se tivesse com problema de front/back focus no teu conjunto corpo/objetiva.

Quanto ao que disse sobre ser uma lente para fotógrafos de estúdio eu discordo. Em estúdio se usa pequenas aberturas quase que por regra, pra ter a definição inteira do rosto/corpo da modelo, sendo assim não faz sentido ter uma objetiva especialista em desfoques em grandes aberturas pra ser usada em f/11 o tempo inteiro (ainda mais contando com o fato de que ela fecha só até f/16, então não tem grande qualidade em f/11) ou então pra desfocar o que, o fundo infinito branco? 135mm pra fotógrafo de estúdio é uma DF bem complicada, pois se precisa de quase 9 metros pra ter um retrato de corpo inteiro de uma pessoa de estatura média, e isso com a câmera na orientação retrato. Se quiser na orientação paisagem uma foto pegando corpo inteiro, é algo em torno de 15 metros de distância, o que inviabiliza bastante o uso dessa DF em estúdios. Não que ela não seja usada, mas a DF mais usada nessas situações deve ficar por volta dos 85mm. Essa lente é melhor aproveitada na rua, com bastante fundo (e de preferência distante) a ser explorado pra boa renderização do desfoque característico dela ser visto.
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Resposta #91 Online: 04 de Outubro de 2013, 17:31:08
Eu tenho uma 135 DC e ela é A Lente!!!
Não troco não vendo e sempre que eu saio ela vai comigo! A forma correta de usá-la é você define a abertura e decide se vai desfocar o fundo ou a frente; desfocr a frente é meio inútil, mas para desfocar o fundo você gira o anel do DC para a mesma abertura que você setou a lente. Eu uso geralmente em f/4
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Thales Souto

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Resposta #92 Online: 04 de Outubro de 2013, 20:43:16
tsouto, com todo o respeito:
1) Tu só fala dessa Sigma 35mm f/1.4 há meses em todo bendito tópico sobre lentes aqui do fórum, então se tem alguém que não pode falar sobre alguém estar obcecado por uma lente esse alguém é tu.
:ok:
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Resposta #93 Online: 04 de Outubro de 2013, 22:39:25
Na verdade ela tem 9 posições de DC, neutro + 4 pra cada lado (frontal e traseiro). Esses DCs não devem ser usados assim de qualquer forma, nem mesmo devem ser configurados antes de se fazer o foco. O procedimento correto é fazer o foco e só depois informar o DC desejado no anel específico pra isso, caso contrário o sistema de AF vai compensar essa diferença e não terá o efeito aplicado.

O valor de DC setado no anel DC deve ser um número menor ou igual ao número da abertura sendo usada na objetiva. Por exemplo, se tu vai fazer um retrato em f/2.8, só deve usar DC neutro, f/2 ou f/2.8 (tanto pra F quanto pra R). Se usar DC f/4 estando com a abertura em f/2.8 tudo o que vai conseguir é uma foto desfocada, o mesmo que conseguiria se focasse na frente ou atrás do assunto e não exatamente no assunto. O que o DC faz é empurrar algum(ns) dos elementos internos pra frente ou pra trás, só que isso deve ser usado com um limite, do contrário não terá aumento no bokeh, mas sim uma foto fora de foco, como se tivesse com problema de front/back focus no teu conjunto corpo/objetiva.

Quanto ao que disse sobre ser uma lente para fotógrafos de estúdio eu discordo. Em estúdio se usa pequenas aberturas quase que por regra, pra ter a definição inteira do rosto/corpo da modelo, sendo assim não faz sentido ter uma objetiva especialista em desfoques em grandes aberturas pra ser usada em f/11 o tempo inteiro (ainda mais contando com o fato de que ela fecha só até f/16, então não tem grande qualidade em f/11) ou então pra desfocar o que, o fundo infinito branco? 135mm pra fotógrafo de estúdio é uma DF bem complicada, pois se precisa de quase 9 metros pra ter um retrato de corpo inteiro de uma pessoa de estatura média, e isso com a câmera na orientação retrato. Se quiser na orientação paisagem uma foto pegando corpo inteiro, é algo em torno de 15 metros de distância, o que inviabiliza bastante o uso dessa DF em estúdios. Não que ela não seja usada, mas a DF mais usada nessas situações deve ficar por volta dos 85mm. Essa lente é melhor aproveitada na rua, com bastante fundo (e de preferência distante) a ser explorado pra boa renderização do desfoque característico dela ser visto.
***EDITADO*** se vc não tem a lente, o manual é  fácil de ser baixado pela internet, na página 13,  que diz:
"Defocus control should always be performed before focusing. If you rotate the DC ring after focusing, or during focus lock in autofocus photography, your subject will be out of focus."
Sempre escolha o modo de desfoque antes de focar e avisa: Se vc fizer mexer no anel depois de focar (como vc disse que é o correto   :no: e não é), a foto ficará fora de foco (exatamente o que vc descreveu por usar a lente errado. ***EDITADO***

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
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Resposta #94 Online: 05 de Outubro de 2013, 00:20:35
A sigma tem um problema serio comprando com a Canon, o Fabricante Sigma não tem um processo de serio de controle de qualidade ou seja muitas lentes Sigma saem de fabrica com o foco desalinhado. A Canon por outro lado nas lentes L, a probabilidade de vc pegar uma lente com foco errado é nulo.  Pra mim isso leva em conta na hora de comprar uma lente.
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Lucas Estêvão

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Resposta #95 Online: 05 de Outubro de 2013, 01:48:54
***EDITADO***
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Resposta #96 Online: 05 de Outubro de 2013, 01:55:58
A sigma tem um problema serio comprando com a Canon, o Fabricante Sigma não tem um processo de serio de controle de qualidade ou seja muitas lentes Sigma saem de fabrica com o foco desalinhado. A Canon por outro lado nas lentes L, a probabilidade de vc pegar uma lente com foco errado é nulo.  Pra mim isso leva em conta na hora de comprar uma lente.

http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=371097

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Resposta #97 Online: 05 de Outubro de 2013, 01:59:39
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Resposta #98 Online: 05 de Outubro de 2013, 02:14:26
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Resposta #99 Online: 05 de Outubro de 2013, 02:15:00
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Resposta #100 Online: 06 de Outubro de 2013, 03:42:10
Que barraco, desnecessário, pra isso a ***EDITADO*** da moderação não aparece.
é brincadeira viu.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
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Resposta #101 Online: 06 de Outubro de 2013, 15:03:03
Conclamo aos senhores que se atenham ao assunto do tópico e tentem, ao menos tentem, exercitar a educação e bom senso.

A divergência no campo das idéias é sempre salutar, mas mantenham a cortesia e a civilidade. O fórum agradece!!!  :ok:

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Resposta #102 Online: 06 de Outubro de 2013, 17:18:08
Conclamo aos senhores que se atenham ao assunto do tópico e tentem, ao menos tentem, exercitar a educação e bom senso.

A divergência no campo das idéias é sempre salutar, mas mantenham a cortesia e a civilidade. O fórum agradece!!!  :ok:



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Resposta #103 Online: 06 de Outubro de 2013, 20:01:07
Por tudo que foi dito (e analisado pelos colegas), se não fosse o preço, eu apostaria na Sigma 35mm contra uma Canon EF 35mm. (cheguei a ir em uma loja ver e tal...)
Mas a diferença de preço é grande e me desanima.
O que eu gosto muito da Canon é o custo beneficio das lentes dela. Eu preferia até a 35mm f2 sem IS que é mais barata ainda.
Não sei se, alguem que tenha Canon (e se beneficie do alto custo beneficio delas) precisaria de uma lente 35mm de 900 dolares (nos EUA).
É legal ter tudo top, mas o ganho fica cada vez menor e custo sobe muito  :ok:
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Thales Souto

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Resposta #104 Online: 06 de Outubro de 2013, 21:22:03
Por tudo que foi dito (e analisado pelos colegas), se não fosse o preço, eu apostaria na Sigma 35mm contra uma Canon EF 35mm. (cheguei a ir em uma loja ver e tal...)
Mas a diferença de preço é grande e me desanima.
O que eu gosto muito da Canon é o custo beneficio das lentes dela. Eu preferia até a 35mm f2 sem IS que é mais barata ainda.
Não sei se, alguem que tenha Canon (e se beneficie do alto custo beneficio delas) precisaria de uma lente 35mm de 900 dolares (nos EUA).
É legal ter tudo top, mas o ganho fica cada vez menor e custo sobe muito  :ok:
Como já comentamos algumas páginas antes. Quando a diferença era de 50 dólares, não tinha porque optar pela Sigma. Agora, com 300 dólares de diferença, a questão é de gosto, bolso e vontade.
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