Autor Tópico: Comparativo Sigma 35 1.4 Art vs Canon EF 35 2.0 IS USM  (Lida 21964 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #60 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:34:23
Eu já tenho esse range, mesmo que a 24-105mm seja f/4,

Tenho preferência pela 135L, pois TODOS reviews pessoais que li, sem EXCEÇÃO, tanto em fóruns internacionais, como aqui mesmo, foram unânimes em elogiar e muito essa lente. Aliás, com um bokeh muito comparável (se não melhor) do que uma 85L e o melhor? Metade do preço!
Rafael eu sei que gosto é gosto e sonho é sonho mas acho a sua vontade/obsessão (com todo respeito) pela 135 L acima da média. Que é uma lente FD, certeza que é mas a DF é muito restritiva ao uso.
Tenho a 100 f/2.0 que é muito próxima da Sigma em termos de qualidade (nítida de doer toda aberta) e já não uso tanto. Pra falar a verdade 35 e 50 mm são as DF mais coringas.

Compre a 35 + 100 ou 35 + 85 1.8 e seja feliz. Guarde a 24-105 para passeios mais descompromissados ou necessidade de flexibilidade na fotografia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #61 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:39:48
Rafael eu sei que gosto é gosto e sonho é sonho mas acho a sua vontade/obsessão (com todo respeito) pela 135 L acima da média. Que é uma lente FD, certeza que é mas a DF é muito restritiva ao uso.
Tenho a 100 f/2.0 que é muito próxima da Sigma em termos de qualidade (nítida de doer toda aberta) e já não uso tanto. Pra falar a verdade 35 e 50 mm são as DF mais coringas.

Compre a 35 + 100 ou 35 + 85 1.8 e seja feliz. Guarde a 24-105 para passeios mais descompromissados ou necessidade de flexibilidade na fotografia.

Pois é rappaz, fui picado pelo bicho da fotografia. A verdade é q dá vontade de ter desde o range 17 até o 200. Mas, tenho pensado somente em qual seria a próxima, pois isso parece não ter fim. Vc compra uma e depois vai querer outra. Nunca vi ninguém parar com um set e ser feliz....sempre vai querer outra. Agora, uma que pensei hoje, que é bem proxima da 135L é a 100L 2.8 macro, pois tem um belo retrato e ainda é macro, daria pra matar uma 85 1.8 e a 135L.  :aua: :aua:

Agora, realmente, não me desfaço da 24-105mm pois é boa pra se levar como uma única lente qdo for viajar.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #62 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:52:41
tsouto, sim, vc tem razão quanto as distâncias focais mais utilizadas (35, 50, 85). Agora, depois que tanto li sobre a 135L e do tanto que falaram bem dela e do tanto que vi de belas imagens com bokeh, fiquei com isso na cabeça. Pois gosto muito de um belo bokeh aliado à nitidez (toda aberta), coisa que vejo muito na 85L e 135L. Mas a 85L ainda tá fora do meu orçamento, então, por isso pensei na 135L.

Mas, pretendo ter: 35mm, 85mm e 135mm. Acho que assim estarei bem servido, o resto é só aprimorar a técnica e ser feliz.


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #63 Online: 03 de Outubro de 2013, 22:37:29
tsouto, sim, vc tem razão quanto as distâncias focais mais utilizadas (35, 50, 85). Agora, depois que tanto li sobre a 135L e do tanto que falaram bem dela e do tanto que vi de belas imagens com bokeh, fiquei com isso na cabeça. Pois gosto muito de um belo bokeh aliado à nitidez (toda aberta), coisa que vejo muito na 85L e 135L. Mas a 85L ainda tá fora do meu orçamento, então, por isso pensei na 135L.

Mas, pretendo ter: 35mm, 85mm e 135mm. Acho que assim estarei bem servido, o resto é só aprimorar a técnica e ser feliz.
Se vc está disposto a investir tanto e, em várias lentes específicas, acho que vc deveria dar uma olhada em outras marcas do mercado para não se arrepener futuramente.
Tente não se vender para uma marca especifica e procure focar apenas no resultado final. A Canon é um marca muito técnica, e voltada a resultado, e não necessáriamente focada em bokeh. Existem marcas no mercado totalmente focadas em bokeh. Gastar uma grana violenta em lentes de 8-blades que são dirigidas a jornalismo (e não a bokeh) vai te dar um grande arrependimento no futuro quando vc estudar sobre as diferenças que o diafragma faz no bokeh. E, em especial, as fotos ruins que 8-laminas tiram do sol (e dos reflexos dele). E vc vai ver que comprou um jipe quando estava procurando por uma pickup.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 22:47:39 por Karoll »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #64 Online: 03 de Outubro de 2013, 22:44:51

Se vc está disposto a investir tanto e, em várias lentes específicas, acho que vc deveria dar uma olhada em outras marcas do mercado para não se arrepener futuramente.
Tente não se vender para uma marca especifica e procure focar apenas no resultado final. A Canon é um marca muito técnica, e voltada a resultado, e não necessáriamente focada em bokeh. Existem marcas no mercado totalmente focadas em bokeh.

Não creio q as 35 e 85 sejam tão específicas assim, td bem a 135L talvez e tem o melhor bokeh e é a segunda lente L mais barata da canon, perde apenas pra 17-40, se eu nao estiver enganado e é dita como uma das melhores no lineup até 200mm.

Como eu disse, não são somente focadas no bokeh, mas aliado com qualidade em abertura máxima, o q acontece com as citadas acima. Eu não sou mto fã de outras marcas, apenas canon, com exceção das sigma art.


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #65 Online: 03 de Outubro de 2013, 22:50:05
Não creio q as 35 e 85 sejam tão específicas assim, td bem a 135L talvez e tem o melhor bokeh e é a segunda lente L mais barata da canon, perde apenas pra 17-40, se eu nao estiver enganado e é dita como uma das melhores no lineup até 200mm.

Como eu disse, não são somente focadas no bokeh, mas aliado com qualidade em abertura máxima, o q acontece com as citadas acima. Eu não sou mto fã de outras marcas, apenas canon, com exceção das sigma art.
tá me expliquei mal.
o que quero dizer é: Vejo que vc está muito apegado a marca canon e nao ao resultado final da foto.
A Canon, não é uma marca focada a bokeh.
Vc precisa estudar sobre blades (laminas e bokeh) eformato de diafragma.
a 135mm tem um ótimo bokeh mas não tem o melhor bokeh (ja citei até o leo terra sobre isso)
ela tem 8-blades. lentes de 8blades batem fortos bem feias do sol.
A Canon, não é uma marca focada a bokeh. Se vc gastar Xmil reais nessas lentes e no futuro estudar sobre diafragmas, vc vai se arrepener muito e ver que video como o do digitaltv do Kai do youtube, são coisas de amadores
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 22:54:13 por Karoll »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #66 Online: 03 de Outubro de 2013, 22:55:57
Sim, mas quais seriam essas q vc diz específicas em bokeh?


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #67 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:00:04
Sim, mas quais seriam essas q vc diz específicas em bokeh?
Por exemplo, lentes de 9-blades (que tem otimo bokeh e fazem fotos otimas do sol, e seus reflexos em carros e coisas brilhantes é completamente diferente)
Existem as de mais de 9-baldes, mas já não ficam boas nos relfexos
Lentes de 7-baldes também
as de 6 e 8 são ruins para qualquer coisa relacionada ao sol
A Sigma 35mm 1.4 art tem 9-blades
a Nikon com Bokeh control 135mm DC é toda focada a bokeh
Se vc curte foto tem que desapegar de marcas
As Canon focam em resultado (jornalismo, esportes...)e nao em arte. Nem sempre o melhor bokeh é a lente mais nitida que tem menos aberração cromatica


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #68 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:04:23
olha isso aqui pra ter uma idéia (é um exemplo tosco do sol mas os reflexos dele são apresentados toda hora que vc for compô-los nas fotos)
Uma foto de carro tem reflexos do sol e todas que tiverem agua e metais.
O melhor bokeh (ou a melhro foto, nao quero discutir palavras estrangeiras) virá do conjutno de tudo e não apenas do desfoque mas dos elementos da foto, sol, água, metal....
http://www.stefanrohloff.de/20_sunstar.php?en=1
vc precisa de lentes com 7 ou 9 blades (são as mais indicadas) e infelizmente esta é uma área que a Canon não desenvolve nas fixas, por provavel briga de patente com a Nikon. Repare que as zoom da Canon fazem fotos legais, mas as fixas não. Na nikon todas as fixas fazem fotos legais. Na canon as fixas são ruins.
Simplesmente patente.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 23:15:04 por Karoll »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #69 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:05:16
Sim, tudo bem, as nikon podem ter algumas com 9 blades, mas ai eu teria q fazer uma adaptação, correto!?

Não é questão de ser fiel a marca, é pq não sei de nenhuma mesmo, por exemplo, pra bater de frente com a 135L, exceto a 85L e claro, as outras gigantescas e muuuito caras (200mm 1.8,  400mm etc), e por quase 1000 dolares.

A sigma mesmo tem a 35 1.4 q acho mto melhor do q a 35L e penso em comprá-la


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #70 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:06:22
Sim, mas fotos de reflexos, um bom filtro polarizador resolve, correto?!


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #71 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:09:35
Pois é... A Canon não tem e talvez nao venha a ter nos próximos 5-15 anos até as patentes caírem em dominio publico. AS patentes dos anos 70 já estão caindo...mas as dos 90 acho que só em 2040 (acho que são 50 anos)

Filtro polarizador nao resolve. O efeito é feito pelo diafragma mesmo....
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 23:11:10 por Karoll »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #72 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:14:15
O que eu vejo são proprietários não largarem o sistema Canon, justamente por suas lentes (zoom, indiscutível líder no mercado) e as 135L, 85L e 50L....coisas que não vejo algo parecido com a nikon pra bater de frente com essas (talvez a 85 da nikon), do pouco que conheço do outro sistema.

Veja bem nem quero entrar no mérito de discutir escolha de sistema/marca....aliás, esse tópico é sobro outro assunto e já estou desvirtuando.

Voltemos ao assunto do tópico  :ok: :ok:


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #73 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:19:42
O que eu vejo são proprietários não largarem o sistema Canon, justamente por suas lentes (zoom, indiscutível líder no mercado) e as 135L, 85L e 50L....coisas que não vejo algo parecido com a nikon pra bater de frente com essas (talvez a 85 da nikon), do pouco que conheço do outro sistema.

Veja bem nem quero entrar no mérito de discutir escolha de sistema/marca....aliás, esse tópico é sobro outro assunto e já estou desvirtuando.

Voltemos ao assunto do tópico  :ok: :ok:
Claro que sim ! A Canon é superior em quase tudo no mercado. Já disse, superteles, Fisheyes, macro, zooms,  Lentes fantasticas..
mas as fixas tem laminas pares..e isto prejudica o Bokeh, São patentes..apenas isso.

Sim, voltando ao tópico, a Sigam Art (respeitando que seja bem construída)  será superior em bokeh apenas de olhar as especificações de 9-blades.
Nem precisa olhar o resto. Só fotos do sol (e seus reflexos nas água e metal) mais o desfoque circular que 9blades passam..fechou o assunto  :ok:
É como ler um as especificac'~oes de um motor de carro.
Interessa torque  ou potencia ? porque um Scania foca em torque, Enquanto uma ferrari em potencia ? porque tem fins diferentes. O o mais equilibrado ? entre espaço para 4 pessoas, mais bagagem de férias, comsumo...Concerteza..nem ferrari e nem scania
No caso, nitidez, chromatric aberration ou bokeh ? Quer ver o melhor do melhor bokeh possivel ? Ou a melhor da melhor nitidez possível ? Um pouco de cada talvez seja a zoom...

Por isso cuidado para nao investir errado ! tem que ler as caracteristicas..  :ok:
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 23:29:59 por Karoll »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #74 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:28:14
Nesse review, mostra o bokeh da 35L, 35 f/2 e da sigma.

http://fstoppers.com/35mm-showdown-canon-canon-l-and-sigma-comparison

Como já foi discutido aqui, não existe um padrão para bokeh (claro, qto mais redondo, blz), mas é tudo uma questão de gosto pessoal.