Autor Tópico: Comparativo Sigma 35 1.4 Art vs Canon EF 35 2.0 IS USM  (Lida 21975 vezes)

Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #75 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:31:14
Nesse review, mostra o bokeh da 35L, 35 f/2 e da sigma.

http://fstoppers.com/35mm-showdown-canon-canon-l-and-sigma-comparison

Como já foi discutido aqui, não existe um padrão para bokeh (claro, qto mais redondo, blz), mas é tudo uma questão de gosto pessoal.
clica aqui por favor http://www.stefanrohloff.de/20_sunstar.php?en=1
ou entao investe aí em 8-blades e  vai fundo ! :ok:


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #76 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:35:15
Nem li, mas pelas fotos, para o meu uso, nao pretendo fazer bokeh da maior fonte de luz existente no planeta. Não dessa forma, dessa intensidade (SOL). Definitivamente....nao é o meu objetivo.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #77 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:44:43
Nem li, mas pelas fotos, para o meu uso, nao pretendo fazer bokeh da maior fonte de luz existente no planeta. Não dessa forma, dessa intensidade (SOL). Definitivamente....nao é o meu objetivo.
Isso Rafael, ficar comparando formato do sol para escolher sistema só tem sentido para quem tem como uso principal (ou pelo menos muito importante) fotografar o sol. Não é teu caso, né?

Dá uma olhada no processo completo de escolha de equipamento pessoal do Roger Cicala, é muito instrutivo: http://www.lensrentals.com/blog/2013/02/roger-buys-a-camera-system-screening aí vai seguinso os posts...


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #78 Online: 03 de Outubro de 2013, 23:56:50
...Como já foi discutido aqui, não existe um padrão para bokeh (claro, qto mais redondo, blz), mas é tudo uma questão de gosto pessoal.
... ficar comparando formato do sol para escolher sistema só tem sentido para quem tem como uso principal (ou pelo menos muito importante) fotografar o sol. Não é teu caso, né?...
Opa opa, não é muidar de sistema ! É o contrário: É justamente deixar de grudar em uma marca e procurar a lente que te atende !
Vc parece gostar e procurar há alguns dias por uma lente com ótimo bokeh. Se é esse mesmo o seu hobby, veja as lentes corretas. Senao vc vai comprar errado e vai é virar obcecado pela marca e não por bokeh  :ok:
Esta tem 2 diafragmas, o fotografo escolhe na hora da foto entre um de 9-blades para sol e outro de 10-blades para fotos com bokeh bem circulares: Minolta STF 135mm f/2.8 T4.5
E estas, DC 135mm, DC 105mm, para cada posição de foco, vc pode escolher entre 9 bokehs diferentes (tudo feito opticamente).
Nem é questao de gostar de sol ou não, é o fato de investir corretamente em uma lente voltada para bokeh (se vc quer uma lente para bokeh). 
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 00:27:32 por Karoll »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 04 de Outubro de 2013, 00:13:58
Rafael eu sei que gosto é gosto e sonho é sonho mas acho a sua vontade/obsessão (com todo respeito) pela 135 L acima da média. Que é uma lente FD, certeza que é mas a DF é muito restritiva ao uso.
Tenho a 100 f/2.0 que é muito próxima da Sigma em termos de qualidade (nítida de doer toda aberta) e já não uso tanto. Pra falar a verdade 35 e 50 mm são as DF mais coringas.

Compre a 35 + 100 ou 35 + 85 1.8 e seja feliz. Guarde a 24-105 para passeios mais descompromissados ou necessidade de flexibilidade na fotografia.

tsouto, com todo o respeito:
1) O cara não pode gostar de retratos e querer a 135mm dele? Porque tu acha que a "fórmula secreta da felicidade DELE" é o kit de lentes que TU acha que ele tem que ter? A tua necessidade é uma, a dele pode ser outra. Uma 200mm f/2 é a lente dos sonhos da maioria dos fotógrafos de retratos e nem por isso tu vai dizer pra mim "cara, essa lente é muito restritiva". Mas é perfeita pro que eu faço, pô!
1) Tu só fala dessa Sigma 35mm f/1.4 há meses em todo bendito tópico sobre lentes aqui do fórum, então se tem alguém que não pode falar sobre alguém estar obcecado por uma lente esse alguém é tu.

O que eu vejo são proprietários não largarem o sistema Canon, justamente por suas lentes (zoom, indiscutível líder no mercado) e as 135L, 85L e 50L....coisas que não vejo algo parecido com a nikon pra bater de frente com essas (talvez a 85 da nikon), do pouco que conheço do outro sistema.

Veja bem nem quero entrar no mérito de discutir escolha de sistema/marca....aliás, esse tópico é sobro outro assunto e já estou desvirtuando.

Voltemos ao assunto do tópico  :ok: :ok:

Rafael, respeito tua opinião, mas "indiscutível" é um termo que eu nunca ouvi/li na relação entre equipamentos Canon vs. Nikon. Com certeza ambos estão num patamar que até agora outras marcas não alcançaram (e isso tá mudando agora - estamos exatamente num tópico sobre isso), mas dizer que a Canon é referência "indiscutível" em zoom no mercado é um pouco forçado (pelo menos pra mim, é claro). A Canon já lançou um zoom super wide pra competir com a Nikon 14-24mm f/2.8 que é referência em nitidez? (ah, e estamos falando de uma lente que é referência em nitidez e é ZOOM!)

Quanto às fixas que comentou, a Nikon tem uma 135mm f/2 excelente e muito famosa exatamente pelo que tu procura: bokeh. Ela conta com um sistema chamado Defocus Control que serve exatamente pra melhorar o desfoque da parte de trás do assunto ou da frente, ficando a critério do fotógrafo escolher no momento do disparo o efeito desejado. Ah, como a colega Karoll comentava, ela é 9 lâminas, o que tem uma grande influência na qualidade do desfoque. Recentemente postei uma foto feita com essa lente aqui na galeria. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93041.0
Essa lente é tão boa que só agora estão fazendo uma nova versão dela, pois a que é vendida atualmente é um projeto da década de 1990. Uma usada custa mais que uma 135L nova. Ah, e isso que ela não tem motor de AF (usamos o motor de AF da câmera) nem VR (o IS de vocês).

A Nikon 85mm f/1.4 também é um canhão. Considerada um monstro pelo AF e pela nitidez/bokeh wide open. Já sobre a 85L da Canon o que canso de ler de diversos fotógrafos é que o AF dela é lento e com tantas falhas que algumas pessoas chegam a trocar 2, 3 unidades na loja até encontrarem uma unidade boa. Pra uma lente de 5 mil reais eu acho bem complicado.

Obviamente acho inviável a tua mudança de sistema apenas por isso, já que a 135L de vocês é excelente (tenho um amigo que tem ela e também fala muito bem). Quanto ao teu delírio por bokeh, qualquer 135mm f/2 (até f/2.8, se for o caso) do mercado é um monstro nisso (até a da Sigma), muito mais pela DF do que pela quantidade de lâminas, então vai tranquilo na tua da Canon que com certeza não vai sentir falta de bokeh com ela.

 :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 04 de Outubro de 2013, 00:30:46
Rafael, se teu foco é retratos em externas, é difícil imaginar uma lente que te atenda melhor do que a 135... vai nela e seja feliz
Tecpix + motorola do guga


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #81 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:16:29
Valeu pelos seus comentários, lestevaos! Com certeza, cada sistema tem suas pérolas em lentes. Acho que cada um deve se ater a qual sistema usa e procurar nele a tal pérola que atenderia a cada um e não ficar pulando de sistema pra lá e pra cá. Estou na canon e vou de lentes da canon, ou lentes compatíveis com ela, desde que sejam confiáveis, como as "L" o são.   :ok: :ok:


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #82 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:19:11
Rafael, se teu foco é retratos em externas, é difícil imaginar uma lente que te atenda melhor do que a 135... vai nela e seja feliz

Sim, tb acho o mesmo. Acho essa escolha ser difícil de se arrepender. Claro, tudo baseado em fotos e reviews de outros usuários. Já testei essa DF em minha 28-135 e em um corpo FF não é tããão fechada assim, para esses casos que entraria a 85mm 1.8. E se eu quiser ir mais aberto? Terei a 50 1.8 ou a 35mm, não necessariamente para retratos, mas nos outros propósitos.  :ok:


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #83 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:19:58
Isso Rafael, ficar comparando formato do sol para escolher sistema só tem sentido para quem tem como uso principal (ou pelo menos muito importante) fotografar o sol. Não é teu caso, né?

Dá uma olhada no processo completo de escolha de equipamento pessoal do Roger Cicala, é muito instrutivo: http://www.lensrentals.com/blog/2013/02/roger-buys-a-camera-system-screening aí vai seguinso os posts...

Valeu pela dica! Muito bom o blog, bem elucidativo.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #84 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:25:28
Opa opa, não é muidar de sistema ! É o contrário: É justamente deixar de grudar em uma marca e procurar a lente que te atende !
Vc parece gostar e procurar há alguns dias por uma lente com ótimo bokeh. Se é esse mesmo o seu hobby, veja as lentes corretas. Senao vc vai comprar errado e vai é virar obcecado pela marca e não por bokeh  :ok:
Esta tem 2 diafragmas, o fotografo escolhe na hora da foto entre um de 9-blades para sol e outro de 10-blades para fotos com bokeh bem circulares: Minolta STF 135mm f/2.8 T4.5
E estas, DC 135mm, DC 105mm, para cada posição de foco, vc pode escolher entre 9 bokehs diferentes (tudo feito opticamente).
Nem é questao de gostar de sol ou não, é o fato de investir corretamente em uma lente voltada para bokeh (se vc quer uma lente para bokeh).

Karoll, não é única e especificamente a qualidade do bokeh. É justamente o conjunto, dando mais ênfase ao bokeh, pois pra mim nada adiantaria um bokeh maravilhoso, mas com péssima nitidez ou cores mortas. Nunca analisei isso nessas lentes que vc cita e nem nunca vi alguém comentar sobre elas, mas sobre as que eu citei.....é o que mais vejo por ai. Irei pesquisar sobre elas...!  :ok:

E tem mais um porém, onde as encontro, me entende? Canon, todo mundo vende. E como é a assistência de uma Minolta? Tem que ver por esse lado tb.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #85 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:33:08
Dei uma olhada, rapidamente, nessa minolta e ela não tem AF, nem macro, somente serve pra câmeras Sony (não sei se existe adaptação pra Canon) e já foi discontinuada......ou seja.... :no:

"...the STF 135mm f/2.8 [T4.5] is a photographic lens compatible with cameras using the Minolta AF and Sony α lens mounts."

Vi umas fotos, lindo bokeh, hein? Valeu pela dica!


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #86 Online: 04 de Outubro de 2013, 08:37:56
tsouto, com todo o respeito:
1) O cara não pode gostar de retratos e querer a 135mm dele? Porque tu acha que a "fórmula secreta da felicidade DELE" é o kit de lentes que TU acha que ele tem que ter? A tua necessidade é uma, a dele pode ser outra. Uma 200mm f/2 é a lente dos sonhos da maioria dos fotógrafos de retratos e nem por isso tu vai dizer pra mim "cara, essa lente é muito restritiva". Mas é perfeita pro que eu faço, pô!
1) Tu só fala dessa Sigma 35mm f/1.4 há meses em todo bendito tópico sobre lentes aqui do fórum, então se tem alguém que não pode falar sobre alguém estar obcecado por uma lente esse alguém é tu.
:clap:
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #87 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:56:22
Dei uma olhada, rapidamente, nessa minolta e ela não tem AF, nem macro, somente serve pra câmeras Sony (não sei se existe adaptação pra Canon) e já foi discontinuada......ou seja.... :no:

"...the STF 135mm f/2.8 [T4.5] is a photographic lens compatible with cameras using the Minolta AF and Sony α lens mounts."

Vi umas fotos, lindo bokeh, hein? Valeu pela dica!
Eu achei que fabricava ainda...
Aqui tem uma imagem com os 11 bokehs que o fotografo escolhe para cada foto em uma lente DC (eu errei e falei 9, mas são 11  !! é um tremendo absurdo para fanaticos por bokeh)
http://fstoppers.com/the-best-portrait-lens-youve-never-heard-of-the-nikon-135mm-f2
Essa imagem, com os 11 bokehs, vale mais que mutios videos no youtube de "acho" isso ou aquilo... :ok:  :D (e não ;e defender marca. é mostar o recurso da lente)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 12:58:43 por Karoll »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 04 de Outubro de 2013, 13:42:51
Eu achei que fabricava ainda...
Aqui tem uma imagem com os 11 bokehs que o fotografo escolhe para cada foto em uma lente DC (eu errei e falei 9, mas são 11  !! é um tremendo absurdo para fanaticos por bokeh)
http://fstoppers.com/the-best-portrait-lens-youve-never-heard-of-the-nikon-135mm-f2
Essa imagem, com os 11 bokehs, vale mais que mutios videos no youtube de "acho" isso ou aquilo... :ok:  :D (e não ;e defender marca. é mostar o recurso da lente)

Fiquei curioso quanto aos "11 bokehs" que citou. Tá falando do anel DC?


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #89 Online: 04 de Outubro de 2013, 14:16:22
Fiquei curioso quanto aos "11 bokehs" que citou. Tá falando do anel DC?
Isso, antes de fotografar, vc escolhe a posição de bokeh (o anel tem 11 posições mostradas em uma das fotos do http://fstoppers.com/the-best-portrait-lens-youve-never-heard-of-the-nikon-135mm-f2), e foca depois
(Mas está é uma lente dificil de usar, feita para fotografos de estudio mesmo. Como o colega explica, em casamentos não dá pra ficar escolhendo isso. Por exemplo, em fotos contra o sol, vc não deve usar F2..hora não se faz fotos contra o Sol em F2..esta é uma lente de 1990, tem que usar como tal...o cara fala que F2.8 já nao da problema. Eu usaria, de F4 pra cima..bem que seja.... hoje em dia, as pessoas querem lentes aperta botao e faz tudo. Fazem testes de aberraçao cromatica em 100% das aberturas...usando sempre luz. Se estiver em F2 e o sol atras de VC nao tem chrimatic aberration nela. Mas é aquilo, hoje querem testar em laboratorio e nao na pratica....Nesta lente vc deve saber evitar uma série de problemas, porque ela "brinca" com optica e apresenta como CA em certas aberturas se estiver em certas situações (coisa que qualquer fotografo de estudio sabe e pode evitar...e que todo carinha expert em youtube reclama quando nao sabe usar. Por isso, se lê certas criticas absurdas sobre esta lente. E outras elogiam. Enfim ela tem 11 tipos de bokeh "para cara foto" e é para brincar com optica. Claro que, em algumas situações, os 11 tipos não se aplicam ou ficam iguais, em outras situações, alguns dos 11 bokeh vão gerar problemas opticos como CA, afnal vc esta brincando com optica). Vê o que o cara fez com o rosto da menina aqui http://digiforum.com.br/viewtopic.php?p=1395468 (e os 3 bokehs de uma foto acima..que achei fraquinho mas serve pra mostar)


« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 14:29:07 por Karoll »