Autor Tópico: Começando profissionalmente e prostituição do mercado  (Lida 21829 vezes)

luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #60 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:15:22
Olá pessoal,

Esta é minha primeira mensagem no fórum (que conheci hoje!) e gostaria de dar minha opinião sobre o excelente texto.
Não sou fotógrafo profissional, mas sempre gostei de registrar momentos bacanas! Herdei alguns equipamentos do meu pai (que tinha a fotografia como hobby!) e acabei me interessando mais por este universo. Vou comprar uma DSLR (pois ele gostava de usar analógicas), mas ainda estou analisando os modelos que são compatíveis com as lentes que tenho.

A "prostituição" existe, como em qualquer outro mercado. Trabalho com tecnologia e sofri bastante com pessoas que nunca tinham estudado ou se preparado e atuavam "fuçando" e cobrando preços irrisórios. Creio que com a fotografia ocorre a mesma coisa. Após vários anos trabalhando nessa área percebi o seguinte:

- existem pessoas que vão contratar os serviços mais baratos e não há o que fazer! (não adianta ficar sofrendo com isso!)
- existem pessoas que não vão dar o devido valor ao que você faz (também não adianta ficar se martirizando!)
- muitas vão acabar se arrependendo depois e procurando seus serviços... outras não!
- para ter chance é preciso se diferenciar... e isso é resultado de muito estudo e preparo!

Voltando para o mundo da fotografia, já tive oportunidade de conversar com diversos profissionais e descobri o seguinte:

- existem profissionais e "profissionais". Há aqueles que realmente conhecem a fundo o que fazem e outros que simplesmente deixam tudo no automático (e trabalham com mesmo tipo de serviço).
- quem tira a foto não é a câmera, é o fotógrafo! É claro que um bom equipamento ajuda bastante, mas é possível fazer fotos incríveis até mesmo com um celular ou uma compacta. Ou seja, não adianta comprar o equipamento TOP de linha que ele não vai fazer o trabalho ficar melhor!
- treine, treine, treine - a prática leva à perfeição!
- estude, estude, estude muito - conhecimento nunca é demais e você nunca sabe tudo o que acredita que sabe!
- uma boa forma de treinar o olho para as composições é usar uma câmera analógica (você só saberá o resultado quando o filme for revelado, então precisa que pensar mais antes de fotografar).

Um último pitaco:

Não se deixe desanimar com comentários pessimistas (existem pessoas assim em todos as profissões)! Se você realmente quer trabalhar com isso persista! Estude e seja humilde para perguntar e aprender, mas nunca desvalorize seu trabalho! Você deu duro para chegar lá e não pode baixar o preço apenas porquê alguém o fez (supervalorizar também não é legal...). Pratique preços honestos e aumente suas chances nesse mercado.

Abraços!
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:55:09
Vevemos no capitalismo. A definicao de capitalismo eh simplesmente competir por dinheiro. Nesse sentido "corrupcao do mercado" faz parte do jogo. A FORD inovou com a fabricacao de carros em serie e padronizado por um preco mais acessivel prostituindo o mercado. A Raynair lancou suas passagens por €5 euros para viajar de Dublin a London, menores que €15 para ir de Dublin a Paris e menores de €25 para ir de Dublin a Roma tambem prostituindo o mercado. E quanto aos inumeras lojas locais que tiveram que fechar as portas por causa de supermercados como WallMart e Tesco? O fato eh que nem todo mundo exerce certas atividades so por dinheiro como aos inumeros escritores que publicam seus livros online para as pessoas baixarem livremente? E aos musicos que tambem criam musicas para as pessoas tambem usarem sem pagarem nada. Dancarinos que dancam de graca, pintores que dao suas pinturas, e o bando de fotografos que ficam querendo ensinar e passar informacao sem cobrar nada, prostituindo o mercado daqueles que vivem de aulas, fotografos que fotografam para amigos e parentes sem cobrar nada. Isso eh capitalismo, nao adianta reclamar. Aquele que conseguir adquirir mais dinheiro ganha, estando livre para escolher a estrategia que mais interessa a si mesmo.

E o modelo mais novo de negocio que eh "pague se quiser", que tem funcionado muito bem com Amanda Palmer por exemplo.

Cabe as pessoas escolherem se querer pagar pouco ou nada por algo produzido em massa, sem linguagem, sem identidade ou sem qualidade (ou as vezes com muita qualidade), ou pagar muito por algo singular, com uma linguagem unica, com um conceito particular.


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #62 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:27:34
É como eu sempre digo, hoje existe muito consumismo com relação a cameras. As cameras de hoje por mais simples que seja são infinitamente melhores que as de 10 anos atras. Mas para muitos, uma camera top é o grimoar de ouro. Tenho visto muitos aqui neste forum colocarem post de futuros lançamentos ou simplesmente rumores, achando que vão fazer milagres e fotos fenomenais, outros ja nem se importam mais em ajustar a cameras com uma fotometria correta, ja pensando no PS ou LR. Eu sou do tempo em que voce fazia os ajustes na hora de fotografar e não depois, do tempo em camera era pra trabalho e não para mostar para o fotografo ao lado. Tenho 20 anos de profissão, nunca fiz mega eventos e nem fotografei casamentos de celebridades, pois a cidade que moro não tem isso tudo, durante muito tempo usei somente uma camera, um flash e uma lente basica. Durante todo esse tempo só uma vez minha camera me deixou na mão e foi num evento sem compromisso, e ja com uma camera DSLR. Hoje tenho 3 cameras, 4 lentes e 3 flashs, das lentes nenhuma são da serie L, das cameras nenhuma são FF. Ainda assim continuo trabalhado e sobrevivendo de fotografia. 
Bela lição. :ok: :ok:

Ótimas palavras amigo ... ótimas palavras!




Sobre o equipamento reserva, acho o seguinte:

1) Se vc tem grana para ter, ótimo, perfeito!

2) Não tenho dinheiro, e agora? Vou entrar no círculo vicioso que já disseram? Acho que dá para contornar. Em um primeiro momento eu focaria em trabalhos que não são eventos únicos no tempo, como casamentos, 15 anos, batizado, etc. Buscar se capitalizar através de ensaios creio ser uma via interessante. Imagina se vc propõe uma e-session a um casal que vai se casar em 1 mês, chega o dia marcado e o teu equipo dá pau. Será uma situação chata, desagradável, mas contornável. Nada impede que você reagende para um outro dia. Agora, se dá pau no meio de um casório, fatalmente você estará ferrado e com seu nome tostado.

É exatamente na tecla que eu bato, mas algumas pessoas parecem que tendem a não entender.
Não importa o evento, sempre será chato se o seu equipamento quebrar e não tiver um reserva.
Porém, há eventos que, como você disse, podemos contornar ...



Resumindo, concordo com voce em partes, humildade nao é a definição correta, mas sim orgulho. Humildade é voce se jogar abaixo do que realmente é, orgulho é mostrar o que voce realmente é. Voce fez isso, mostrou o que sabe fazer e se ofereceu a isso, comecei assim também e nao me arrependo. Só nao achei justo voce jogar todos os users do fórum que "desmotivaram" voce no mesmo nivel, tem gente que gosta de jogar pra baixo mesmo, mas tem gente que estava apenas sendo realista com mais um possivel usuario que estava pensando em ganhar dinheiro facil, o que agora voce provou nao ser a realidade :)

Como você disse, há casos e há casos.
Quando alguém entra aqui e diz que fechou um casamento e que Flash deve comprar ... é bomba na certa!
Mas vejo sim muita gente que entra na boa vontade e é massacrada ... e isso não acho justo.

Não criei esse tópico por vingança ou para jogar na cara de alguém e falar: olha ai, eu consegui! Falou mal e agora eu cheguei lá!
Meu objetivo é justamente o contrário, tentar mostrar para quem está começando que é possível.

[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #63 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:32:55
Rá, cara, ótimo tópico!!!!! :clap:
Vamos lá, não ganho dinheiro com fotografia, sou biólogo, uso minhas fotos para ilustrar minha profissão apenas. Faço fotos de paisagens preservadas, degradadas, animais, etc. enfim, li e estudei muito sobre fotografia pois quero o melho em minhas fotos já que preparo minhas aulas com as minhas próprias fotos, sempre uso a camera em manual. O que me surpreendeu é que, várias vezes, conversando com fotografos "profissionais" em festas de formatura (participo muito), 90% usam suas câmeras full frame (maioria) no automático  :hysterical:
E o pior...em jpeg!!!!!!!
Muitos desses julgam o equipamento, não o fotógrafo, isso é um absurdo!
De que adianta uma Kawasaki Ninja se você não sabe pilotar?????

 :clap: :clap: :clap:


No momento tenho uma Rebel XT, uma lente do kit e uma 50mm 1.8
Estou querendo juntar uma grana pra trocar a lente do kit por uma Tamron 17-50 e talvez trocar o corpo por algum que filme, já que sempre gostei de fazer alguns curtas, mas a minha outra câmera só filma em 640, o que me limita muito! Minha ideia foi exatamente essa, tentar ganhar algum dinheiro com a minha fotografia. O problema é que tenho apenas 16 anos. Será que rola?  :ponder:

Acredito que com 16 anos você não possa assumir um contrato com o cliente.
E penso que isso pode ser um problema ... mas acho que você pode sim começar e talvez trabalhar com alguém.
Já acaba ganhando muita experiência e quando chegar aos 18 anos, já está muito bem encaminhado! =)

Sorte ai amigo ... sorte para todos!


Cara meus parabéns  :clap: melhor texto aqui do fórum dos últimos tempos, sabe que muito do que você disse hoje eu já havia visto aqui também, e tem muitas pessoas deste calibre por aqui, realmente nunca devemos desistir, mais uma vez parabéns pelo post e sucesso!

Valeu amigo!
Eu já fico muito feliz porque recebi MP de algumas pessoas que estavam desistindo e tomaram novo folego.
Torço pra todos ... vamos que vamos!
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #64 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:39:00
Cara,

Além de parabéns, obrigado pelo texto. Gostei muito do que vc apresentou. Servirá como exemplo para alguns projetos que eu tenho que não são apenas de fotografia.

Agradeço aos outros colegas fotógrafos profissionais que opinaram tb.

No último aniversário infantil que fui, como convidado. Recebi alguns comentários :"poxa... vc poderia ser profissional, eu paguei uma fortuna para o XXX fazer o aniversário e as fotos não ficaram tão boas quanto as suas". Senti até orgulho.  :D

Estou com alguns projetos em 2014. Tomara que saiam do papel.

 :ok: :ok:

Espero que você siga o caminho e consiga sucesso em 2014 amigo!
Torço muito por você e por todos que pensam em começar a trabalhar!



Poxa, excelente relato. Muito bacana ver (ler) seu ponto de vista e seu exemplo.

Gostaria de compartilhar um ponto que, creio eu não ter sido abordado ainda, e algo que vivenciei semanas atrás...

Primeiramente, concordo com praticamente tudo do primeiro post e também com o que foi comentado e/ou discutido junto dos mais experientes aqui. O que acho que ninguém comentou, nem você, Cooler, nem o pessoal que voltou a debater a questão dos pessimistas etc, é que, ao menos na minha forma de pensamento e do que acompanhei o forum a quase um ano, não é apenas a questão de arrogância de alguns, de imposição de obstáculos ou de pessimismo. Talvez você tenha sentido isso. Nem eu nem ninguém pode discutir sua percepção e sua dificuldade. Mas o que vejo muito aqui é que os "trolls", na maioria das vezes, são aqueles que entram querendo informações aparentemente ridículas para o patamar que queriam estar. Explico: querem saber que tipo de equipamento precisam para um determinado evento, sendo que algumas vezes já até estão com aquele evento fechado. E aí entra o que já foi dito: o paralelo com outras profissões (como o advogado que não entra num forum querendo saber como defender algum caso de última hora, já tendo aceitado trabalhar nele), pessoal querendo começar já por cima, sem a sua humildade ou racionalidade, e por aí vai... Outros, mesmo tendo grana, não querem ouvir a parte difícil, apenas a parte fácil. Tem dezenas de milhares de reais, querem corpo FF, lentes L, flashes gigantes, acesórios sofisticados, mas não aceitam trocar isso por algo um pouco menor, mas que inclua o equipamento reserva, ou ainda pior, trocar tudo isso por um pouco de investimento em cursos, materiais didáticos, experiência, etc...

Entra na questão que eu estava falando com o Mike pessoalmente hoje aqui ...
Já vi gente falando que tem casamento fechado para 15 dias e perguntando qual flash deve comprar.
Eu espero que, se você já fechou um casamento, tenha experiência.

Não estou de forma alguma defendendo essas pessoas ... muito pelo contrário.
O que digo é que tem muitas pessoas que entram aqui sem conhecimento sim, querendo começar debaixo e são massacradas.
Isso sim que eu tentei mostrar aqui no tópico, contando a minha experiência, que não deveria acontecer.
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #65 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:45:28
Aí vem o que foi dito no primeiro post um portfólio honesto, o portfólio que vi so tinha as fotos boas.

Isso é o que eu mais defendo e digo para os clientes.
Eu fecharia bem mais negócios e teria muio mais eventos para fazer, se tivesse mostrando apenas as fotos mais TOPs que eu faço.
Mas adianta mostrar para o cliente apenas as fotos TOPs, se elas são apenas 10 de 200 fotos?

O cliente, com todo direito, vai pensar e acreditar que todas as fotos ficarão com aquela qualidade.
E ai vem o resultado final e o cliente, obviamente, fica decepcionado.
Por isso eu prefiro o portfólio honesto, em que você mostra realmente o seu trabalho na totalidade.

Lamento muito o que aconteceu no seu casamento!

[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 02 de Janeiro de 2014, 20:13:14
Preconceito do que?

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Também não entendi.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 20:14:36 por ThalesMullerBR »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 02 de Janeiro de 2014, 21:42:47
Acho que essa informalidade toda é boa para o iniciante, mas traz problemas a longo prazo com o profissional fotografo em geral. Eu noto uma marginalização na essência da palavra com este profissional. Muito parecido com o que ocorre com o músico. Eu já fui musico profissional por anos e anos e senti isso na pele, por mais que fosse um profissional exemplar.

É comum já ouvirmos a clássica do músico na versão fotografo: "ah você é fotografo? Mas trabalha com o que?"...

Hoje fui ver uma suite em um hotel aqui em gramado, pra talvez me hospedar da próxima vez e tirei umas fotos. Aí eu falei brincando pra moça do marketing "depois te mando as fotos sem cobrar.." E ela perguntou:
"O senhor ERA fotografo?"

Ela já presumiu que eu já larguei a carreira, dado o valor da diária...

Não que eu concorde.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #68 Online: 02 de Janeiro de 2014, 22:10:21
São muitos os fotógrafos que fotografam em jpeg. O RAW não é unanimidade no meio.

Na verdade fotografar em jpeg é uma espécie de atalho, pois evita-se uma etapa relativa ao trabalho de pós-produção. No final das contas, o que será encaminhado para o laboratório de revelação será um jpeg mesmo.

A pós em uma imagem jpeg, deve ser feita de modo comedido, com parcimônia, já que a perda de informações não propicia um tratamento mais profundo e de recuperação. Isso exige do fotógrafo um cuidado maior com WB, exposição, e outros fatores, no momento inicial da foto.

Se o profissional tem um amplo domínio teórico e prática, além de um equipamento que propicie esses resultados... tudo bem fotografar em jpeg.

Não me jugo melhor que ninguém, ouso ate a dizer com veemência e sem falsa modéstia que aqui neste fórum tem muitos fotógrafos com menos tempo de serviços  porem melhores que eu . Mas com relação a RAW e JPEG eu raramente fotografo em RAW, prefiro os ajustes na própria câmera, concordo que as vezes nos enganamos com alguns ajustes e variações de luz e erramos as vezes, porem acho que fotografar e RAW deixa o fotografo que esta começando e até mesmo quem ja esta ha mauito tempo no ramo mau(ou mal) acostumado e dependente do PS ou LR o que acaba levando-o a não aprender mais sobre sua câmera e tambem sobre fotografia. Quando voce sabe o que esta fazendo pouco ha pra se ajustar em uma foto feita em JPEG, tudo bem que em Raw o leque de possibilidades se estendem em uma escala extraordinária. Nada contra quem fotografa em Raw e prefere o pos, eu pessoalmente prefiro economizar tempo. É como diz o ditado: Velhos abtos são dificeis de abandonar. Como eu passei mais tempo trabalhando com filmes que com digital ainda mantenho alguns abtos. Mas, viva a tecnologia!  Se voce não dispoe de um monitor com calibrador e bem calibrado a foto acaba saindo pior que feita em Jpeg.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #69 Online: 02 de Janeiro de 2014, 22:28:20
Gente, a questão do JPEG x RAW e do Auto X Manual é velha e batida. Conheço muitos ótimos profissionais de casamentos que só fotografam em JPEG e conseguem resultados ótimos. Porém, discordo de você, Branco Melo, por dizer que o RAW deixa a gente mal acostumado. Foto ruim é foto ruim, não tem pós que salve. O RAW dá mais opções para o tratamento e maior qualidade final, mas não salva uma foto mal tirada. Pelo menos não mais do que o JPEG.

Além disso, conheço também excelentes (e super famosos) fotógrafos de casamentos que não fotografam em Manual. Usam prioridade de abertura ou até mesmo o modo P, dependendo da situação. E ainda assim, seus resultados são excelentes.

Não tem certo ou errado aqui, cada fotógrafo tem que usar os recursos que mais se adapta, que mais lhe traz vantagens.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 02 de Janeiro de 2014, 22:36:25
Gente, a questão do JPEG x RAW e do Auto X Manual é velha e batida. Conheço muitos ótimos profissionais de casamentos que só fotografam em JPEG e conseguem resultados ótimos. Porém, discordo de você, Branco Melo, por dizer que o RAW deixa a gente mal acostumado. Foto ruim é foto ruim, não tem pós que salve. O RAW dá mais opções para o tratamento e maior qualidade final, mas não salva uma foto mal tirada. Pelo menos não mais do que o JPEG.

Além disso, conheço também excelentes (e super famosos) fotógrafos de casamentos que não fotografam em Manual. Usam prioridade de abertura ou até mesmo o modo P, dependendo da situação. E ainda assim, seus resultados são excelentes.

Não tem certo ou errado aqui, cada fotógrafo tem que usar os recursos que mais se adapta, que mais lhe traz vantagens.

Exatamente, usar facilitadores não é demérito algum, assim como fotografar sem eles não torna ninguém melhor que ninguém. Eu uso foco manual, fotómetro, luz continua e nenhum acessório que não tenha sido feito por mim no meu estúdio, e nao me considero melhor do que ninguém por isso. Apenas é o que me deixa confortável.

E não importa o que a gente faça, quanto a gente estude, vai ter sempre alguém mais novo, com 1/10 do equipamento, fazendo muito melhor.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #71 Online: 02 de Janeiro de 2014, 22:41:29
E não importa o que a gente faça, quanto a gente estude, vai ter sempre alguém mais novo, com 1/10 do equipamento, fazendo muito melhor.


Isso é a mais pura verdade, rsrs...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 03 de Janeiro de 2014, 00:56:01
O Neil van Niekerk que já me ensinou bastante sobre flashes tá sempre enchendo a boca pra falar que fotografa em modo manual, porque sabe o que tá fazendo. Quer dizer que quem fotografa em modo de prioridade de abertura ou shutter não sabe o que tá fazendo?! Se o cara usa o fotômetro da câmera pra achar a medida certa do Manual, que diferença isso tem de usar um modo de prioridade?

Eu sou um que fotografa em modo Manual na maioria das vezes pra manter constância de equilíbrio entre flash e luz ambiente, mas não significa nada, visto que eu avalio a fotometria usando o fotômetro (dã) da câmera pra medir o ambiente e um de luz incidente pra medir o flash. Galo mesmo é fotografar um casamento em filme usando a Sunny 16. Esse sim tem bolas e pode bater no peito dizendo que manja do modo M.

Quanto ao papo do RAW, não acho que ele vicie de uma forma negativa. Além das questões de latitude, o WB em eventos nem sempre é fácil de se acertar pra deixar direto no JPG. Varia muito. Uma parede com lâmpada branca, na outra lâmpada amarelada, na outra uma fluorescente de outra marca, aqui mais flash, ali menos flash... não dá pra confiar.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 03 de Janeiro de 2014, 02:39:43
Contar minha experiência de 5 dias atrás.

Quero começar a fotografar profissionalmente. Queria começar a fazer aniversários. Uma amiga minha estava fazendo a festa dos filhos dela (gêmeos). Me ofereci para fotografar a festa (só pra fazer portifólio mesmo) e como ela disse que já tinha cobertura de fotografia na festa dela nem levei minha câmera (me arrependi profundamente).
Na festa, vi a fotógrafa lá trabalhando e tal. Apenas reparei mesmo nela no momento do parabéns. A decoração estava linda, teto baixo e branco, lugar perfeito pra fazer as fotos com flash rebatido. No entanto ela usou flash frontal. Até comentei com minha esposa que tinha ficado curioso pra ver o resultado já que não achava que era a forma ideal de fazer as fotos. No dia seguinte ela tinha publicado as fotos. O resultado saiu muito pior do que eu tinha imaginado. Todas as fotos dela saíram péssimas. Luz dura, fundo escuro com pessoas claras, cores lavadas e enquadramentos horrorosos (fiquei até com vontade de postar as fotos aqui).
A conclusão que eu cheguei foi as muitas pessoa só tem cara de pau para estarem no mercado. A popularização das maquinas saboneteiras acostumaram as pessoas à falta de qualidade nas fotos. O resultado é que fiquei com a impressão que qualquer pessoa com uma DSLR consegue impressionar o público leigo (só não sei a preço de que e por quanto tempo).
Por um lado fiquei muito triste pelo nível que os fotógrafos profissionais tem mostrado, mas por outro fiquei feliz por saber que eu me cobrava um conhecimento muito grande para começar e nunca tinha coragem. Hoje sei que tenho mais capacidade que muito "profissional" por aí.


caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 03 de Janeiro de 2014, 03:03:58
Parabéns pelo relato.

Terminei de ler seu texto com um sorrisão no rosto. Parabéns!