Autor Tópico: Começando profissionalmente e prostituição do mercado  (Lida 21829 vezes)

luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #60 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:15:22
Olá pessoal,

Esta é minha primeira mensagem no fórum (que conheci hoje!) e gostaria de dar minha opinião sobre o excelente texto.
Não sou fotógrafo profissional, mas sempre gostei de registrar momentos bacanas! Herdei alguns equipamentos do meu pai (que tinha a fotografia como hobby!) e acabei me interessando mais por este universo. Vou comprar uma DSLR (pois ele gostava de usar analógicas), mas ainda estou analisando os modelos que são compatíveis com as lentes que tenho.

A "prostituição" existe, como em qualquer outro mercado. Trabalho com tecnologia e sofri bastante com pessoas que nunca tinham estudado ou se preparado e atuavam "fuçando" e cobrando preços irrisórios. Creio que com a fotografia ocorre a mesma coisa. Após vários anos trabalhando nessa área percebi o seguinte:

- existem pessoas que vão contratar os serviços mais baratos e não há o que fazer! (não adianta ficar sofrendo com isso!)
- existem pessoas que não vão dar o devido valor ao que você faz (também não adianta ficar se martirizando!)
- muitas vão acabar se arrependendo depois e procurando seus serviços... outras não!
- para ter chance é preciso se diferenciar... e isso é resultado de muito estudo e preparo!

Voltando para o mundo da fotografia, já tive oportunidade de conversar com diversos profissionais e descobri o seguinte:

- existem profissionais e "profissionais". Há aqueles que realmente conhecem a fundo o que fazem e outros que simplesmente deixam tudo no automático (e trabalham com mesmo tipo de serviço).