Autor Tópico: Começando profissionalmente e prostituição do mercado  (Lida 21826 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #75 Online: 03 de Janeiro de 2014, 08:11:47
Existem muitos problemas, principalmente em relacao a fotometria, ao se fotografar no automatico. Em muitas situacoes favoraveis o automatico faz um trabalho decente, mas padronizado. Fotografar manualmente significa ter a flexibilidade de corrigir erros de leitura do modo automatico, em situacoes de luz mais disafiadoras. E nao so isso. Fotografar manualmente da a liberdade de criacao e exploracao de alternativas infinitamente maior do que uma leitura padronizada de um processador/leitor eletronico que le apenas numeros. Pior do que fotografar roboticamente, seja no modo automatico ou no modo manual seguindo exatamente o que o fotometro te diz, eh se acostumar com tais "facilidades" e nao saber mais se virar em situacoes que fogem do "roteiro", "rotina"
ou "inesperada".

Existia uma epoca em que alguns fotografos tinham um assistente so para apertar o botao. O fotografo fazia a medida da liz, composicao, cenario e direcao, e avisava o assistente quando apertar o botao para fazer a foto com uma camera no tripe. O fotografo que nao toma mais nenhuma decisao alem de quando apertar o botao, e talvez composicao, ja deixa de ser um criador e passa a ser apenas o cara que aperta o botao da camera. E assim perpertua a tendencia cada vez maior que as pessoas tem de confundirem "foto boa/bem feita" e foto com "qualidade de imagem boa". Em que a primeira depende da criatividade, habilidade e experiencia do fotografo, ja asegunda depende apenas da qualidade do equipamento.

Fotografar em RAW tambem da a possibilidade de criacao maior. RAW e JPEG eh igual a Filme e Polaroid, em que a primeira vc pode usar para trabalhar a imagem de maneira mais criativa com menos perca de qualidade. E a segunda opcao tambem te da uma certa possibilidade de criacao em pos edicao, mas de forma muito mais limitada, ou se nao mais trabalhosa, com o risco de mair perca de qualidade em muitos casos.

Em Resumo, fotografar no automatico, em Jpeg/Polaroid ajudam muito para aqueles que trabalham menos o aspectocriativo/artistico, faz com que se economize tempo, e dao ecelentes resultados em condicoes favoraveis. No mais, eh a melhor opcao para o fotografo que so registra, igual a mim que fotografo em JPEG para as minhas fotos de ferias, em que tenho a intencao mais de registro do que criativo, apesar de nunca fotografar no automatico, pq se esse for o caso eu prefiro mil vezes uma camera de bolso.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 03 de Janeiro de 2014, 11:00:41
A relação de importância do raw vs jpg também depende da foto. Existem tipos e tipos de fotos. Aquele que dispara 100 fotos por minuto, olhando e disparando, focando como uma águia e registrando tudo que se movimenta ao seu redor, terá a conversão como uma etapa tão ou mais importante do que a própria captura.

Agora , existem fotógrafos de estúdio que buscam a luz perfeita durante horas e até dias. muitas vezes levamos este tempo todo na montagem e iluminação, composição, filtragem de temperatura de cor, polarização independente em cada fonte de luz, ajustes finos e depois fazemos um ou dois cliques. Já saí do estúdio com um clique apenas, neste caso, ainda que seja recomendado gravar o raw, os ajustes serão poucos, neste caso, a conversão toma apenas um papel coadjuvante em todo o processo, ou seja,a foto já está pronta antes do clique e a conversão com valores default já apresenta um resultado extremamente satisfatório.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 11:01:35 por Claudio Rombauer »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #77 Online: 03 de Janeiro de 2014, 11:21:07
Ué... o RAW x JPG não era em outro tópico??

 :assobi:

 :D
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 11:21:26 por Roberto Dellano »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #78 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:18:57
Ué... o RAW x JPG não era em outro tópico??

 :assobi:

 :D
Sei lá!  :ponder: :ponder:
Aqui é assim mesmo uma hora começam sobre um assunto e depois camba pra outro direpente. :D :D
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:45:51
Sei lá!  :ponder: :ponder:
Aqui é assim mesmo uma hora começam sobre um assunto e depois camba pra outro direpente. :D :D

É verdade. Se bem que se propcurarmos por mudanças de assunto teremos que fechar todos os posts e tirar o fórum do ar em definitivo.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #80 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:56:26
É verdade. Se bem que se propcurarmos por mudanças de assunto teremos que fechar todos os posts e tirar o fórum do ar em definitivo.

 :hysterical:

Exato. Mudar  de assunto é regra. rs
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 03 de Janeiro de 2014, 13:10:09
:hysterical:

Exato. Mudar  de assunto é regra. rs

Exato, por exemplo, agora o assunto virou "mudança de assunto".


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #82 Online: 03 de Janeiro de 2014, 13:11:42
Exato, por exemplo, agora o assunto virou "mudança de assunto".


Ahahah, verdade!


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #83 Online: 03 de Janeiro de 2014, 14:11:08
Muito boa sua colocação e se me permite gostaria somente de colocar minha opinião sobre equipamento reserva.

Acho que neste ponto especificamente é uma questão de responsabilidade com o cliente, caso esteja cobrando obviamente, de ter sim equipamento reserva. A partir do momento que você ofereceu um produto que teoricamente NÃO TEM TROCA, sim porque cada evento é único, principalmente festa de um ano de criança (eu faço festas de crianças e tenho dois filhos) porque para os pais é sim um momento muito especial e só tem um. Casamento então nem se fala. Por isto a responsabilidade pede equipamento reserva, não é luxo e sim responsabilidade e compromisso.

Quer ver...na festa de 3 anos do meu filho estava na época com uma 5D e o vidro do obutrador descolou (fato que gerou até recall da canon) e arranhou o despolido. Que ironia neste dia por ser do meu filho não levei a reserva, por sorte meu irmão estava com a T3i dele e finalizei a festa..rs. Porém se fosse um evento meu eu tava literalmente no sal!!!!

De resto falou muito bem. Basta coragem e humildade para iniciar.

PS: Já fiz eventos de graça também.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #84 Online: 03 de Janeiro de 2014, 14:13:11
Acho que neste ponto especificamente é uma questão de responsabilidade com o cliente, caso esteja cobrando obviamente, de ter sim equipamento reserva. A partir do momento que você ofereceu um produto que teoricamente NÃO TEM TROCA, sim porque cada evento é único, principalmente festa de um ano de criança (eu faço festas de crianças e tenho dois filhos) porque para os pais é sim um momento muito especial e só tem um. Casamento então nem se fala. Por isto a responsabilidade pede equipamento reserva, não é luxo e sim responsabilidade e compromisso.


 :ok: :clap:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:28:03
Muito boa sua colocação e se me permite gostaria somente de colocar minha opinião sobre equipamento reserva.

Acho que neste ponto especificamente é uma questão de responsabilidade com o cliente, caso esteja cobrando obviamente, de ter sim equipamento reserva. A partir do momento que você ofereceu um produto que teoricamente NÃO TEM TROCA, sim porque cada evento é único, principalmente festa de um ano de criança (eu faço festas de crianças e tenho dois filhos) porque para os pais é sim um momento muito especial e só tem um. Casamento então nem se fala. Por isto a responsabilidade pede equipamento reserva, não é luxo e sim responsabilidade e compromisso.

Quer ver...na festa de 3 anos do meu filho estava na época com uma 5D e o vidro do obutrador descolou (fato que gerou até recall da canon) e arranhou o despolido. Que ironia neste dia por ser do meu filho não levei a reserva, por sorte meu irmão estava com a T3i dele e finalizei a festa..rs. Porém se fosse um evento meu eu tava literalmente no sal!!!!

De resto falou muito bem. Basta coragem e humildade para iniciar.

PS: Já fiz eventos de graça também.

 :ok:


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #86 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:15:47
Muito boa sua colocação e se me permite gostaria somente de colocar minha opinião sobre equipamento reserva.

Acho que neste ponto especificamente é uma questão de responsabilidade com o cliente, caso esteja cobrando obviamente, de ter sim equipamento reserva. A partir do momento que você ofereceu um produto que teoricamente NÃO TEM TROCA, sim porque cada evento é único, principalmente festa de um ano de criança (eu faço festas de crianças e tenho dois filhos) porque para os pais é sim um momento muito especial e só tem um. Casamento então nem se fala. Por isto a responsabilidade pede equipamento reserva, não é luxo e sim responsabilidade e compromisso.
Aí depende, se a criança nasce no ultimo dia do mes de fevereiro em ano bi-sexto, os pais podem passar tres anos comemorando a festa de um ano de seu filho pois ele vai aniversariar so depois de quatro anos. :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 20:16:21 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


AleSoares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • A fotografia deixou de ser paixão,e se tornou amor
Resposta #87 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 14:28:14
 :clap:
Belo topico...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 14:29:37 por AleSoares »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #88 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 14:32:55
Vcs nunca pararam para pensar o quanto estao prostituindo o mercado dos Workshops e professores de fotografia, toda vez que ficam passando aprendizados e conhecimentos que obtiveram de graca para as pessoas? Por isso que professores ja nao sao mais valorizados...  8-)


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #89 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 15:07:07
Vcs nunca pararam para pensar o quanto estao prostituindo o mercado dos Workshops e professores de fotografia, toda vez que ficam passando aprendizados e conhecimentos que obtiveram de graca para as pessoas? Por isso que professores ja nao sao mais valorizados...  8-)

Bom, esse assunto me lembrou um fotografo que curti a muito tempo no FB, no inicio era interessante ver as fotos dele e seu trabalho, ficava impressionado :shock: ....mas com o tempo comecei a não achar mais lá grandes coisas,passou a ser normal e olha que o kra tem só 2 anos de fotografia.

Aí vem a duvida?!@# o kra aprendeu muita coisa de "graça" e pelo que sei participou de um workshop do fotografo Allan Elly, que para mim é um fotografo mediano na area em que atua, (já vi melhores).

Bom contudo isso o kra do FB, já da curso de workshop completo!! com apenas aprendizado de graça, e um workshop na vida, então nem precisa falar preço.

então como o kra consegue tal experiência somente com esses quesitos para dar workshop em apenas 2 anos?  :eek: :eek: :eek: só pode ser ninja.