Autor Tópico: Fotografia de paisagens, como conseguir essa nitidez?  (Lida 13397 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 08 de Julho de 2016, 17:03:07
Eu tenho quase certeza que sim e explico:

Esses dias fui subir uma foto que editei no Control One e ele aplica um Sharp na saída que o Lightroom não aplica. Quando eu subi pro Flickr ficou horrível! Extremamente ruim em termos de sharpening.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mesmo visualizando no tamanho original?
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 08 de Julho de 2016, 17:03:35
Mesmo visualizando no tamanho original?

Sim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 08 de Julho de 2016, 17:06:27
Sim.

É, aí complica a vida. Deveria haver uma opção durante o envio para que não ocorresse modificação nas imagens.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #93 Online: 08 de Julho de 2016, 19:44:43
Mesmo visualizando no tamanho original?
Não, a foto enviada no tamanho original fica lá sem modificações. Mas o Flickr por padrão deixa desabilitado a opção de visualizar o arquivo original dos usuários. Mas isso não impede que se linke o jpg original num forum.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 23 de Julho de 2016, 12:33:40
Cfcsosa,

Sabe dizer se esses caras fizeram essas fotos com câmeras comuns de sensor 35mm?

Essas características que você nota nessas imagens que postou, como a retenção de textura nas nuvens e a "sutileza" nas formas sólidas está diretamente ligada à resolução da captura, mesmo que a visualização posterior seja proporcionada por um redimensionamento para poucos píxels.

Para não deixar dúvidas: estou afirmando que se eu te mandar duas imagens redimensionadas com 1200x800, mas que tenham sido feitas nas mesmas condições (abertura, Iso, lente e iluminação) por uma câmera de 36 Megapíxels e outra de 12 Megapíxels a que veio da câmera de 36 será melhor, porque haverá uma maior riqueza de informação na captura possibilitando o resize com maior precisão.

Quando comprei a D800, logo nas primeiras fotos notei que a percepção de detalhes era muito maior, mesmo visualizando 25% da imagem no monitor. Fiz alguns testes com resizes e como as imagens continham mais "informação", por conseguinte, a demanda pelo nível da aplicação do filtro sharpen era igualmente menor para um mesmo resultado. No fim, isso resulta em imagens melhores, sem a formação dos halos do excesso do sharpen que várias vezes foi pontuado na discussão que está para trás no tópico.

Todas as técnicas que foram enumeradas, pelo PS7JN, as características físicas e mecânicas citadas pelo Fravin estão corretas, mas na minha opinião essas fotos tem mais que um simples click e edição. Até hoje só ví "duas coisas" proporcionarem esse resultado que salta aos olhos, como aconteceu contigo:

1 - Betterlight:
http://www.betterlight.com/index.html

Olha um exemplo de fotos de um fotógrafo que usa esse equipamento:
http://shelleylake.com/borders/


2 - Gigapan:
http://www.omegabrandess.com/products/Gigapan

Exemplo:
http://www.gigapan.com/galleries/10924/gigapans/54185


Já devem existir mais softwares (como o Helicon Focus -  Focus stacking) que facilitam a construção de imagens aproveitando o "melhor ponto de foco" ao longo do horizonte, e mais hardwares para auxiliar na construção de imagens de altíssima resolução através de Pixel Stitch.
« Última modificação: 23 de Julho de 2016, 12:34:16 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 23 de Julho de 2016, 15:59:24
Cfcsosa,

Sabe dizer se esses caras fizeram essas fotos com câmeras comuns de sensor 35mm?

Essas características que você nota nessas imagens que postou, como a retenção de textura nas nuvens e a "sutileza" nas formas sólidas está diretamente ligada à resolução da captura, mesmo que a visualização posterior seja proporcionada por um redimensionamento para poucos píxels.

Para não deixar dúvidas: estou afirmando que se eu te mandar duas imagens redimensionadas com 1200x800, mas que tenham sido feitas nas mesmas condições (abertura, Iso, lente e iluminação) por uma câmera de 36 Megapíxels e outra de 12 Megapíxels a que veio da câmera de 36 será melhor, porque haverá uma maior riqueza de informação na captura possibilitando o resize com maior precisão.

Quando comprei a D800, logo nas primeiras fotos notei que a percepção de detalhes era muito maior, mesmo visualizando 25% da imagem no monitor. Fiz alguns testes com resizes e como as imagens continham mais "informação", por conseguinte, a demanda pelo nível da aplicação do filtro sharpen era igualmente menor para um mesmo resultado. No fim, isso resulta em imagens melhores, sem a formação dos halos do excesso do sharpen que várias vezes foi pontuado na discussão que está para trás no tópico.

Todas as técnicas que foram enumeradas, pelo PS7JN, as características físicas e mecânicas citadas pelo Fravin estão corretas, mas na minha opinião essas fotos tem mais que um simples click e edição. Até hoje só ví "duas coisas" proporcionarem esse resultado que salta aos olhos, como aconteceu contigo:

1 - Betterlight:
http://www.betterlight.com/index.html

Olha um exemplo de fotos de um fotógrafo que usa esse equipamento:
http://shelleylake.com/borders/


2 - Gigapan:
http://www.omegabrandess.com/products/Gigapan

Exemplo:
http://www.gigapan.com/galleries/10924/gigapans/54185


Já devem existir mais softwares (como o Helicon Focus -  Focus stacking) que facilitam a construção de imagens aproveitando o "melhor ponto de foco" ao longo do horizonte, e mais hardwares para auxiliar na construção de imagens de altíssima resolução através de Pixel Stitch.

Muito legal ! Depois vou ler com atenção os links!!!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 23 de Julho de 2016, 16:23:23
Muito legal ! Depois vou ler com atenção os links!!!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Legal ver no seu tópico, a galera explicando a vantagem do ff sobre o aps..
Voce deve entender agora porque eu quero comprar um ff...
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 23 de Julho de 2016, 16:25:44
Legal ver no seu tópico, a galera explicando a vantagem do ff sobre o aps..
Voce deve entender agora porque eu quero comprar um ff...

É bacana sim, mas quando você chega à essa conclusão porque esgotou suas possibilidades e sente falta de algo melhor.

E ainda assim penso que o APS-C ainda pode ser indicado pra mim, de repente um bom sistema Fuji ou Sony. ;-)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 25 de Julho de 2016, 03:15:10
Eu tenho paquerado o sistema Sony, e apesar de já ter tido Canon, ter Nikon há muitos anos junto com uma verdadeira pilha de tranqueiras, lentes, etc., e estar plenamente satisfeito, a "física" que separa um sensor do ponto nodal da lente à menor distância tende a proporcionar resultados de maior qualidade na captura, lentes mais luminosas, mais luminosas e de fabricação mais barata...

Acho que com esse lançamento recente da Hasselblad de 9.000 dólares o mercado vai mais uma vez se movimentar em torno das câmeras e sensor 35mm, porque o preço do que vem embaixo vai ser jogado para baixo, ou, vai haver implementação de mais features para manter a percepção de valor agregado do produto.

Apesar de que... eu mesmo não me "encantei" muito, afinal o incremento de área do sensor APS-para o 35mm é de 354mm² para 864mm², mais que o dobro, e do sensor 35mm para esse sensor "Médio Formato" é de 864mm² para 1.441mm². Logo, o "ganho de um APS para um FF é de 144% mais área e de um FF para esse sensor é de 67% mais área.

Considerando disponibilidade e preço de lentes, flashes dedicados (inclusive de estúdio), acessórios de toda a sorte, maturidade do sistema... Seria um pa$$o arrojado.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #99 Online: 25 de Julho de 2016, 09:42:33
Fiquei acompanhando a discussão de longe, pretendia não dar pitaco, até prq o que vou escrever tlvz não seja levado em consideração, uma vez que discordo em muitos pontos e inclusive no motivo do tópico, mas resolvi me manifestar só pra expor alguns pontos de vista diferentes e enriquecer as opiniões, quem sabe...?

Eu só fotografo paisagens e me especializei nisso, mesmo que amadoramente ( pois não tenho ganho em $$ ), mas com afinco me dedico à atingir a excelência.

Sendo assim, nada mais normal do que eu pensar que deveria ter um FF, justamente pela qualidade e tamanho do arquivo gerado, ideais para os landscapers. Porém, depois de alguns anos de estudo, pesquisa, prática, testes e acompanhamento de vários fotógrafos renomados dentro desse segmento, hj eu estou convicto de que, embora seja melhor, FF não é uma diferença definitiva, sinceramente.

Saber fazer a foto ( exposição e foco corretos ), usar boas lentes e fazer um tratamento adequado é a chave para que se tenha imagens impressionantes, seja por nitidez ou qualquer outro adjetivo. Basta olhar a quantidade de fotos horríveis, mal feitas, estouradas, cheias de aberração e desvio geradas por câmeras como D800, 5DIII e ai vai.

Posso até mudar de opinião, mas se tivesse R$ 20.000 em dinheiro agora, eu compraria lentes top de linha e não trocaria minha D7100. Além do que, nitidez extrema é algo subjetivo na visualização, como foi imensamente explanado aqui, e a bem da verdade não faz um foto ser boa, apenas mais nítida.

Claro que podemos evoluir em equipamentos, devemos, mas isso não irá dar garantia de bons resultados.

Só uma opinião. :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 25 de Julho de 2016, 11:56:42
Fiquei acompanhando a discussão de longe, pretendia não dar pitaco, até prq o que vou escrever tlvz não seja levado em consideração, uma vez que discordo em muitos pontos e inclusive no motivo do tópico, mas resolvi me manifestar só pra expor alguns pontos de vista diferentes e enriquecer as opiniões, quem sabe...?

Eu só fotografo paisagens e me especializei nisso, mesmo que amadoramente ( pois não tenho ganho em $$ ), mas com afinco me dedico à atingir a excelência.

Sendo assim, nada mais normal do que eu pensar que deveria ter um FF, justamente pela qualidade e tamanho do arquivo gerado, ideais para os landscapers. Porém, depois de alguns anos de estudo, pesquisa, prática, testes e acompanhamento de vários fotógrafos renomados dentro desse segmento, hj eu estou convicto de que, embora seja melhor, FF não é uma diferença definitiva, sinceramente.

Saber fazer a foto ( exposição e foco corretos ), usar boas lentes e fazer um tratamento adequado é a chave para que se tenha imagens impressionantes, seja por nitidez ou qualquer outro adjetivo. Basta olhar a quantidade de fotos horríveis, mal feitas, estouradas, cheias de aberração e desvio geradas por câmeras como D800, 5DIII e ai vai.

Posso até mudar de opinião, mas se tivesse R$ 20.000 em dinheiro agora, eu compraria lentes top de linha e não trocaria minha D7100. Além do que, nitidez extrema é algo subjetivo na visualização, como foi imensamente explanado aqui, e a bem da verdade não faz um foto ser boa, apenas mais nítida.

Claro que podemos evoluir em equipamentos, devemos, mas isso não irá dar garantia de bons resultados.

Só uma opinião. :ok:


Acho que você leu o tópico, mas não entendeu o ponto. Nunca se tratou de nitidez ou de comprar uma FF. Na verdade eu explico isso ao longo do tópico. A grande questão sempre foi justamente tentar obter o máximo de qualidade de imagem, ou seja, tentar reunir aqui um conjunto de conhecimentos úteis para a fotografia de paisagem.

Neste conjunto se enquadram os equipamentos? Sim. São únicos e suficientes para alcançar o resultado esperado? Não.

Esse foi o mote que me levou a abrir o tópico, mas eu ERREI quando me referi a nitidez, o que eu queria era riqueza de detalhes.

Por fim, qualquer equipamento tira fotos ótimas, alguns podem até mesmo ser reconhecidos como linguagem visual, mas eu penso muito que meu estilo de fotografia, diferente do seu, não passa por construir imagens, você faz isso, as constrói, eu procuro retratar o que vejo sem tentar alterar muito a cena.

Percebe a diferença e o motivo do tópico?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #101 Online: 25 de Julho de 2016, 13:24:37

Acho que você leu o tópico, mas não entendeu o ponto. Nunca se tratou de nitidez ou de comprar uma FF. Na verdade eu explico isso ao longo do tópico. A grande questão sempre foi justamente tentar obter o máximo de qualidade de imagem, ou seja, tentar reunir aqui um conjunto de conhecimentos úteis para a fotografia de paisagem.

Neste conjunto se enquadram os equipamentos? Sim. São únicos e suficientes para alcançar o resultado esperado? Não.

Esse foi o mote que me levou a abrir o tópico, mas eu ERREI quando me referi a nitidez, o que eu queria era riqueza de detalhes.

Por fim, qualquer equipamento tira fotos ótimas, alguns podem até mesmo ser reconhecidos como linguagem visual, mas eu penso muito que meu estilo de fotografia, diferente do seu, não passa por construir imagens, você faz isso, as constrói, eu procuro retratar o que vejo sem tentar alterar muito a cena.

Percebe a diferença e o motivo do tópico?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O tópico todo foi muito confuso, e agora tenho certeza que vc não se fez entender, pois todos ficaram sugerindo quais seriam os possíveis problemas apontados pela sua insatisfação e creio que não houve uma, por assim dizer, conclusão.
Tanto que sim, a conversa descambou para equipamentos ( inevitável ), e na verdade não havia outro caminho a se seguir.

Nitidez e riqueza de detalhes estão diretamente relacionados, desconsiderando se estamos questionando temas ou composições, porque ai claro, varia muito.

Não entendi o seu comentário comparando o meu trabalho com o seu e qual o intuito disso, primeiro prq vc se engana dizendo que eu "construo" algo. 99% das minhas fotos são registros simples, e eu jamais altero a cena.

Os ajustes que faço são simplesmente para que a fotografia assemelhe-se ao máximo com a cena que presenciei e que o sensor da minha câmera, pobre de latitude, não é capaz de reproduzir fielmente, portanto dizer que o RAW gerado pelo equipamento é o correto, levando-se em consideração a formação e limitação fotográfica, é um equivoco.

Em suma, construindo ou não, os detalhes estão guardados lá no RAW, revela-los corretamente é a chave para se conseguir "nitidez e riqueza de detalhes".


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 25 de Julho de 2016, 13:42:28
O tópico todo foi muito confuso, e agora tenho certeza que vc não se fez entender, pois todos ficaram sugerindo quais seriam os possíveis problemas apontados pela sua insatisfação e creio que não houve uma, por assim dizer, conclusão.
Tanto que sim, a conversa descambou para equipamentos ( inevitável ), e na verdade não havia outro caminho a se seguir.

Nitidez e riqueza de detalhes estão diretamente relacionados, desconsiderando se estamos questionando temas ou composições, porque ai claro, varia muito.

Não entendi o seu comentário comparando o meu trabalho com o seu e qual o intuito disso, primeiro prq vc se engana dizendo que eu "construo" algo. 99% das minhas fotos são registros simples, e eu jamais altero a cena.

Os ajustes que faço são simplesmente para que a fotografia assemelhe-se ao máximo com a cena que presenciei e que o sensor da minha câmera, pobre de latitude, não é capaz de reproduzir fielmente, portanto dizer que o RAW gerado pelo equipamento é o correto, levando-se em consideração a formação e limitação fotográfica, é um equivoco.

Em suma, construindo ou não, os detalhes estão guardados lá no RAW, revela-los corretamente é a chave para se conseguir "nitidez e riqueza de detalhes".

Eu quis dizer que você trabalha a imagem montando muitas vezes com várias fotos para chegar ao resultado que lhe agrada, eu não faço isso, não tenho conhecimento e talvez não tivesse sua paciência e dedicação para tal. Obviamente minha colocação é baseada na minha percepção de seu trabalho.

Considero seu trabalho algo quase como uma pintura (na minha humilde interpretação). Você mesmo me disse certa vez que leva muitas horas para chegar ao resultado que lhe agrada, eu não tenho como.

Veja que minha intenção não foi criticar ou subjugar, apenas tentar estabelecer um parâmetro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #103 Online: 25 de Julho de 2016, 14:56:32
Eu quis dizer que você trabalha a imagem montando muitas vezes com várias fotos para chegar ao resultado que lhe agrada, eu não faço isso, não tenho conhecimento e talvez não tivesse sua paciência e dedicação para tal. Obviamente minha colocação é baseada na minha percepção de seu trabalho.

Considero seu trabalho algo quase como uma pintura (na minha humilde interpretação). Você mesmo me disse certa vez que leva muitas horas para chegar ao resultado que lhe agrada, eu não tenho como.

Veja que minha intenção não foi criticar ou subjugar, apenas tentar estabelecer um parâmetro.


Cara, eu só queria entender aonde vc queria chegar com tudo isso, e por ventura qual conclusão havia tirado, pois na minha opinião as suas fotos são boas.
 
Escrevi no tópico apenas para dar os meus "5 cents" sobre um assunto do qual gosto e me interesso, e acho que existe muita lenda, muita impressão errada à respeito de coisas que vemos por ai, por isso disse o que disse.

Técnicas e formas de se fazer a mesma coisa tbm tem várias, a grande questão é vc saber aonde quer chegar e por qual preço. Se vc é uma pessoa que não quer fazer "malabarismos" maiores para atingir novos resultados, então vc já está no caminho certo. É isso o que se tem.

Se vc sabe colher do seu equipamento o máximo que ele pode dar, executa tudo da forma mais correta o possível no "fazer fotografia", só a pós poderia ser então a diferença.
Afinal não existem milagres, a não ser que se use de trapaça, e aí cada um com a sua consciência...

Quanto ao trabalho nas minhas fotos, algumas até são complexas, geralmente as panoramicas e/ou algumas que exigem braketing em cada clique ( veja: somente prq eu desejo um resultado com uma maior latitude ), mas a maior parte é um tiro único, e sim, da pra extrair o conteúdo sem avacalhar e acabar criando algo surreal, revelando muito um potencial as vezes imperceptível inicialmente.




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 25 de Julho de 2016, 14:59:58

Cara, eu só queria entender aonde vc queria chegar com tudo isso, e por ventura qual conclusão havia tirado, pois na minha opinião as suas fotos são boas.
 
Escrevi no tópico apenas para dar os meus "5 cents" sobre um assunto do qual gosto e me interesso, e acho que existe muita lenda, muita impressão errada à respeito de coisas que vemos por ai, por isso disse o que disse.

Técnicas e formas de se fazer a mesma coisa tbm tem várias, a grande questão é vc saber aonde quer chegar e por qual preço. Se vc é uma pessoa que não quer fazer "malabarismos" maiores para atingir novos resultados, então vc já está no caminho certo. É isso o que se tem.

Se vc sabe colher do seu equipamento o máximo que ele pode dar, executa tudo da forma mais correta o possível no "fazer fotografia", só a pós poderia ser então a diferença.
Afinal não existem milagres, a não ser que se use de trapaça, e aí cada um com a sua consciência...

Quanto ao trabalho nas minhas fotos, algumas até são complexas, geralmente as panoramicas e/ou algumas que exigem braketing em cada clique ( veja: somente prq eu desejo um resultado com uma maior latitude ), mas a maior parte é um tiro único, e sim, da pra extrair o conteúdo sem avacalhar e acabar criando algo surreal, revelando muito um potencial as vezes imperceptível inicialmente.

Hoje é algo que me dedico em estudar, a pós é algo que me parece essencial independente do equipo.

Concordo com você e é claro que estou adorando extrair um pouco de conhecimento seu em nossa conversa!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk