Preguiça realmente é um problema!!
Minha sugestão (não sei se é possível), complementando o que o Beto Eterovick e o Murilo disseram: não seria possível uma pessoa que não está cadastrada usar o sistema de busca? Pelo que vi, só quem está cadastrado pode fazer uma busca.
A sugestão do Marcelo Almeida é boa! Porém, O fato de ser 'pergunta iniciante', não quer dizer que não pertença a categoria de equipamentos, por exemplo. Acho que isso causaria uma divisão de mesmos assuntos. Assuntos semelhantes dividos em 2 categorias.
Agora, tudo bem, muitos usuários são preguiçosos (eu mesmo já fui), mas temos que ver que já fomos iniciantes um dia (e continuamos sendo). Tudo bem, muitos de nós não foram preguiçosos, foram atrás, pesquisaram, etc. Então temos bolar um jeito de resolver o problema dos preguiçosos. Eles vão estar sempre aqui. Não podemos expulsa-los nem evita-los!
Acho que tentar educa-los seria uma solução.
Imaginem: o leigo de hoje pode ter muito conhecimento amanhã, nos ajudar muito. Temos que tentar orienta-los, e nos orientar (por que não?!) desde as boas maneiras como citou o Ivan, até como e onde postar: algumas pessoas postam topicos de "cheguei, me deem boas vindas" na parte de arte fotografica. Ou seja, ele não sabe onde deve postar, também pode ser que não saiba pesquisar (não que eu seja contra ele se apresentar, apenas que faça no lugar certo).
Temos que fazer de tudo para que antes de se cadastrar ele faça pesquisa!
Caso ele se cadastre, fazer de tudo para que ele não deixe o fórum com 5 posts.
Mesmo que ele seja tímido, um dia ele fala! E quando falar, que fale bem (como o exemplo que o Léo deu).
Sugestão: Ao clicar em "Registre-se" o novato iria para uma 'mini-cartilha' que criariamos. Nela colocariamos os problemas de pesquisas, postagem, boas maneiras, etc.
Sendo que ele teria que passar por alguns passos para então ir para a fase de cadastro.
Por exemplo:
Passo 1: ele clicaria em 'registre-se' e iria para parte das regras do fórum.
Passo 2: Clicaria em 'próximo' e iria para um manual de pesquisa, onde colocariamos os problemas que o usuário poderia evitar utilizando este recurso, sua importancia, etc.
Passo 3: Clicaria em 'próximo' e seria informado sobre como fazer suas postagens, questão das sessões, etc.
Passo 4: Depois em 'próximo', e iria para um página de 'boas maneiras' (o que o Ivan retratou é grave).
Passo 5: E finalmente ao clicar em 'próximo' ele iria para o cadastro!
O objetivo é obrigar que ele faça esses passos porque dificilmente ele vai clicar em 'ajuda' ou ir atrás das regras antes de se cadastrar. Agora, se mesmo colocando no caminho dele, ele não ler... Isso compete a ele.
Isso não resolveria tudo, mas ajudaria muito. Tentariamos ao máximo fazer com que o mesmo pesquise e leia antes de se cadastrar!
O problema que minha sugestão não resolve: pessoa que tem pressa: ela entra no fórum e quer logo uma resposta! Não vai querer ler sobre regras, pesquisas, postagens, etc.
Como resolve-lo?
Eu me disponibilizo a ajudar com a tradução da sessão 'ajuda', que fica ali em cima, perto do 'glossário'. Assim como nas sugestões que dei.
Outra sugestão: Ao clicar em 'Novo tópico', seriamos primeiro incentivados a pesquisar, depois sim, postar o tópico. Vai parecer um pouco chato? Vai parecer trabalhoso (você utilizaria apenas 1 clique a mais do seu mouse)? Se você achar que sim, você também é preguiçoso! Mas isso ajudaria também.
Acho que FAQ seria desnecessario (a idéia é ótima). Mas já existem recursos como o glossário e a pesquisa. Os dois juntos são excelentes!
O glossário foi uma sacada excelente!!!
Muitas dúvidas que tenho são respondidas lá.
Precisamos também criar outras ferramentas (sempre inovar).
Estou inclusive fazendo um texto com uma idéia que devo apresentar essa semana.
Então é isso,
creio que essa discussão será muito proveitosa!