Autor Tópico: Sugestões para melhoria do Fórum  (Lida 9392 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 10 de Março de 2006, 12:33:25
Citar
Maiores informações sobre terminologias e nomes consultem o glossário em www.mundofotografico.com.br/glossario, tem muita coisa interessante lá e ajuda a não acontecer esse tipo de confusão.


Pegasus, sugiro a você que se deseja realmente uma SLR prepare o bolso, uma sugestão boa que posso lhe dar de entrada seria buscar por uma Nikon D50 (tem bastante informação sobre as DSLR de entrada como a Canon Rebel XT, a Nikon D50 e mesmo a Pentax *istD aqui no fórum), porém para montar o range que você teria em uma ultrazoom (categoria das câmeras que você estava buscando) seria necessário um set de pelo menos duas lentes, que para ter uma qualidade até melhor do que na UZ podem até ser lentes simples, mas de qualquer forma você desenbolsaria pelo menos uns R$ 1200,00 em lentes (para lentes de entrada) e mais a câmera.

Pegando o gancho de uma mensagem do Gustavo que li sobre esses eternos tópicos de perguntas "não sei se compro uma P32 usada ou uma D200 Nikon? Qual vocês acham melhor para mim que sou um iniciante?", eu não respondo mais a nenhuma mensagem deste tipo, a menos que tenha uma dúvida absolutamente definida, e não incentivo ninguém a responder, pois é por haver respostas que as perguntas se repetem. Em outros fóruns perguntas assim morrem sem nenhuma resposta, como deve ser, aliás, e aí isso não prospera como aqui.

Isso é o maior aluguel! Um monte de perguntas bobas que quando respondidas geram outras perguntas bobas em uma deriva infindável.



 


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2006, 14:10:53
Resumindo: Ninguém aqui quer deixar de responder a dúvidas, mas o que se espera é que pelo menos as pessoas leiam um pouco e assim poderem vir sanar dúvidas que apareçam e que tenham algum sentido.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2006, 14:28:26
Eu acho que tá na hora de um debate inclusive sobre isso, Ivan. O fórum perdeu muita gente boa nos últimos tempos, essa semana um usuário que a meu ver tem a contribuir muito me comentou que não acontece nada de novo aqui. A gente chegou num limite, meio entre a bagunça do Brfoto (que gosto, mas é desorganizado mesmo) e uma certa falta de regularidade aqui, às vezes tem coisa boa e de qualidade, outras é um tédio mesmo. O problema é que talvez por ter vindo da comunidade do Orkut algumas pessoas vêm apenas atrás de dicas de equipamento, coisa natural e que não tem nada demais, mas como vc diz é complicado alguém que não sabe a diferença de uma SLR/DSLR estar pensando em ter uma, cada um cada um, mas eu particularmente estou me amarrando na D50 justamente por ter pego ela e já de saída ter gostado de algumas das fotos, e isso sem dúvida alguma, ao menos para mim é claro é em função do aprendizado em cima das outras câmeras, se fosse direto para uma reflex estaria tendo problemas.
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 14:36:51 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2006, 14:34:13
Outra, fui a Buenos Aires assistir ao 'iutchu', meu espanhol está meio enferrujado e com algumas pessoas optava por falar inglês, para a minha surpresa duas vendedoras de jornais e revistas falavam inglês fluentemente, atendentes de hotel nem é preciso dizer nada, caramba, gente humilde trabalhando na rua e com inglês fluente, aí vejo pessoas no fórum implorando e reclamando por manuais em português de suas câmeras caras, pô, que pretexto melhor do que pegar um dicionário e ir aprender um pouco com o próprio manual. Podem reclamar, é assunto polêmico mesmo, mas para mim está claro que o problema é o mesmo, preguiça.
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 15:42:10 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2006, 17:27:50
Acho difícil evitar que as vezes o fluxo de posts fique massante. Há umas duas semanas venho reparando isso. As vezes acontece de os novos foristas entrarem para fazer suas perguntas sem ao menos procurar nos posts antigos suas respostas. Pura preguiça. O Mundo Fotográfico tem muita informação arquivada e de excelente qualidade técnica. Só que existem pessoas que não se esforçam nem um pouco para localizar essas informações.

Pegasus, não se sinta ferido pelos posts aqui escritos, pois a sua pergunta foi apenas o estopim para um problema que vem acontecendo há algum tempo. E mesmo assim você não ficou sem resposta.

Para os MODERADORES: Tenho uma idéia. tenho percebido tbem que muitos usuários fazem sua inscrição no fórum, fazem uma pergunta e nunca mais voltam. Existe alguma possibilidade de desativar o cadastro dos novos usuários que não estiverem participando ativamente do fórum? Talvez serviria para minimizar esse problema.  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2006, 17:33:25
Citar
Para os MODERADORES: Tenho uma idéia. tenho percebido tbem que muitos usuários fazem sua inscrição no fórum, fazem uma pergunta e nunca mais voltam. Existe alguma possibilidade de desativar o cadastro dos novos usuários que não estiverem participando ativamente do fórum? Talvez serviria para minimizar esse problema.
Acho que seria até mais interessante tentar reativar os cadastros do que banirem.
Vamos aproveitar... Quem tem idéias para melhorar o MF?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2006, 17:46:28
A minha sugestão e que se abra uma sub seção dentro de equipamentos chamada "Dúvidas de iniciantes", quem tiver paciência vai lá e responde, quem não tiver não será incomodado com os tópicos, se alguém postar fora da seção certa teria o tópico movido pelos moderadores.


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2006, 18:12:42
:blue:

Meu pitaquinho de quem é muito, muito iniciante.

Muitas vezes eu achei que esse fórum fosse só pra quem é veterano.
Que só aqueles que dominassem as técnicas fotográficas é que poderiam estar aqui.

Mas resolvi ir escrevendo aqui e alí, perguntando, colocando minhas fotos e ver o que aconteceria.

Se não fosse tratada com consideração e educação eu simplesmente iria embora.

O iniciante tem muitas dificuldades, entender o "fotografês", a terminologia técnica, é uma delas. Quando leio tutorials eu não entendo quase nada.
É claro que pergunto aqui e ali, vou ao dicionário, revistas, etc mas mesmo assim ainda fica complicado.

Quem vem prá cá vem em busca de aprender; é muito fácil  sacar aqueles que querem aparecer e esses logo somem.

Como em qualquer área de estudo e aprendizado, é maçante para o veterano ficar respondendo as mesmas perguntas; mas sempre tem aqueles abnegados que o fazem.

Talvez criar um tópico só para iniciantes/amadores, tipo "Deixem suas dúvidas aqui" e aqueles veteranos que tem paciência e saco vão lá de vez em quando e respondem ou colocam o link do assunto; fosse uma solução.

Se o objetivo do fórum for agregar os amantes da fotografia, então excluir, mesmos os chatos, não é  o caminho.
Se for só para os que dominam a arte e técnicas fotográficas, então isso deve ficar bem claro áqueles que forem entrar.

Estou acabando de escrever tudo isso e dei uma olhadinha e já ví que alguém teve a mesma idéia, isso mostra que não é tão incabível assim


**** Sempre fui tratada com educação e até com carinho por aqui  ^_^  
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2006, 18:12:50
Citar
Pegasus, não se sinta ferido pelos posts aqui escritos, pois a sua pergunta foi apenas o estopim para um problema que vem acontecendo há algum tempo. E mesmo assim você não ficou sem resposta.
Bem colocado, Beto.  :thmbup:  
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 18:13:04 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2006, 18:38:55
Bom na minha visão acho qeu tem espaço para todos... A grande questão é que temos muitas dúvidas que já foram respondidas em muitas ocasiões passadas, ai fica a minha grande pergunta... O que fazer para melhorar isso?
Como fazer as pessoas procurarem no sistema de busca, ainda mais aquelas pessoas que estão chegando agora e não conhecem a dinâmica do fórum ou não sabem o que ocorreu do no passado? Acho que essa é a dúvida que todos devemos pensar, em como viabilizar que as pessoas qeu cheguem agora saibam o que está acontecendo, mesmo porque todos que foram chegando já fizeram perguntas muito similares. É até legal discutir um equipamento novo, mas é um saco discutir 50X o mesmo equipamento, é legal discutir uma técnica nunca antes discutida, mas é um saco discutir 50X a mesma técnica, então como fazer com que as coisas que já foram discutidas AJUDEM os novatos ou mesmo os que estão passando por aqui do nada, sem ter que acionar novamente toda uma discução a respeito? Acho que essa deve ser nossa grande pergunta. :)
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 18:39:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2006, 19:17:44
Leo:

Apoio a idéia da sala "dúvidas de iniciante - escolha de câmera".

Entre as dúvidas, a escolha da câmera é o assunto que gera 90% delas. O rsto é administrável. Aí, como bem disseram, se o cara apresenta uma mensagem do gênero é movido para a sala e pronto, responderá quem quiser. Debates fundamentados sobre escolha de cãmera ficam na sala principal.

Acho que todos nós temos vasta experiência em responder tal tipo de dúvida, e eu me convenci aos poucos ser o tempo mais desperdiçado do mundo, pois o que é obtido fácil não é valorizado, e mesmo quando o cara recebe 10 opiniões iguais ocorrem novos questionamentos e novamente pedir opinião sobre um produto completamente diferente.

Normalmente são verbos no imperativo "Falem-me sobre a Fuji s9000!". Caramba, eu também quero um Personal Conselheiro Tabajara -risos.

Perdoe-me, Pegasus, mas leia só sua frase:
Citar
Como um de vocês entendem sobre as marcas e fabricantes, quero saber se um deles atendem as necessidades de dominá-lo numa situação do dia (claridade, noturna). Meus interesses fotográfico são : viagem, família, paisagem e esporte.

"Quero saber..." sacaram. Quero saber, sem "por favor", sem nada do gênero, só "quero saber". E é "URGENTE" como diz o título do tópico. Quero saber... URGENTE. Aqui no Rio se recomenda às pessoas agirem "no sapatinho", não assim quase dando ordens.

É isso que pega... e a pessoa pede uma resposta sem ter a mais leve idéia das questões da fotografia, isto é, a resposta obtida nem mesmo será útil.
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 19:39:02 por Ivan de Almeida »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2006, 21:35:21
Isto !
Uma sala só para esta chatice !!
*TODAS*  mensagens relativas movidas para lá !!!
 


maramcal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2006, 22:14:19
Prezados,

Boa Noite!!  Tenho profunda admiração e respeito por este forum, incluindo os membros, e quando digo os membros falo em todos os membros, iniciantes ou não.

Lendo este tópico percebi o quanto ele retrata o nosso país e o pior retrata sem uma boa câmera, lentes e acessórios.

Importante lembrar que o dissípulo de o hoje pode ser o mestre de amanhã, afinal quantas vezes na vida não fizemos perguntas teoricamente bobas e pessoas estenderam a mão para ajudar, até estarmos preparados para andar com as próprias pernas.

Se o forum tem uma infinidade de perguntas desnecessárias todos nós somos responsáveis. Por exemplo:

Citar
É desses casos que desanima responder. Liquidificador de desejos.

Vocês não acham que deveríamos responder citando vários links para a pessoa ler. O assunto terminaria! Sei também que é chato pesquisar pelos outros, mas com certeza se gasta mais tempo lendo um tópico enorme deste.

Outro exemplo:

Citar
oahahahah, boa Ivan (membro com 1005 posts)

Qual é a graça? Membro com 1005 posts, respondendo assim chega rápido a 1000.000 de posts.

Como nós podemos exigir educação?  A maneira mais inteligente de fazer uma pessoa falar mais baixo é diminuir o tom de voz.

Parabéns Léo!!!  Não me atreveria a descrever a diferença de DSLR/SLR, afinal de contas acabei de aprender com você "com maior exatidão técnica".  Essa é outra oportunidade de arrumar o forum, pessoas respondem sem grande certeza e isto gera mais questionamentos.

Prezados, não vou me estender, poderia até escrever um livro, quero dizer que sou iniciante e já aprendi muito com este forum.  Gostaria de continuar aprendendo, logo quando eu fizer uma pergunta teoricamnte boba vocês podem respoder da seguinte maneira "maramcal consulte o item pesquisar e leia os nossos tópicos, se a dúvida persistir cite os tópicos que você leu que eu tentarei lhe direcionar para alguns tópicos"

Poderia ser uma resposta do próprio moderador.

Por favor não segreguem as pessoas, o nosso governo já faz isso muito bem.

Descumpem a todos se estou errado, mas acho que poderíamos ter feito melhor neste tópico.

PS: poderíamos não, vocês podem, eu não tenho condições técnicas, ainda!!!!!  

maramcal.  




 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2006, 22:21:32
Pessoal estamos desvirtuando, acho que o problema não é perguntar algo simples, a maioria das dúvidas simples já estão respondidas, o glossário foi feito para ajudar nisso, os artigos são feitos apra ajudar nisso, acho que o que devemos nos perguntar não é sobre uma possível sala para o pessoal postar dúvidas simples, mesmo porque se uma dúvida simples nunca tiver sido respondida acho que ninguém se negaria a responder.
Volto a afirmar, os iniciantes são fundamentais, eles darão as boas respostas amanhã, agora a pergunta é: Como fazer os iniciantes chegarrem aos conteúdos que já foram respondidos? Aos artigos? Ao glossário? à área de pesquisa? Para que as dúvidas que já foram respondidas uma infinidade de vezes não acabem sendo perguntados novamente, mesmo porque elas só são simples hoje para a maioria porque já foram bem discutidas por aqui antes. :)
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 22:22:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 10 de Março de 2006, 22:58:42
Citar
Por favor não segreguem as pessoas, o nosso governo já faz isso muito bem.
Ninguém segrega ninguém, as pessoas é que se desvalorizam e se contentam com pouco. É fácil culpar o governo como adolescentes culpam os pais, para assim justificar também uma cômoda posição de dependência. O que tem a ver com o tópico? Bom, além de responder ao comentário do amigo, não é diferente do ocorre aqui.

Ivan, é bem por aí, esses dias ajudando num tópico (acho que vc inclusive comentou lá) ressaltei uma 'certa' incoerência da usuária (sendo gentil, pois meu beagle seria mais coerente), e ela ficou agressiva, invertendo os papeis, nesse dramaleão de sempre, - oh, vocês veteranos como nos maltraram novatinhos.

Fala sério. Além de preguiça, agora também drama.
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 23:01:25 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear