Autor Tópico: Da relação direta entre o DxO Labs, o Ken Rockwell e a hipocrisia  (Lida 9282 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 02 de Abril de 2013, 13:50:34
Não podemos nos esquecer dos "fanboys" inveterados né ...  :assobi: :assobi: que apesar de não ganharem nada da marca X ou Y, influenciam bastante a galera que esta chegando.

Isso é o pior... Já pensou um Corintiano, Apple maníaco, "usuário" de sistema Nikon, ouvir que Canon é melhor??? :hysterical:

Brincadeira a parte pessoal, não tenho nada contra nenhum deles, mas que as comparações ficam divertidas, ficam!!!!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Abril de 2013, 14:23:29
Isso é o pior... Já pensou um Corintiano, Apple maníaco, "usuário" de sistema Nikon, ouvir que Canon é melhor??? :hysterical:

Brincadeira a parte pessoal, não tenho nada contra nenhum deles, mas que as comparações ficam divertidas, ficam!!!!

É só lembrar que o Corintians ficou 24 anos sem ganhar nada, nadinha, nem um paulistinha e este foi o período em que mais cresceu em numero de torcedores! Não dá mesmo pra imaginar como funciona a cabeça das pessoas! eheheheh
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 02 de Abril de 2013, 15:17:19
Bem,

Nenhum site de reviews é santo. Não dá para engolir que um dpreview, DxO labs, photozone ou mesmo o KR perdem o tempo que perdem sem ter algum tipo de retorno, seja direto ou indireto. É só ver a estrutura que esses sites demandam para ficarem no ar e funcionarem, e não é difícil desconfiar que há algum tipo de comprometimento, mesmo que informal com os fornecedores. Não é questão de acusar ninguém, mas tem que ficar de olho.

Existem diversos pontos de vista e a verdade está provavelmente em um ponto intermediário entre as árias opiniões. Tem muita gente que fala besteira na net, isso é fato. Mas o que mais irrita é que certas fontes são tidas como oráculos infalíveis e raras são as pessoas que param para pensar e contestar embasadas em fatos que façam sentido tanto experimentalmente quanto tecnicamente.

Não é porque uma determinada pessoa é profissional ou amadora que poderemos julgar seu conhecimento. Tem muito profissional completamente idiota e ao mesmo tempo amadores seríssimos e com amplo conhecimento. Define-se como profissional quem vive ou pelo menos ganha dinheiro com uma determinada atividade, e há inúmeros exemplos por aí de "profissionais" papudos e incompetentes.

Cabe ter bom senso e ter o hábito de pensar antes de aceitar o que os outros simplesmente falam. Não só na fotografia, mas em tudo, senão você é simplesmente mais um lemming seguindo o grupo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 02 de Abril de 2013, 15:38:26
Tudo leva à expressão que um dos meus principais professores no curso de Engenharia nos falou logo na primeira aula:

"BOM SENSO"

Infelizmente, bom senso, muitas vezes, não se ensina na escola. Vem do berço ou da personalidade da pessoa. E, bom senso, associado à ter uma mente aberta e receptiva sempre é válido na nossa profissão como na nossa vida pessoal que, no meu caso, está inserida a fotografia como hobby.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 02 de Abril de 2013, 18:11:27
A site do Ken Rockwell tem a mesma validade que o blog do Reinaldo Azevedo ou uma matéria da Veja em uma discussão - quase que nenhuma. É incrivelmente tendencioso e até certo ponto, mentiroso, vide aquela história dele de "acerto tudo na câmera" enquanto em um  vídeo ele fala sobre todo o tratamento que ele faz em todas as fotos dele em arquivos RAW. O mesmo vale pro Kai do DigitalRev, que apesar de engraçado, é estupidamente enviesado.

Outro colega citou aqui: "a indicação de lentes dele é boa". Eu concordo. Acho que é a questão do filtro mesmo. Nada é tão ruim que não se possa extrair algo de bom de lá. Como diz o meu pai, "se nasce flor em merda...".

Já o Kai do DigitalRev é um comediante, mas também se aproveita boas piadas dele.

Não dá para engolir que um dpreview, DxO labs, photozone ou mesmo o KR perdem o tempo que perdem sem ter algum tipo de retorno, seja direto ou indireto. É só ver a estrutura que esses sites demandam para ficarem no ar e funcionarem, e não é difícil desconfiar que há algum tipo de comprometimento, mesmo que informal com os fornecedores.

Se chama Inbound Marketing. Tendência da nossa década.

Existem diversos pontos de vista e a verdade está provavelmente em um ponto intermediário entre as árias opiniões.

Ahhh o caminho do meio. Sempre achei o melhor.

Quando você vai verificar os testes feitos, um deles era a resistência do pneu quando você sobe uma calçada a 45 graus a mais de 60km por hora. O pneu "X" se saiu muitíssimo melhor que todos os outros neste aspecto, e a nota neste quesito acabou puxando a nota final pra cima.
Aí eu pergunto: quantas vezes na vida você subiu uma calçada à 45 graus a mais de 60km por hora?

Sim, como falei antes, o cara precisa de alto ISO e está em dúvida entre uma DX e uma FX.


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 02 de Abril de 2013, 21:12:37
Certa vez lí uma matéria na Quatro Rodas, fazendo um comparitivo de pneus. Aí, o pneu da marca "X" levou uma nota zero vírgula qualquer coisa maior que todos os outros, e portanto saiu-se vencedor.
Quando você vai verificar os testes feitos, um deles era a resistência do pneu quando você sobe uma calçada a 45 graus a mais de 60km por hora. O pneu "X" se saiu muitíssimo melhor que todos os outros neste aspecto, e a nota neste quesito acabou puxando a nota final pra cima.
Aí eu pergunto: quantas vezes na vida você subiu uma calçada à 45 graus a mais de 60km por hora?
Provavelmente nunca, e portanto este é um daqueles itens que na sua análise pessoal, deve ser desprezado. E ao desprezar este item e fazer nova média, a nota vencedora poderá ser do pneu "Y".
Então meus caros, claro que há sempre uma analise tendenciosa para o equipamento A ou B. Depende de um gosto pessoal e obviamente depende se você está ou não na folha de pagamento de determinada empresa.

Tudo depende do uso que você vai dar ao seu equipamento no final. Se eu fosse um fotojornalista, por exemplo, entre uma d800 e uma 5d mk III, eu ficaria com a 5d. Se eu trabalhasse em um estúdio, d800 ou a99. Se eu fotografasse só paisagens, d800 ou a99, se eu fosse pro meio de uma zona de guerra, 1d ou d4, e por aí vai. Como sou só um hipster pretensioso, fico com a minha Sony e sonho com a a99 - as lentes são legais, eu não preciso de aluguel de lentes e as coisas funcionam de modo incrivelmente fluído.  Enfim, cada equipamento tem suas vantagens e desvantagens, e, mais importante de tudo, todos podem fazer fotos lindas sem muita dificuldade.
Tudo, no fim, trata-se de mais um fenômeno da internet - a briga de fanboys. Ficar discutindo essas coisas é besteira, mas é divertido até certo ponto (prazer de discutir), mas não vai levar a nada...

Acho que damos importância demais a estes sites "profissionais", não é? Quando eu quero opinião sobre alguma coisa, eu vou atrás da opinião de quem usa ela - ou seja, usuários. Em relação a lentes/corpos de câmera, leio opiniões em blogs ou reviews de usuários no Dyxum (fórum gringo sobre Sony que eu participo); quanto a jogos, gamefaqs na sessão de análises dos usuários, e por aí vai...
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #36 Online: 02 de Abril de 2013, 21:30:22
Estava me controlando aqui, mas não dá!
Eu uso diversas fontes de informação - em tudo - deja na fotografia, ou na medicina, ou para trocar o meu carro! Uso opiniões pessoais de conhecidos, fotógrafos, taxistas, colegas...
Enfim; estes sites são tendenciosos, sempre foram e sempre vão ser, assim como as revistas, livros, papiros etc.
Tudo isso é informação que VOCÊ tem que usar para formar a TUA opinião! Isso é inteigência! Eu uso Nikon, tenho os meus motivos, que não significam nada para quem usa Canon; assim como todos os argumentos de quem usa Canon são irrelevantes para mim!
Já no caso do DxO é bem diferente - eles tem uma metodologia e tudo o que eles testam segue a mesma fórmula; dá mais credibilidade - são testes de bancada como os dinamômetros. Enfim - estes são os meus dois cents!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #37 Online: 02 de Abril de 2013, 21:32:22
Estava me controlando aqui, mas não dá!
Eu uso diversas fontes de informação - em tudo - deja na fotografia, ou na medicina, ou para trocar o meu carro! Uso opiniões pessoais de conhecidos, fotógrafos, taxistas, colegas...
Enfim; estes sites são tendenciosos, sempre foram e sempre vão ser, assim como as revistas, livros, papiros etc.
Tudo isso é informação que VOCÊ tem que usar para formar a TUA opinião! Isso é inteigência! Eu uso Nikon, tenho os meus motivos, que não significam nada para quem usa Canon; assim como todos os argumentos de quem usa Canon são irrelevantes para mim!
Já no caso do DxO é bem diferente - eles tem uma metodologia e tudo o que eles testam segue a mesma fórmula; dá mais credibilidade - são testes de bancada como os dinamômetros. Enfim - estes são os meus dois cents!
Compartilho da mesma opinião !! :ok:

Só tirando a medicina e o carro :D
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 21:32:48 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 02 de Abril de 2013, 21:55:19
Eu confio muito em testes práticos minuciosos, eu escolhi meu equipamento baseado nisso, fiquei uma semana com as duas câmeras no estudio, fotografando de tudo, tirei minhas conclusões e escolhi. Esta escolha vale pra mim, pois foi otimizada para a minha fotografia, o que me decepcionou na câmera que não escolhi pode não ser importante pra muita gente, então o que vale é mesmo são as expectativas de cada um.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 02 de Abril de 2013, 21:59:57
off topic: Renato, você também é médico?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 02 de Abril de 2013, 22:06:43
Estava me controlando aqui, mas não dá!
Eu uso diversas fontes de informação - em tudo - deja na fotografia, ou na medicina, ou para trocar o meu carro! Uso opiniões pessoais de conhecidos, fotógrafos, taxistas, colegas...
Enfim; estes sites são tendenciosos, sempre foram e sempre vão ser, assim como as revistas, livros, papiros etc.
Tudo isso é informação que VOCÊ tem que usar para formar a TUA opinião! Isso é inteigência! Eu uso Nikon, tenho os meus motivos, que não significam nada para quem usa Canon; assim como todos os argumentos de quem usa Canon são irrelevantes para mim!
Já no caso do DxO é bem diferente - eles tem uma metodologia e tudo o que eles testam segue a mesma fórmula; dá mais credibilidade - são testes de bancada como os dinamômetros. Enfim - estes são os meus dois cents!

Não se controle meu amigo.
Venha e traga sempre sua opinião. Eu respeito todas.
Se é pro bem, que mal tem?
O que é um saco é quando a discussão descamba, sem qualquer proveito real.

Eu gosto é disto:

Se for pra matar;que seja a saudade!
 Se for pra roubar;que seja um beijo!
 Se for pra enganar;que seja o estomago!
 Se for pra chorar;que seja de alegria!
 Se for pra mentir;que seja sua idade!
 Se for pra perder;que seja o medo!
 Se for pra cair;que seja na gandaia!
 Se existir guerra;que seja de travesseiros!
 Se exsitir fome;que seja de amor!
 Se for para ser feliz;que seja pra sempre!
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #41 Online: 03 de Abril de 2013, 02:49:24


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #42 Online: 03 de Abril de 2013, 03:21:39
Vou aproveitar este tópico para deixar aqui minhas impressões, quando me cadastrei no forum.

(i)Devo confessar que num primeiro momento achei que fosse encontrar só feras, por aqui.
(ii)Depois percebi que há de tudo, de profissionais de verdade à "profissionais" de finais de semana.
(iii)Além destes notei que há aqueles que são amadores, mas conhecem um pouquinho da tranqueirada toda.
(iv)Há ainda os 100% amadores e estes quando aparecem por aqui, só tomam porrada, afinal, como pode um amadorzinho qualquer comprar uma D800 pra tirar fotinhas do seu cachorro. Esta é a recepção que este pessoal tem por aqui.
(v)E por fim há os que acham que sabem de tudo. Estes são sem dúvida alguma, a maioria. E como disse o Mad, eles falam com propriedade. O elemento fez um cursinho de fotografia, aprendeu que se você dominar o tripè ISO/diafragma/velocidade você pode se considerar um fotógrafo, comprou um DSLR há um ano e se considera mestre. Dá informações pra quem pede ajuda, como se tivesse 49 anos de experiência e já tivesse provado de tudo. E a galera aplaude!

-1 Também

O ponto iv tem que provar que merece ajuda do meu ponto de vista. A maioria recém chegada é aquela galera que pergunta qual câmera comprar com trocentos tópicos sobre ela, que não entende nada do assunto e quer as infos de mão beijada. Quando entrei já ralava pra entender e ainda era ignorado, imagina um que nem se esforça

O ponto v acho completamente equivocado, até porque a diversidade de pessoas e de grupos ou "panelas" no fórum é muito grande pra se reduzir a isso o fórum,  fora que não vejo problema nenhum em a galera aplaudir o cara por ter estudado ! Felizmente temos alguns (poucos) membros mais críticos no fórum, que vão além do "não gostei" ou "gostei" ou saem do tripé citado quando o assunto é fotografia de maneira criativa.

Enfim, voltando ao assunto do tópico. Eu curto esses reviews, geralmente não pelo que tá escrito, e sim pelas infos técnicas (nitidez, velocidade de foco, etc), a partir daí analiso se o equipamento serve ou não pra mim ou era o que esperava mesmo

Abs


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #43 Online: 03 de Abril de 2013, 03:33:12
off topic: Renato, você também é médico?

Respondendo por ele: yes!!!!

Tem um item q acho estranho analisarem. Eh a velocidade de foco! Tive jah 5 modelos de reflex digitais Nikon ( 4 simultaneamente! ) e a mesma lente mudava completamente a velocidade e precisao de foco de uma camera pra outra! O teste sempre eh feito na camera com foco mais top do mercado ( D4 pra Nikon, atualmente )!!!??? Queria sacar melhor essa metodologia...

Respeitava muito o photozone e curto bem a sua analise enxuta em 3 paginas, mas depois de ver a Nikkor 24mm 2.8D AF ganhar 2/5 estrelas no quesito optics ( optica ) e lentes piores ganharem notas mais altas ou iguais, deixei de ser cego pelo site como fui no inicio.

Sobre Ken Rockwell, gosto das opinioes do cara mas nao dah pra engolir tudo o q ele diz. Tem que er senso critico sempre!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #44 Online: 03 de Abril de 2013, 06:14:24
Respondendo por ele: yes!!!!

Tem um item q acho estranho analisarem. Eh a velocidade de foco! Tive jah 5 modelos de reflex digitais Nikon ( 4 simultaneamente! ) e a mesma lente mudava completamente a velocidade e precisao de foco de uma camera pra outra! O teste sempre eh feito na camera com foco mais top do mercado ( D4 pra Nikon, atualmente )!!!??? Queria sacar melhor essa metodologia...

Respeitava muito o photozone e curto bem a sua analise enxuta em 3 paginas, mas depois de ver a Nikkor 24mm 2.8D AF ganhar 2/5 estrelas no quesito optics ( optica ) e lentes piores ganharem notas mais altas ou iguais, deixei de ser cego pelo site como fui no inicio.

Sobre Ken Rockwell, gosto das opinioes do cara mas nao dah pra engolir tudo o q ele diz. Tem que er senso critico sempre!!!!

Sim sou médico; Mad metodologia sempre é passível de crítica, mas se for igual para todas torna-se mais confiáve!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr