Autor Tópico: Da relação direta entre o DxO Labs, o Ken Rockwell e a hipocrisia  (Lida 9283 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #45 Online: 03 de Abril de 2013, 09:18:20
Me esqueci de falar uma coisa, o pior de todos mesmo é o dpreview.




Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 04 de Abril de 2013, 09:27:44
-1 Também

O ponto iv tem que provar que merece ajuda do meu ponto de vista. A maioria recém chegada é aquela galera que pergunta qual câmera comprar com trocentos tópicos sobre ela, que não entende nada do assunto e quer as infos de mão beijada. Quando entrei já ralava pra entender e ainda era ignorado, imagina um que nem se esforça

O ponto v acho completamente equivocado, até porque a diversidade de pessoas e de grupos ou "panelas" no fórum é muito grande pra se reduzir a isso o fórum,  fora que não vejo problema nenhum em a galera aplaudir o cara por ter estudado ! Felizmente temos alguns (poucos) membros mais críticos no fórum, que vão além do "não gostei" ou "gostei" ou saem do tripé citado quando o assunto é fotografia de maneira criativa.

Enfim, voltando ao assunto do tópico. Eu curto esses reviews, geralmente não pelo que tá escrito, e sim pelas infos técnicas (nitidez, velocidade de foco, etc), a partir daí analiso se o equipamento serve ou não pra mim ou era o que esperava mesmo

Abs

É isto que faz a democracia tão fascinante. O respeito ao contraditório. Na boa. Na moral. Sem apelações.

Acho que fui claro quando escrevi. Tratava-se, como de fato se trata de minhas impressões. Não quer dizer nem que seja uma verdade, nem que seja válido para todos, indiscriminadamente.

Desta forma, o item (iv), na minha opinião, continua válido. E isto me pareceu ainda mais claro quando alguém apareceu por aqui e disse a máxima: não gosto de quem não gosta de quem tem dinheiro. Naquele momento eu aplaudi, porque foi exatamente a mesma sensação que vinha tendo, lendo os inúmeros tópicos sobre todos os assuntos. A impressão que me causava era esta mesma.
Quanto ao (v) a coisa fica ainda pior, porque salvo raras exceções (pode ser que nem sejam tão raras assim, mas por enquanto não encontrei muitos), o que eu vejo são meninos que compraram sua primeira DSLR a um ano, fizeram um curso de fotografia de 280,00 e se julgam o máximo. E dão opiniões com propriedade, como bem definiu o Mad. E o que é pior: a galera aplaude sim. Isto não é dar força pra quem estuda. Isto é dar força para um sem noção.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 09:30:51 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #47 Online: 04 de Abril de 2013, 12:45:37
o que eu vejo são meninos que compraram sua primeira DSLR a um ano, fizeram um curso de fotografia de 280,00 e se julgam o máximo. E dão opiniões com propriedade, como bem definiu o Mad. E o que é pior: a galera aplaude sim. Isto não é dar força pra quem estuda. Isto é dar força para um sem noção.

Isso é interessante. É um fato que não acontece só aqui no fórum, ou na fotografia. Acontece em toda a sociedade, principalmente na internet. Tem um livro legal que fala sobre isso:



Nele o autor fala que, no lugar de buscarmos informação e conhecimento em fontes reconhecidas e sérias (como enciclopédias, por exemplo), cada vez mais usamos blogs e fontes que não tem mais validade do que a nossa própria opinião. É uma confirmação do achismo através do uso de outro achismo.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #48 Online: 04 de Abril de 2013, 13:33:36
Acho q entra aih a lei do menor esforço: pra que comprar livros, esperar encontrar com aquele seu amigo fera no assunto pra tirar uma duvida ou ir a uma biblioteca se vc digita uma ou duas palavrinhas no Google e vem um monte de links!? Curto muito comprar um bom livro, le-lo e guarda-lo pra consulta futura. Acho q tenho uns 7 sobre fotografia.

Passava na TV uma propaganda sobre isso:

Um grupo de caras arrumados pra uma balada estavam num PC, lendo com afindo preciosas dicas de como pegar mulher em festas. Do outro lado, o dono do blog era um nerdzao num porao, tomando refrigerante com seus oculos imensos em seu quarto solitario. Ri muito quando vi essa propaganda pela primeira vez pq tem muita gente q cai assim facil em tudo q eh besteira escrito na net.

Dois amigos vieram me perguntar se Paracetamol mata quem tem Dengue, q Dengue eh uma doença viral benigna sem o Paracetamol influenciando seu curso, pq tah circulando um alerta cretino sobre isso no facebook. Minha resposta:

"dengue hemorragica mata com ou sem paracetamol"
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 13:34:47 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 04 de Abril de 2013, 13:37:52
Isso é interessante. É um fato que não acontece só aqui no fórum, ou na fotografia. Acontece em toda a sociedade, principalmente na internet. Tem um livro legal que fala sobre isso:



Nele o autor fala que, no lugar de buscarmos informação e conhecimento em fontes reconhecidas e sérias (como enciclopédias, por exemplo), cada vez mais usamos blogs e fontes que não tem mais validade do que a nossa própria opinião. É uma confirmação do achismo através do uso de outro achismo.

Isso acontece por forças como Facebook, Google, Wikipedia etc., que transformam todo o ritual de uma pesquisa séria, bem feita e com conteúdo em apenas alguns minutos e poucos clicks, "very cool"!!!

E o pior não é isso, o pior é que os fabricantes entraram de vez na onda a ponto de patrocinar "usuários comuns" (nem tão comuns mais...), para distorcer totalmente a realidade de muitos produtos e serviços.

E isso é em todas áreas, sejam profissionais ou hobbies. Eu trabalho com exportação, já fiz alguns processos seletivos para contratações de minha equipe. No primeiro, demorei cerca de 4 meses para encontrar alguém que realmente falasse inglês, mas em todos os currículos constava "Inglês Fluente"!!! Maldito Google Translator!!!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 04 de Abril de 2013, 13:52:06
É isto que faz a democracia tão fascinante. O respeito ao contraditório. Na boa. Na moral. Sem apelações.

Acho que fui claro quando escrevi. Tratava-se, como de fato se trata de minhas impressões. Não quer dizer nem que seja uma verdade, nem que seja válido para todos, indiscriminadamente.

E isso meu faz gostar de ti, Diogenes (no bom sentido - sou hétero e comprometido). Nunca tenta socar opiniões goela abaixo. Tu tens base filosófica, não?

Fabio Azzo, muito interessante o livro. Um belo levantamento do autor e excelente pedida para o tópico.

Com toda certeza a opinião dos colegas que utilizam o equipamento diariamente é extremamente válida na minha análise quando coto comprar algo, porém não é só isso. Muita gente utiliza o equipamento apenas em determinada situação, como um fotógrafo de produtos, de casamentos ou de macro. Às vezes os amigos do fórum também não utilizam todos os recursos do equipamento por não dominarem (todos estamos eternamente aprendendo), então é preciso ir além e por isso acabo caindo nos reviews dessa terra-sem-lei virtual.

Outro dia perguntei em outro fórum sobre a qualidade do alto ISO da D700 (esperando saber sobre 3200...) e alguém me respondeu que até 800 era bom, depois disso ele não usava. "Estamos falando da FX da Nikon, amigo?", indaguei, e ele respondeu que sim. Naquele momento claramente notei que: ou ele tirava fotos em situações onde qualquer grão seria uma extrema gafe ou que ele não tinha controle sobre o equipamento. Ambas situações presentes na minha opinião no parágrafo acima.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #51 Online: 04 de Abril de 2013, 18:18:17
Video killed the radio star?

Isso é balela. Sempre tem alguém dizendo que algo está acabando com o mercado, quando na verdade o mercado está apenas mudando.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 18:22:06 por Hoogle »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 04 de Abril de 2013, 22:39:41
E isso meu faz gostar de ti, Diogenes (no bom sentido - sou hétero e comprometido). Nunca tenta socar opiniões goela abaixo. Tu tens base filosófica, não?

Fabio Azzo, muito interessante o livro. Um belo levantamento do autor e excelente pedida para o tópico.

Com toda certeza a opinião dos colegas que utilizam o equipamento diariamente é extremamente válida na minha análise quando coto comprar algo, porém não é só isso. Muita gente utiliza o equipamento apenas em determinada situação, como um fotógrafo de produtos, de casamentos ou de macro. Às vezes os amigos do fórum também não utilizam todos os recursos do equipamento por não dominarem (todos estamos eternamente aprendendo), então é preciso ir além e por isso acabo caindo nos reviews dessa terra-sem-lei virtual.

Outro dia perguntei em outro fórum sobre a qualidade do alto ISO da D700 (esperando saber sobre 3200...) e alguém me respondeu que até 800 era bom, depois disso ele não usava. "Estamos falando da FX da Nikon, amigo?", indaguei, e ele respondeu que sim. Naquele momento claramente notei que: ou ele tirava fotos em situações onde qualquer grão seria uma extrema gafe ou que ele não tinha controle sobre o equipamento. Ambas situações presentes na minha opinião no parágrafo acima.

Caro amigo,

Sou engenheiro civil de formação mas minha mulher é filósofa, correndo atrás de seu doutorado e portanto Kant e Habermas são nomes corriqueiros aqui em casa, nos nossos colóquios pós jantar tomando um licorzinho. Tenho pelo menos uma duzia deles.
Como quase todos dizem, a idéia é apreender sempre e estas conversas pós jantar são pra mim fabulosas, pois como sou técnico, meu pensamento tende a ser mais racional, mais prático, enquanto ela tem outra visão.
Mas lidar com o ser humano é algo sempre muito desafiador. Aqui mesmo no MP eu poderia dizer que fui insultado, apenas por ter contado uma piada. Relevo. A lei da ação e reação, mais que um princípio físico, é uma lei Universal. A toda ação corresponde uma reação, de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário.
Mas voltando ao assunto principal, fico abismado vendo aqui algumas pessoas que claramente não têm condição de dizer o que é certo ou errado no que diz respeito aos assuntos de fotografia o fazendo com propriedade e pompa, como se tivessem 30 anos de experiência no assunto. E ainda vejo outros tantos dando a maior força aos primeiros.
Isto não me parece bom porque quem está com a dúvida fica ainda mais embaralhado, com tantas opinões distintas. Há claramente aqueles que sabem o que estão falando e é na opinião destes que procuro aprender.
O tópico sobre fotografar à luz de velas está muito interessante pra mim, tirando apenas aquela opinião que foi dada que o melhor era simplesmente não usar o flash.
Abs
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 05 de Abril de 2013, 01:01:09
Caro amigo,

Sou engenheiro civil de formação mas minha mulher é filósofa, correndo atrás de seu doutorado e portanto Kant e Habermas são nomes corriqueiros aqui em casa, nos nossos colóquios pós jantar tomando um licorzinho. Tenho pelo menos uma duzia deles.

Tá explicado. Sabia que tinha uma base filosófica. Antes todos tivessem.

Assim como o filtro tem de ser feito nos reviews, também tem de ser aplicado aqui nas respostas dos colegas do fórum. Sou novo por aqui, mas já estou relacionando os nomes aos perfis psicológicos. Realmente o que tu diz tem embasamento.

Abraços!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #54 Online: 05 de Abril de 2013, 06:17:07
Cara... Eh bem complicado o q vcs estao falando. Sempre tive a humildade de reconhecer q errei e sempre q percebo algum comentario q nao concordo, dou o meu contrario e perco um tempinho embazando-o mais q o normal.

Agora...dar "a maior força" a um comentario errado!? Nao vejo isso nao! Nem os antigos e nem os mais novos como eu. Confesso q nao percebi isso...

Ser a palmatoria do mundo e discordar de todo mundo tb nao eh comigo! Num ambiente social e plural como um forum na net, tolerancia eh um pre-requisito pra nao se ter dissabores e discussoes tolas por besteira. Ignorar eh uma coisa, apoiar comentarios errados eu nao percebo mesmo isso por aqui!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #55 Online: 05 de Abril de 2013, 07:24:22
COm relação ao Culto ao Amador: título muito tendencioso!
Concordo com a chamada - não li o livro - de que os blogs, twitter, etc estão deformando a verdade! todo mundo pode colocar a sua opinião, opinião é passível de vários vícios; principalmente a paixão!
Por isso que quando algum site coloca uma metodologia de trabalho e faz um teste - como o DxO e outros - e este teste não é favorável à sua paixão, aí a porca torce o rabo!
Exemplo: Quando o DxO coloca a D600 acima da 6D na performance de ISO - os fanáticos por Canon começaram a se contorcer e convulsionar, impossível e depois chove uma leva de fotos em ISO 10000 para comprovar que eles estão errados!
Mas, eu garanto que ninguém leu a metodologia do teste!
Esse é problema de colocar a paixão acima da razão!
Blogs para mim são opiniões de taxistas e mecânicos!
Testes de DxO, Photozone e etc são testes de revistas especializadas!
Todas servem para eu fazer uma compra certa; mas... falando sério:
Quem comprar uma 6D estará muito bem servido e satisfeito; da mesma forma quem comprar uma D600 ou uma GH3!
Portanto: informação nunca é demais, saber diferenciar o que é informação pura e o que é opinião é essencial!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 05 de Abril de 2013, 07:26:00

Nele o autor fala que, no lugar de buscarmos informação e conhecimento em fontes reconhecidas e sérias (como enciclopédias, por exemplo), cada vez mais usamos blogs e fontes que não tem mais validade do que a nossa própria opinião. É uma confirmação do achismo através do uso de outro achismo.

Creio que o problema não esteja na fonte das informações e sim nas pessoas que buscam as informações.
Nos tempos atuais, por preguiça, a maioria prefere textos rápidos, prontos, onde não precisem pensar muito. Com isso não só youtube torna-se uma fonte de bobagens, mas também pretensos intelectuais como o Reinaldo Azevedo, que tem uma legião de fãs que repetem ipsis-literis suas "opiniões" (preferiria usar o termo "seus ódios") e o Pondé, que em busca de palco, tenta resumir milênios de pensamento em 4 ou 5 paragrafos postando-se como um "contestador da academia"


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #57 Online: 05 de Abril de 2013, 08:10:51
Por isso que quando algum site coloca uma metodologia de trabalho e faz um teste - como o DxO e outros - e este teste não é favorável à sua paixão, aí a porca torce o rabo!
Exemplo: Quando o DxO coloca a D600 acima da 6D na performance de ISO - os fanáticos por Canon começaram a se contorcer e convulsionar, impossível e depois chove uma leva de fotos em ISO 10000 para comprovar que eles estão errados!
Mas, eu garanto que ninguém leu a metodologia do teste!
RBope, não acho que seja bem assim. O DxO há anos, desde a D3, mostra os ISO alto da Nikon melhores que os da Canon e nunca vi o povo pular por causa disso. Agora mesmo diz que o DR das APS-C Nikon são mais amplos que as FF Canon e ninguém faz salseiro. Agora, quando faz este comparativo de ISO da 6D/D600 a galera chia por um motivo concreto: a realidade desmente o teste claramente; acontece o mesmo quando o Ken Rockwell escreve aquele post ridículo dizendo que a 6D é a melhor FF já feita. Não é. Ponto. Acho até que a 600, no conjunto, é melhor (e olha que eu tenho uma 6D!).

Voltando ao DxO, sei que avisam que os testes tratam exclusivamente da capacidade do sensor, antes mesmo do "demosaico" (daí termos sensores de Sony e Nikon com as mesmas nota/medições mas é só dar uma olhada nas imagens para ver a diferença gigantesca). Mas eles mesmos, ao contrário de apresentarem apenas suas medições e reforçarem que os testes dizem respeito a um aspecto muito limitado no conjunto da câmera, alimentam essa bobagem de melhor/pior quando fazem um ranking - e dão um tiro no pé quando colocam a D5200 como melhor que a Pentax médio formato, ou a D1-x ou a 6D  :shock:. Mas... aí vamos para o lado comercial de que o povo fala: não fossem as simplificações e comparativos não teriam o zilhão de acessos que têm, de gente que só quer saber "qual a câmera deve comprar" ou "qual o melhor equipamento para fotografar tudo: festa infantil, paisagem, pássaros, submarino, asteroides,  e macro... mas tem que custar até 1.500 pilas  :D"... Abs!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 05 de Abril de 2013, 09:07:30
Cara... Eh bem complicado o q vcs estao falando. Sempre tive a humildade de reconhecer q errei e sempre q percebo algum comentario q nao concordo, dou o meu contrario e perco um tempinho embazando-o mais q o normal.

Agora...dar "a maior força" a um comentario errado!? Nao vejo isso nao! Nem os antigos e nem os mais novos como eu. Confesso q nao percebi isso...

Ser a palmatoria do mundo e discordar de todo mundo tb nao eh comigo! Num ambiente social e plural como um forum na net, tolerancia eh um pre-requisito pra nao se ter dissabores e discussoes tolas por besteira. Ignorar eh uma coisa, apoiar comentarios errados eu nao percebo mesmo isso por aqui!


Mad, talvez tenha sido um exagero o "dar a maior força", no contexto em que se encontra. O que poderia melhor descrever este sentimento talvez fosse dizer que muitos enchem a bola do cara em outros tópicos, sobre outros assuntos e aí o cara fica se achando...
O fato do sujeito ter 500, 1000 ou 2000 posts quer dizer coisa nenhuma pra mim. To vendo um monte de gente com 100 ou 200 falando muito mais coisas com sentido do que uma certa galerinha que há por aqui, com zilhões de posts mas que quando você espreme não sobram 5% aproveitáveis.
Acho que não seria o caso de dizer pra alguém coisas do tipo: cara, cala a boca que você só tá falando merda, no aberto, em público, mas os que realmente conhecem, os que realmente sabem o que falam poderiam enviar uma MP pro cara, na moral, dizendo: meu, você falou bobagem ali, etc e tal, e explicar pro cara a real. Garanto que da próxima vez este "elemento" vai pensar duas ou tres vezes antes de postar os zilhões de bobagens que costuma postar.
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 09:11:11 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #59 Online: 05 de Abril de 2013, 09:18:29

Mad, talvez tenha sido um exagero o "dar a maior força", no contexto em que se encontra. O que poderia melhor descrever este sentimento talvez fosse dizer que muitos enchem a bola do cara em outros tópicos, sobre outros assuntos e aí o cara fica se achando...
O fato do sujeito ter 500, 1000 ou 2000 posts quer dizer coisa nenhuma pra mim. To vendo um monte de gente com 100 ou 200 falando muito mais coisas com sentido do que uma certa galerinha que há por aqui, com zilhões de posts mas que quando você espreme não sobram 5% aproveitáveis.
Acho que não seria o caso de dizer pra alguém coisas do tipo: cara, cala a boca que você só tá falando merda, no aberto, em público, mas os que realmente conhecem, os que realmente sabem o que falam poderiam enviar uma MP pro cara, na moral, dizendo: meu, você falou bobagem ali, etc e tal, e explicar pro cara a real. Garanto que da próxima vez este "elemento" vai pensar duas ou tres vezes antes de postar os zilhões de bobagens que costuma postar.

Diogenes, desculpa cara mas tu tá exagerando mesmo... se de repente não gostou de algum comentário, ignora, filtra. Se acha que o cara tá errado, faz como eu to fazendo agora contigo: fala respeitosamente dizendo que discorda.

Não te conheço e não quero te desrespeitar, e nem acho que tenho mais autoridade do que tu por ter mais posts (lógico que isso não importa), mas um fórum de internet é como se fosse uma rede social. as relações sociais existem. as pessoas se aproximam, encontram afinidades, gostam umas das outras.

Relaxa cara, e aproveita as coisas boas. Esse tipo de post pra mim só serve pra causar discórdia.

Mas enfim, tem quem goste de ibope... :ok:
fkuhne.tumblr.com