Autor Tópico: Da relação direta entre o DxO Labs, o Ken Rockwell e a hipocrisia  (Lida 9279 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
O assunto é batido, mas eu não me contive. Após levar porrada em diversos tópicos por citar reviews do DxO, K. R. e cia em respostas eis que me deparo com os mesmos batedores utilizando os mesmos reviews por aí.

Na minha opinião, não se trata de "qual review é o certo", mas sim de "quais informações você pode colher de cada review", de interpretar bem aquelas informações e juntar com o restante que você pesquisa por aí. Fazer o seu review com base nos reviews.
A questão é meio filosófica, mas tenho uma versão simples: "se existisse apenas uma pessoa certa no mundo, todos os outros não seriam necessários".

Saber interpretar um site de consulta e enxergar de longe o que é exagero do autor/merchandising e o que é dado científico é uma arte. Mas não. Neste fórum e em vários outros que participo canso de ler absurdos de gente que nunca tira uma foto ou que quando tira e coloca num tópico pra galera bater e dar a opinião eu tenho até vergonha de comentar, tamanha é a quantidade de erros iniciantes e grotescos. Esses são os caras que tocam pau em tudo e todos. Que estão na "fotografia" há décadas e rebatem o flash nas nuvens tirando fotos num parque. Não sabem nem pra eles, mas sabem mais que laboratórios fotográficos alemães.

Não existe 8 ou 80, pessoal. O caminho do meio é o mais sereno.

A razão é para ser dividida. Pego o meu pedaço e deixo lá o restante para cada um pegar o seu.
Menos hipocrisia e mais respeito. Ninguém ganha pontos aqui por bater a resposta do colega. Pelo contrário, comigo perde.


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2013, 11:09:55
 :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2013, 12:12:20
O debate eu acho saudavel num forum, mas deve ser norteado por 7 coisas:

1- embasamento, citando fontes q vc confia e leu tal informaçao;

2- opiniao pessoal, explicanco com elegancia o porque de vc acreditar no que estah dizendo;

3- respeito! Sempre!!! Aqui nao eh mesa de bar de carroceiros ou bar frequentado por pirattas do seculo XVII...

4- evite falacias: falacia do tipo ad hominen sempre descamba pra briga e outras mais sutis como "fotografo faz 20 anos e sei o q estou dizendo" ( falacia do titulo ou a velha "carteirada" ) pra mim, eh desespero de quem tah perdendo na argumentaçao;

5- respeite os teimosos! Sempre tem o teimoso que insiste em sua opiniao, mesmo lendo um bom argumento embasado. Eu ignoro o cara ou ateh o topico se for preciso,pra nao bater de frente com ninguem.

6- respeite os que "acham q sabem": o cara fala "com AQUELA propriedade" aquela asneira e leva quase um chute na boca do estomago de quem o corrige. Prefiro corrigi-lo educamente. Se virar um teimoso, entra no quesito 5;

7- se levarem pro lado pessoal, como Thiagolara quis me humilhar, aih eu compro briga! Soh nao vou passar por baixo se eu tenho a razao ou cara tah apelando pra ser o "gostoso" do topico.
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 12:13:22 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2013, 13:43:42
 :snack: :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2013, 13:58:27
Tanto DxO, Dpreview, e Kenrock são tendenciosos e suas informações devem ser interpretadas com parcialidade.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2013, 14:24:53
Tanto DxO, Dpreview, e Kenrock são tendenciosos e suas informações devem ser interpretadas com parcialidade.

Na minha opinião, não se trata de "qual review é o certo", mas sim de "quais informações você pode colher de cada review", de interpretar bem aquelas informações e juntar com o restante que você pesquisa por aí. Fazer o seu review com base nos reviews.

Saber interpretar um site de consulta e enxergar de longe o que é exagero do autor/merchandising e o que é dado científico é uma arte.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2013, 14:28:01
5- respeite os teimosos! Sempre tem o teimoso que insiste em sua opiniao, mesmo lendo um bom argumento embasado. Eu ignoro o cara ou ateh o topico se for preciso,pra nao bater de frente com ninguem.

6- respeite os que "acham q sabem": o cara fala "com AQUELA propriedade" aquela asneira e leva quase um chute na boca do estomago de quem o corrige. Prefiro corrigi-lo educamente. Se virar um teimoso, entra no quesito 5;

Lembrei disso:



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2013, 14:34:00
O assunto é batido, mas eu não me contive. Após levar porrada em diversos tópicos por citar reviews do DxO, K. R. e cia em respostas eis que me deparo com os mesmos batedores utilizando os mesmos reviews por aí.

Na minha opinião, não se trata de "qual review é o certo", mas sim de "quais informações você pode colher de cada review", de interpretar bem aquelas informações e juntar com o restante que você pesquisa por aí. Fazer o seu review com base nos reviews.
A questão é meio filosófica, mas tenho uma versão simples: "se existisse apenas uma pessoa certa no mundo, todos os outros não seriam necessários".

Saber interpretar um site de consulta e enxergar de longe o que é exagero do autor/merchandising e o que é dado científico é uma arte. Mas não. Neste fórum e em vários outros que participo canso de ler absurdos de gente que nunca tira uma foto ou que quando tira e coloca num tópico pra galera bater e dar a opinião eu tenho até vergonha de comentar, tamanha é a quantidade de erros iniciantes e grotescos. Esses são os caras que tocam pau em tudo e todos. Que estão na "fotografia" há décadas e rebatem o flash nas nuvens tirando fotos num parque. Não sabem nem pra eles, mas sabem mais que laboratórios fotográficos alemães.

Não existe 8 ou 80, pessoal. O caminho do meio é o mais sereno.

A razão é para ser dividida. Pego o meu pedaço e deixo lá o restante para cada um pegar o seu.
Menos hipocrisia e mais respeito. Ninguém ganha pontos aqui por bater a resposta do colega. Pelo contrário, comigo perde.

Vou aproveitar este tópico para deixar aqui minhas impressões, quando me cadastrei no forum.

(i)Devo confessar que num primeiro momento achei que fosse encontrar só feras, por aqui.
(ii)Depois percebi que há de tudo, de profissionais de verdade à "profissionais" de finais de semana.
(iii)Além destes notei que há aqueles que são amadores, mas conhecem um pouquinho da tranqueirada toda.
(iv)Há ainda os 100% amadores e estes quando aparecem por aqui, só tomam porrada, afinal, como pode um amadorzinho qualquer comprar uma D800 pra tirar fotinhas do seu cachorro. Esta é a recepção que este pessoal tem por aqui.
(v)E por fim há os que acham que sabem de tudo. Estes são sem dúvida alguma, a maioria. E como disse o Mad, eles falam com propriedade. O elemento fez um cursinho de fotografia, aprendeu que se você dominar o tripè ISO/diafragma/velocidade você pode se considerar um fotógrafo, comprou um DSLR há um ano e se considera mestre. Dá informações pra quem pede ajuda, como se tivesse 49 anos de experiência e já tivesse provado de tudo. E a galera aplaude!
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2013, 14:38:59
Vou aproveitar este tópico para deixar aqui minhas impressões, quando me cadastrei no forum.

(i)Devo confessar que num primeiro momento achei que fosse encontrar só feras, por aqui.
(ii)Depois percebi que há de tudo, de profissionais de verdade à "profissionais" de finais de semana.
(iii)Além destes notei que há aqueles que são amadores, mas conhecem um pouquinho da tranqueirada toda.
(iv)Há ainda os 100% amadores e estes quando aparecem por aqui, só tomam porrada, afinal, como pode um amadorzinho qualquer comprar uma D800 pra tirar fotinhas do seu cachorro. Esta é a recepção que este pessoal tem por aqui.
(v)E por fim há os que acham que sabem de tudo. Estes são sem dúvida alguma, a maioria. E como disse o Mad, eles falam com propriedade. O elemento fez um cursinho de fotografia, aprendeu que se você dominar o tripè ISO/diafragma/velocidade você pode se considerar um fotógrafo, comprou um DSLR há um ano e se considera mestre. Dá informações pra quem pede ajuda, como se tivesse 49 anos de experiência e já tivesse provado de tudo. E a galera aplaude!

+1


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2013, 14:40:11
Tanto DxO, Dpreview, e Kenrock são tendenciosos e suas informações devem ser interpretadas com parcialidade.

Sem dúvida, Carlos. Todos são tendenciosos. Cada um puxa pro lado que lhe convem. Vê-se em alguns momentos que eles se esforçam para demonstrar neutralidade, imparcialidade, etc, mas no final do dia todos acabam por estar na folha de alguém.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2013, 15:04:20
Vou aproveitar este tópico para deixar aqui minhas impressões, quando me cadastrei no forum.

(i)Devo confessar que num primeiro momento achei que fosse encontrar só feras, por aqui.
(ii)Depois percebi que há de tudo, de profissionais de verdade à "profissionais" de finais de semana.
(iii)Além destes notei que há aqueles que são amadores, mas conhecem um pouquinho da tranqueirada toda.
(iv)Há ainda os 100% amadores e estes quando aparecem por aqui, só tomam porrada, afinal, como pode um amadorzinho qualquer comprar uma D800 pra tirar fotinhas do seu cachorro. Esta é a recepção que este pessoal tem por aqui.
(v)E por fim há os que acham que sabem de tudo. Estes são sem dúvida alguma, a maioria. E como disse o Mad, eles falam com propriedade. O elemento fez um cursinho de fotografia, aprendeu que se você dominar o tripè ISO/diafragma/velocidade você pode se considerar um fotógrafo, comprou um DSLR há um ano e se considera mestre. Dá informações pra quem pede ajuda, como se tivesse 49 anos de experiência e já tivesse provado de tudo. E a galera aplaude!

+2
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2013, 15:57:58
(i)Devo confessar que num primeiro momento achei que fosse encontrar só feras, por aqui.
(ii)Depois percebi que há de tudo, de profissionais de verdade à "profissionais" de finais de semana.
(iii)Além destes notei que há aqueles que são amadores, mas conhecem um pouquinho da tranqueirada toda.
(iv)Há ainda os 100% amadores e estes quando aparecem por aqui, só tomam porrada, afinal, como pode um amadorzinho qualquer comprar uma D800 pra tirar fotinhas do seu cachorro. Esta é a recepção que este pessoal tem por aqui.
(v)E por fim há os que acham que sabem de tudo. Estes são sem dúvida alguma, a maioria. E como disse o Mad, eles falam com propriedade. O elemento fez um cursinho de fotografia, aprendeu que se você dominar o tripè ISO/diafragma/velocidade você pode se considerar um fotógrafo, comprou um DSLR há um ano e se considera mestre. Dá informações pra quem pede ajuda, como se tivesse 49 anos de experiência e já tivesse provado de tudo. E a galera aplaude!

-1
fkuhne.tumblr.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2013, 07:40:18
Como disse o Carlos, esses sites precisam ser analisados e interpretados com o bom senso pelo leitor.
Pode falar o que for do Ken Rockwell mas a indicação de lentes dele é muito boa. Mesmo sabendo que é um cara que defende o jpeg versus o RAW pois diz que o RAW é para aqueles que não conseguem a exposição/config. perfeita no momento da foto. Exemplos de lentes que ele recomenda com afinco e aqui, usuários Nikon, assinam embaixo: 35 1.8 G e 55-200 VR.

Os dados da DxO parecem ser mais "corretos" mas já achei inconsistência como na comparação de performance Hi ISO entre D600 e 6D.

Em relação aos comentários do Mad e do Diógenes, ambos foram felizes nas suas colocações.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2013, 09:22:34
o que eu observei alguma vez no DxO e que em geral material nikon e avaliado com melhores notas do que o canon, nao sei ate que ponto isso e correto o existem obscuros motivos por ai  :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2013, 09:34:36
Na prática é bem diferente. Eu analisei todos os meus equipamentos e as respectivas "notas" que o DxO dá pra eles. É impressionante como geralmente dão notas mais baixas para os meus equipamentos que considero melhores e notas altas para os que considero piores. Então pelo menos pra mim, o DxO não reflete a realidade.