Autor Tópico: Equipamento x fotografia  (Lida 6103 vezes)

Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 30 de Maio de 2016, 14:47:57
É realmente necessário saber equipamento usado e Exif para avaliar se uma foto é boa?
Apenas a imagem já não deveria ser suficiente?


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2016, 14:51:32
É realmente necessário saber equipamento usado e Exif para avaliar se uma foto é boa?
Apenas a imagem já não deveria ser suficiente?
Suficiente para quê?
Se for para determinar a qualidade da foto, não existe a necessidade de saber o Exif.
Mas muitas vezes a pessoa está curiosa para saber como a foto foi feita, seja para aprender ou para dar alguma opinião ou sugestão. Então acho que não custa nada passar.

É igual quando alguém gosta (ou não) de um bolo, e pede a receita!  :D
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2016, 14:54:54
Suficiente para quê?
Se for para determinar a qualidade da foto, não existe a necessidade de saber o Exif.
Mas muitas vezes a pessoa está curiosa para saber como a foto foi feita, seja para aprender ou para dar alguma opinião ou sugestão. Então acho que não custa nada passar.

É igual quando alguém gosta (ou não) de um bolo, e pede a receita!  :D

Receio que o julgamento do equipamento acaba influenciando o julgamento da imagem.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2016, 15:03:28
Receio que o julgamento do equipamento acaba influenciando o julgamento da imagem.

Será?

Talvez para quem já naturalmente tenha a tendência de julgar a foto pelo equipamento, e não pelo conteúdo, o que é um equívoco imenso.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2016, 15:07:34
Será?

Talvez para quem já naturalmente tenha a tendência de julgar a foto pelo equipamento, e não pelo conteúdo, o que é um equívoco imenso.

Tem muitos assim!

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2016, 15:34:11
Saber qual é o equipamento é o menos importante mas é bom saber. Pois vc sabe com o que está lidando e vc sabe quais são as limitações e a parcela de responsabilidade do fotógrafo.

EXIF é mais uma base pra vc saber como ajudar caso precise elaborar uma avaliação/dicas. Ou pra aprender, como disseram.  :fight:

Mas no final a imagem é o que realmente importa na hora de opinar :) Não condeno de forma alguma as informações extra. Até porque a crítica fica ainda mais completa e precisa.

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2016, 16:42:00
Normalmente eu removo o Exif de tudo quando posto alguma coisa. Não é da conta de ninguem ficar sabendo o equipamento que eu tenho e usei.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2016, 17:05:16
Como você julgaria alguém que tirou uma foto de paisagem, usando uma câmera 35mm/FF, e uma abertura de f/1.4? Normalmente usam-se aberturas bem mais fechadas para fotos onde vários planos são visualizados, como paisagem. Você julgaria a foto melhor ou pior por conta da abertura usada, independente da qualidade dela? Julgaria a foto de forma neutra, ou como sendo feita por alguém que não sabe nada, ou por alguém que sabe as regras e decidiu fazer algo propositadamente criativo?

Saber o exif da foto não só é completamente desnecessário pra julgar a qualidade dela, como também é indesejado; e, ainda assim, declarar ISO, abertura e exposição é um dos requerimentos pra postar no corredor  :ponder:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2016, 17:12:56
"Belas fotos, agora me mostre seu equipamento."
D600 - E-M10


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2016, 17:44:02
É realmente necessário saber equipamento usado e Exif para avaliar se uma foto é boa?
Apenas a imagem já não deveria ser suficiente?

para saber se uma foto e boa , precisa ver a foto.
para saber como foi feita, precisa a informaçao, :hysterical: :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2016, 17:49:33
para saber se uma foto e boa , precisa ver a foto.
para saber como foi feita, precisa a informaçao, :hysterical: :hysterical:

Pela quantidade de photoshop e lightroom de muita foto por aí eu duvido muito que postar o EXIF diga algo sobre a fotografia.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2016, 18:11:09
Pela quantidade de photoshop e lightroom de muita foto por aí eu duvido muito que postar o EXIF diga algo sobre a fotografia.
igual que making-of, antes e depois da massa corrida!, :hysterical: :hysterical:


mikagoncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2016, 21:53:45
Existem realmente pessoas que julgam pelo exif/equipamento. Uma vez um fotógrafo conhecidinho de BH cujo nome não preciso citar me chamou no wpp para elogiar meu trabalho e perguntou qual lente usava para fotografar meus retratos. Quando disse que usava 35mm 1.8 ele me chamou de louca e disse que não se faz retratos com grande angulares, que desse jeito não conseguiria cliente nenhum. Pois é né.. eu usei nessas fotos aqui e você disse que estavam lindas  :ponder: :ponder:
Nikon D90 || 35mm f/1.8 || 18 - 105 mm f/3.5 5.6G


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2016, 00:45:48
Mas a pergunta é sobre fotos em geral ou sobre o Corredor Polonês? Fora do corredor, vejo gente perguntando o EXIF pra aprender. No EXIF, faz parte da regra e, supondo que quem posta no corredor está incomodado com algo na imagem (por isso a postagem no corredor) e deveria fornecer estes dados pra avaliação.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2016, 02:58:18
Pra quem toca guitarra, nem sempre é suficiente apenas ouvir um solo, por exemplo. A pessoa quer saber as técnicas usadas, quer poder ter capacidade de reproduzir, quer saber em que escala foi feita, etc. Pra fotografia é a mesma coisa. Uma coisa é a apreciação da arte por si só, ai só importa msm o resultado. Mas como fotógrafos, é impossível a gente não querer se envolver minimamente com os meios utilizados para se fazer uma fotografia. É natural