Depois daquele tópico imenso e que alguns tentarão confundir a cabeça de muito usuários, sobre a fabricação de sensores Nikon.
Acho que esta entrevista deixa bem claro o assunto.
Fonte:http://www.focus-numerique.com/news_id-1725.html
Tradução google, frances:
Entrevista exclusiva com Tetsuro Goto
Sr. Tetsuro Goto, diretor do laboratório de investigação e desenvolvimento da Nikon no Japão, foi o convidado da Maison de la Cultura do Japão para apresentar uma conferência "A partir da câmara de ontem do amanhã." Tiramos proveito de sua viagem à França para realizar uma entrevista exclusiva (mas demasiado curto) e recolher as suas observações sobre as micro 4 / 3, tamanho médio, sensores ou vídeo.
Digital Foco: Qual é para si, a tecnologia mais avançada ou o maior lucro desde o advento da gravação digital para a fotografia?
Sr. Tetsuro Goto: Com a gravação do filme, era difícil saber se você tomou a melhor imagem do momento. Tinha que ter a certeza da exposição, foco e você poderia realmente ter certeza da qualidade de suas imagens na melhor das poucas horas depois do tiroteio quando o desenvolvimento do filme, e depois já era tarde demais para refazer uma foto se fosse um documentário. Agora com o digital, é possível de imediato verificar a qualidade das imagens. Para mim, a capacidade para imediatamente verificar a qualidade técnica (exposição, foco ...) é muito importante e agora temos mais fotos do "correto" no sentido técnico. Eu acho que é ainda mais importante para os profissionais.
Digital Foco: Em qual área técnica há qualquer espaço para o crescimento para as câmeras?
Sr. Tetsuro Goto: Para Nikon, as ópticas e sensores são muito importantes e, especialmente, a combinação de ambos. Por exemplo, a Nikon d3s temos conseguido um excelente nível de qualidade de imagem, porque ambos trabalharam na óptica e processamento de imagem. A combinação é muito importante e que ainda podemos melhorar nos próximos anos.
Digital Foco: Você fala de combinar óptico sensor, mas precisamente, você acha que o uso de um quadro sobre a idade de 50 anos [baioneta F foi lançado em 1959, Ed] é uma boa solução? Outras empresas têm uma ficha limpa para criar novos quadros. Você acha que esta é uma solução para Nikon?
Sr. Tetsuro Goto: Temos agora mais de 50 milhões F óptico Nikkor montar no mundo. Nós não precisamos de mudar o quadro!
Focus Digital: Olympus e Panasonic oferecem um quadro completamente novo Micro 4 / 3 e não há anéis para estabelecer objectivos uso F. Você não é obrigado a abandonar todos os seus óptico actual para utilizar uma nova montagem, que permitirá uma melhor integração das novas tecnologias.
Sr. Tetsuro Goto: I see. Na verdade, se seguirmos este tipo de equipamento (micro 4 / 3), mudamos a nossa estrutura. A nova estrutura irá proporcionar novas oportunidades ou o acesso às novas tecnologias e de usar alvos menores e mais leves. Mas a F moldura tem uma longa história, e nós continuamos a usá-lo em paralelo será duas linhas de diferentes dispositivos.
Digital Foco: Ao mesmo tempo, a Nikon foi projetado e usado os seus próprios sensores (LBCAST tecnologia JFET a D2H por exemplo). Você pretende projetar novos sensores no futuro?
Sr. Tetsuro Goto: O sensor que usamos no d3s Nikon foi projetada pela Nikon.
Digital Foco: Este é um projeto 100% para o d3s Nikon?
Sr. Tetsuro Goto: Para desenhar sim, mas para a fabricação, outra empresa iria cobrar.
Digital Foco: Como grande parte da Sony no projeto ou na fabricação de sensores utilizados pela Nikon?
Sr. Tetsuro Goto: Temos uma longa relação com a Sony. Se os sensores d3s Nikon, D700 e D3 foram projetados pela Nikon, Nikon D3x as de pequeno e sensores APS-C são da Sony. Queremos usar a nossa própria sensores de SLRs mais popular [pequeno sensor APS-C, Ed.], como o desempenho dos nossos sensores são melhores. No entanto, ainda vai demorar algum tempo porque tem de fazer economias de escala. Sony é uma grande empresa que vende muitos fabricantes de sensores de câmera. A Alpha DSLR usam sensores Sony e também usar sensores Sony no D3000 e D5000, por exemplo. Em nosso D300, usamos um sensor Sony de base ea nossa tem a mesma definição, mas eles são bastante diferente, porque fazemos muitas mudanças.
Focus Digital: Canon recentemente estabeleceu um recorde com a EOS 7D e 18 MP. Em comparação, os 12 MP Nikon são as pálidas. Vocês pretendem expandir a definição de seus dispositivos APS-C?
Sr. Tetsuro Goto: Sim, talvez nós. Se os clientes esperam mais pixels, então vamos responder a essa solicitação. No entanto, deve ser feito com cautela a expansão da definição por vezes perdemos coisas importantes, como a sensibilidade ou o intervalo dinâmico.
Digital Foco: Para Nikon que são os pontos-chave da qualidade de imagem? A definição, sensibilidade, gama dinâmica?
Sr. Tetsuro Goto: Para Nikon, gestão do ruído é o fator primordial na qualidade da imagem. A procura de maior resolução é importante, mas não devemos ir longe demais.
Digital Foco: Exatamente, em casos como este, a sua política é fazer com que a melhor qualidade de imagem possível e acompanhar a demanda dos clientes?
Sr. Tetsuro Goto: Claro que temos de ouvir os clientes, mas é um equilíbrio de encontrar. Não ignore a demanda, mas também ouvir o cliente pode levar à decepção e podemos perder novas funcionalidades. Os clientes estão exigindo cada vez mais freqüentemente e os números altos, nem sempre é bom. No entanto, não se esqueça da concorrência entre as marcas também. Devemos seguir algumas características dos concorrentes, sem esquecer a desenvolver novas funcionalidades.
Digital Foco: Você pode então imaginar que a sucessora da D90 vai usar o sensor de 14 MP da Sony?
Sr. Tetsuro Goto: Eu não posso responder a uma pergunta tão direta. O sucessor do D90 / D300 tem de competir com a Canon 7D funciona muito bem. É pequeno, tem um visor de boa, ele é rápido. O sensor não é tudo.
Digital Foco: Muitos dos nossos leitores estão preocupados com o desaparecimento do motor para a AF-D na entrada e mid-range. O substituto para o D90 que ele não tem motor de autofoco?
Sr. Tetsuro Goto: Os clientes querem este intervalo para usar o AF mais velho que o AF-I. Nesta área, seguimos o pedido do cliente.
Digital Foco: Um rumor persistente atribuída a Nikon pretende lançar um formato médio (MX), como a Pentax. O que é?
Sr. Tetsuro Goto: Algumas pessoas gostariam de desenvolver uma Nikon médio formato porque a qualidade da imagem é importante, mas o mercado é muito limitado. Você sabe, alguns clientes de médio formato escolher um D3X, mais fácil de usar, mais baratos e de qualidade de imagem. Meios de formatos são mais volumosos e precisam de objetivos maiores e mais pesados. Além disso, não temos experiência no mercado de nicho de médio formato (Nikon fez que essas caixas de óptica). Pode ser simplesmente impossível para Nikon para ir no mercado. A Nikon não é uma empresa tão rica quanto você pode pensar.
Digital Foco: Para o desenvolvimento do firmware para a sua câmera, você está associado com a Fujitsu? Por que essa associação e como ele funciona?
Sr. Tetsuro Goto: Fizemos uma parceria com a Fujitsu, porque esta empresa tem uma longa experiência e muitos engenheiros para a programação. Temos o conhecimento para a foto, que tenham conhecimento em eletrônica. Como estávamos desenvolvendo rapidamente nesta parte, esta associação era lógica.
Digital Foco: Como muitos engenheiros trabalhando em seu laboratório?
Sr. Tetsuro Goto: Ah, isso é informação confidencial! Estamos, pelo menos, 1000! (risos).
Digital Foco: Você foi a primeira a desenvolver o vídeo para SLRs com o D90. No entanto, ainda existem muitas limitações a este recurso ...
Sr. Tetsuro Goto: Realmente. Acreditamos que qualquer câmera atual precisa de uma função de vídeo, e temos visto filmes com qualidade de imagem, cuja SLR é extraordinário. Certamente, para o momento em que a focagem é mais lenta, menos eficaz, e há muito que fazer para obter um funcionamento semelhante a uma câmera, especialmente em termos de operação silenciosa. Nikon tem um número relativamente limitado no vídeo. Vários anos atrás, nós lançamos uma câmara de vídeo, mas não ainda não recebeu muito interesse.
Digital Foco: A Nikon não está a verdade compactas high-end, enquanto uma nova raça aparece com a Leica e Sigma. Você vai fazer um compacto sensor grande?
Sr. Tetsuro Goto: Ah, é uma ótima idéia! Estudamos esse caminho. Você vai saber em breve. Por agora, a melhor SLR compacta abaixo o mais barato em termos de qualidade de imagem. Há realmente uma grande diferença. Queremos reduzir esta diferença.
Digital Focus: Quando?
Sr. Tetsuro Goto: (risos). Desejo que este é agora! A série G da Panasonic é muito popular entre proprietários de SLRs digitais no Japão.
Digital Foco: Você acha que o visor é uma boa solução para este tipo de dispositivo?
Sr. Tetsuro Goto: Atualmente, visores eletrônicos não são terríveis. A resolução, reprodução de cores, dimensões torná-los muito desconfortável. Os visores são muito maiores. Mas é claro que estamos estudando com muito cuidado no campo: visores eletrônicos já estão melhor do que o visor óptico em algumas áreas, como a articulação com pouca luz. Num futuro próximo, é possível que nós também visores eletrônicos, mas por agora a qualidade não está lá ainda.
Digital Foco: Verifique se o motor de busca dos objetivos?
Sr. Tetsuro Goto: Atualmente usamos o SWM (Silent Wave Motor) que funciona muito bem, mas continua a ser caro e bastante grande. Nós estamos investigando um novo sistema para o futuro. Para se ter uma idéia, Optical Panasonic, para o sistema de G, ter um motor mais leve e mais rápido. É uma solução e temos esperança de encontrar processos mais rapidamente.
Digital Foco: Na sua conferência de ontem à noite entrevista [, 14 de janeiro, Ed], que apresentou toda a linha Nikonos dos eventos mais importantes como a história japonês fotográfico. Nunca vai ser um modelo digital?
Sr. Tetsuro Goto: É muito cedo para responder essa pergunta. No entanto, tal dispositivo muitas pessoas interessadas, e pessoalmente acho que a Nikonos renascer no futuro.
Obrigado ao Sr. Takami Tsuchida, presidente da Nikon França pela sua hospitalidade e assistência e Lesbre Pierre para a organização.