Autor Tópico: O fotojornalismo subversivo de Ivars Gravlejs  (Lida 14948 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #60 Online: 18 de Janeiro de 2010, 17:15:22
Pra mim, arte é obra.
A "Arte Contemporânea" é discurso. Logo, pra mim, não é arte.

Duchamps começou a criticar a arte com seu discurso "ready made". Era uma brincadeira, uma crítica. Mas parece que não entenderam e começaram a repetí-lo a exaustão.
A piada já perdeu a graça. Onde está o talento?

Se esse farsante(único adjetivo pertinente ao sujeito) deve ser considerado um artista por abrir o bico, veneremos o político Roberto Jefferson e seu episódio do Mensalão. Ora, o farsante abrindo o bico. Não é?
E toda glória ao Mister M, outro praticante de truques que decide mostrar-se como revelador das farsas.

Arte subversiva, que além de discurso tem obra, é Banksy

Lembrete, antes que digam que eu não entendi a proposta, eu me formei na Escola de Belas Artes da UFMG. Vi muito picareta (inclusive professores) escorando sua falta de talento no discurso cheio de referências. Conseguiam justificar qualquer merda, merda mesmo, como arte.
Pra eles, arte depende do discurso.

Se vocês tiverem a oportunidade de vir à BH com algum tempo de folga. Visitem o "Centro de Arte Contemporânea Inhotim". É um desafio. Duvido que sairão satisfeitos.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 17:25:37 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 18 de Janeiro de 2010, 20:04:58
Não consigo ver, no contexto da ação deste sujeito, algo artístico, poderia sim, se ele mostrasse estas fotografias como sendo um trabalho de montagem que ele desevolve; agora dizer que manipulou a foto verdadeira para veicula-la em jornal, indizindo seus leitores a erro, esta pessoa não passa de um criminoso, pois falsário é uma figura criminosa.

De arte, apenas atribuo a ela a parte que todos os estelionatários e falsários tem para desempenhar tais meios de ganho de suas vidas.

Volto a dizer, se a exposição fosse baseada na capacidade dele em criar tais fotografias, eu o defenderia como artista, mas neste caso, faço papel da acusação, não passa de um criminoso, de um anti-ético.

No meu parquíssimo conhecimento sobre arte, quer seja ela clássica ou contemporânea, neste rol ele não se encaixa e não deve ter o direito, ainda que pretenso, de participar.

Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 19 de Janeiro de 2010, 00:37:19
Pra mim, arte é obra.
A "Arte Contemporânea" é discurso. Logo, pra mim, não é arte.

Duchamps começou a criticar a arte com seu discurso "ready made". Era uma brincadeira, uma crítica. Mas parece que não entenderam e começaram a repetí-lo a exaustão.
A piada já perdeu a graça. Onde está o talento?

Se esse farsante(único adjetivo pertinente ao sujeito) deve ser considerado um artista por abrir o bico, veneremos o político Roberto Jefferson e seu episódio do Mensalão. Ora, o farsante abrindo o bico. Não é?
E toda glória ao Mister M, outro praticante de truques que decide mostrar-se como revelador das farsas.

Arte subversiva, que além de discurso tem obra, é Banksy

Lembrete, antes que digam que eu não entendi a proposta, eu me formei na Escola de Belas Artes da UFMG. Vi muito picareta (inclusive professores) escorando sua falta de talento no discurso cheio de referências. Conseguiam justificar qualquer merda, merda mesmo, como arte.
Pra eles, arte depende do discurso.

Se vocês tiverem a oportunidade de vir à BH com algum tempo de folga. Visitem o "Centro de Arte Contemporânea Inhotim". É um desafio. Duvido que sairão satisfeitos.


Hehehe comparar Bansky com esse farsante é covardia. Bansky é fantástico e É um artista, ao contrário deste pulha.

Pior que a grande maioria não tem sequer coragem de ter opinião própria sobre o assunto, sendo "guiadas" pelos ditos "eruditos", que para mim não passam de P.I.M.B. , pseudo-intelectuais metidos a besta hehehe

Tem muito artista que eu não suporto mas reconheço que são artistas, por exemplo, o João Gilberto (odeio Bossa Nova, embora admita que tem seu valor culturalmente, musicalmente, etc. etc.), o Renoir (tremendo artista, mas aqueles rostinhos rosadinhos cheios de fru-frus me irritam. Novamente, não gosto, mas não há como negar a arte.)

Mas esse Grav-sei-lá-o-que não me diz nada. Não me irrita, não acrescenta, simplesmente indigna por ser anti-ético e farsante. Vão me falar que se ele me indignou ele cumpriu o seu papel e é um artista ? Fala sério ! Fico indignado com o Senado Brasileiro, com o que o Cesar Maia e o Garotinho fizeram no Rio e nem por isso eles são "artistas"

"Lembrete, antes que digam que eu não entendi a proposta, eu me formei na Escola de Belas Artes da UFMG. Vi muito picareta (inclusive professores) escorando sua falta de talento no discurso cheio de referências. Conseguiam justificar qualquer merda, merda mesmo, como arte. Pra eles, arte depende do discurso."

Corretíssima a afirmação do colega !

Tô fora ...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #63 Online: 19 de Janeiro de 2010, 01:05:22

Pior que a grande maioria não tem sequer coragem de ter opinião própria sobre o assunto, sendo "guiadas" pelos ditos "eruditos", que para mim não passam de P.I.M.B. , pseudo-intelectuais metidos a besta hehehe


Ô só...

Eu gostei do trabalho do cara.

Não me considero pseudo-intelectual-metido-a-besta, aliás, não pode ser assim, isto é, se gostou é porque é um pseudo-intelectual-etecetera.

Posso ser um subintelectual, isso sei que sou. E sou sub assim, sem pseudo nenhum.

Mas gostei do trabalho dele, como gostei do do Habacuc. Se isso me classifica de alguma maneira, sinto muito.

Aliás, eu gosto do João Gilberto também. Gosto mesmo, é o único bossanovista de que gosto integralmente, muitos dos bossanovistas eu acho chatos. Ele não é, é rigoroso, exato, sem sobras.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 19 de Janeiro de 2010, 01:27:30
Ivan... Eu *NÃO* estava falando de você ...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #65 Online: 19 de Janeiro de 2010, 09:02:35
Ivan... Eu *NÃO* estava falando de você ...

Mas o genérico é como espingarda com chumbo... O chumbo se espalha e atinge gregos e troianos.


jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #66 Online: 21 de Janeiro de 2010, 18:23:54
nesta foto de W.Eugene Smith ele retocou, no laboratório, os olhos da mulher,do meio, da primeira fila, que estava olhando para êle.


jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #69 Online: 21 de Janeiro de 2010, 19:31:57
nesta foto de W.Eugene Smith ele retocou, no laboratório, os olhos da mulher,do meio, da primeira fila, que estava olhando para êle.

Nesse tópico, essa foto, entre outras, foi comentada.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29145.0


fernanda camarim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #70 Online: 28 de Janeiro de 2010, 12:09:52
Autêntico, subversivo, não importa!!!!
Acho que tudo é valido. Sinceramente, creio que ele já tivesse essa idéia na cabeça, e mesmo que não tivesse, não julgo ninguém por não ser totalmente corrompido.
O legal disso tudo, é ele ter falado sobre isso. Acho até bobo essa indignação toda de alguns, afinal só ficamos indiginados quando as coisas veêm a tona.
Vamos falar né pessoal, não dá pra ficar indignado só quando aparecem vídeos de gente colocando dinheiro na meia, todo mundo sabe que a política no nosso pais e totalmente corrupta, e esse negócio de ficar com essas frases feitas e esse senso de justiça dizendo " Eu não faria, eu sou digno de somente verdade, é um pouco de hipocrisia..."
Falar o que todo mundo já sabe é muito fácil. Eu prefiro ver de uma outra maneira, mas isso é pessoal. Eu prefiro ver que o autor disso tudo, acabou denunciando o que acontece todos os dias, e que não aparece nas pagínas principais de nenhum jornal...
Ele poderia ter apontado o erro de um outro alguém, mas ao invés disso, ele apontou para si mesmo. 

Fernanda Camarim


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #71 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:02:10
Fernanda, isso não confere a ele nenhuma qualidade artística.
Olha só como o pessoal tá valorizando o que já é feito o tempo todo nas fotografias de modelo.
Gente, acorda. Não tem diferença ser enganado por um falso engarrafamento, por uma falsa gostosa nas revistas ou por uma falsa juventude nos artistas de Hollywood.

O absurdo é ver o povo considerando o coitado um artista.
Próxima obra dele será contar como a indústria alimentícia diminui o peso dos produtos mantendo o mesmo preço né?
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 14:03:57 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #72 Online: 28 de Janeiro de 2010, 15:44:07

Gente, acorda. Não tem diferença ser enganado por um falso engarrafamento, por uma falsa gostosa nas revistas ou por uma falsa juventude nos artistas de Hollywood.

O absurdo é ver o povo considerando o coitado um artista.
Próxima obra dele será contar como a indústria alimentícia diminui o peso dos produtos mantendo o mesmo preço né?

Pode crer !


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #73 Online: 28 de Janeiro de 2010, 16:04:57
Autêntico, subversivo, não importa!!!!
Acho que tudo é valido. Sinceramente, creio que ele já tivesse essa idéia na cabeça, e mesmo que não tivesse, não julgo ninguém por não ser totalmente corrompido.
O legal disso tudo, é ele ter falado sobre isso. Acho até bobo essa indignação toda de alguns, afinal só ficamos indiginados quando as coisas veêm a tona.
Vamos falar né pessoal, não dá pra ficar indignado só quando aparecem vídeos de gente colocando dinheiro na meia, todo mundo sabe que a política no nosso pais e totalmente corrupta, e esse negócio de ficar com essas frases feitas e esse senso de justiça dizendo " Eu não faria, eu sou digno de somente verdade, é um pouco de hipocrisia..."
Falar o que todo mundo já sabe é muito fácil. Eu prefiro ver de uma outra maneira, mas isso é pessoal. Eu prefiro ver que o autor disso tudo, acabou denunciando o que acontece todos os dias, e que não aparece nas pagínas principais de nenhum jornal...
Ele poderia ter apontado o erro de um outro alguém, mas ao invés disso, ele apontou para si mesmo.  

Se ele é artista ou não é, eu não saberia julgar.
No entanto, isso que a Fernanda falou faz muito sentido pra mim que estou acompanhando esse tópico pelas laterais.
Ou seja, o fato dele divulgar o feito é de extrema relevância, já que se fosse ele desonesto, corrupto, etc. e tal, não viria a público divulgar a manipulação sob o risco de sofrer uma série de sanções, desde perder o emprego até ser julgado negativamente como ocorre aqui.
Não sei se é bem isso, porque não consultei o site nem tenho maiores informações sobre ele que não estejam aqui postadas, mas passa-me a impressão de tentar subverter as estruturas por dentro. Ou seja, aproveitar-se do seu lugar social para questionar o próprio métier. Entendem o que eu estou dizendo?
Olha, dentro da concepção tradicional de arte/artista, é possível que ele não se enquadre, assim como, em algum momento, "o teatro da agressão" também não se enquadrou. Mas passado o momento de rejeição, a proposta é de extrema validade se o que estiver mesmo em jogo é a tentativa de questionar, de se questionar, de mexer com as estruturas sobre as quais ele está intrinsecamente ligado.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 16:11:06 por Kika Salem »


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #74 Online: 28 de Janeiro de 2010, 20:26:20
a primeira frase do rodrigo foi: "O fotógrafo tcheco Ivars Gravlejs desenvolveu, durante um ano e em segredo, um projeto de arte contemporânea enquanto era repórter fotográfico do jornal Deník."

daí vem a questão: se ele desenvolveu, seja como for - no caso, diz-se que foi em segredo - um projeto de arte contemporânea, entende-se que ele criou. já, se ele o fez ("sem desenvolver") como se estivesse trabalhando normalmente para a empresa e num determinado momento se deu conta de que poderia transformar o que estava fazendo num projeto e, com isso em arte, muda alguma coisa?

será que a questão envolta desse embate é a genuinidade da arte ou, de outra forma, o gostar ou não gostar de algo criado por outro?

somo este último post de ivan de almeida com algumas palavras, dentre elas: "Toda experiência em arte é um experimentar-se, é a experiência de si mesmo, é uma pesquisa em você mesmo."

por último, uma frase de marcelo voss, também utlizado pelo rodrigo: "Usar uma mentirinha para mostrar A Grande Mentira."

abs 4all
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 20:28:52 por Daniel Fismann »
daniel fismann